24/04/2024

Setor de telecomunicações sofre queda de 1,8% em abril

Pesquisa mensal do IBGE mostra possível recuperação do setor que ainda segue em queda.


A pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última quarta-feira (14), apontou uma alta de 0,6% nos serviços de telecomunicações em abril. Já os serviços de informação e comunicação sofreram queda de 0,2%, muito por conta do fraco desempenho das áreas de audiovisual, de edição e de agências de notícias, que recuaram 5,2%. O segmento de TICs, puxado pelo crescimento de serviços de TI, cresceu 2% no mês.

Mesmo com o resultado positivo após sucessivas quedas, os números não chegam a animar o mercado. Na comparação com abril do ano passado, mostra um crescimento de 2,7% nos serviços de TI. Nos demais houve quedas de 2,2% em informação e comunicação, 0,6% no segmento de TIC, 1,8% no segmento de telecomunicações.

Apesar da leve recuperação do setor de telecomunicações, a área ainda está em queda, recuou 0,9% nesse ano e 2,4% nos últimos doze meses. O IBGE aponta que a melhora em abril se deve a recuperação da atividade industrial que cresceu 2,6% no quarto mês do ano, mas que a demanda de serviços de telecomunicações continua abaixo do esperado.

Nessa semana, a Anatel ressaltou que o setor vem sofrendo com a crise política e econômica vivida no país, mas que funciona no “piloto automático”.

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários