27/03/2024

5G-Range apresenta soluções para acesso à internet em áreas remotas

Projeto venceu a 4° Chamada Coordenada Brasil – União Europeia em TIC e propõe soluções para o acesso à internet em áreas remotas e rurais.

O projeto “5G-Range” pretende propor soluções para levar o acesso à internet a lugares remotos de uma forma viável economicamente. Concebido e promovido pelo Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), este é o único projeto sobre a tecnologia 5G para áreas remotas e rurais, que não possuem muita estrutura para conexões estáveis e de qualidade.

O 5G-Range venceu a 4° Chamada Coordenada Brasil – União Europeia em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O anúncio foi feito no último domingo, 16, pela Comissão Europeia e pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

O projeto é resultado de uma parceria entre instituições brasileiras e europeias e é fomentado pela RNP, no Brasil, e pelo programa H2020, na Europa. O coordenador geral do Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel, José Marcos Camara Brito, afirma que o 5G-Range é o indicativo que as instituições e o governo estão no caminho certo para o desenvolvimento de uma estrutura 5G.

A iniciativa espera ofertar conexões de até 100 Mbps para locais a até 100 km de distância da estação radio base, fazendo com que haja um número razoável de assinantes para que se viabilize economicamente a oferta do serviço. O 5G-Range estuda formas de reduzir os custos operacionais para tornar a conexão com a internet mais acessível para o usuário final.

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários