25/03/2024

TV por assinatura está disponível para 57,66 milhões de brasileiros

Com 18,02 milhões de clientes, a base de assinantes dos serviços de TV paga cresceu 11,31% em 2013. Considerando-se o número médio de 3,2 pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE¹, os Serviços de TV por Assinatura são distribuídos para aproximadamente 57,66 milhões de brasileiros.

O indicador “Densidade dos Serviços de TV por Assinatura” é a relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE, em sua Síntese de Indicadores Sociais. De cada cem domicílios, 28,42 possuem serviços de TV por assinatura.

Veja abaixo o número de assinantes e a densidade dos serviços de TV por Assinatura em dezembro de 2013, por Unidade da Federação e por Região:

Números de Acessos em Operação Densidade (Acessos por 100 habitantes) Densidade (Acessos por 100 domicílios)
Brasil 18.019.677 9,07 28,42
Mato Grosso do Sul 189.113 7,56 21,93
Mato Grosso 216.085 6,68 20,70
Goiás 390.463 6,24 18,73
Distrito Federal 458.237 16,73 53,53
Total da Região Centro-Oeste 1.253.898 8,51 26,39
Maranhão 148.859 2,21 7,97
Piauí 69.368 2,10 7,14
Ceará 354.268 3,97 13,49
Rio Grande do Norte 211.130 6,36 21,00
Paraíba 146.525 3,72 12,26
Pernambuco 377.479 4,15 13,27
Alagoas 115.949 3,49 12,20
Sergipe 74.144 3,47 11,45
Bahia 624.793 4,11 13,15
Total da Região Nordeste 2.122.515 3,76 12,78
Rondônia 73.276 4,65 14,88
Acre 30.101 4,02 14,88
Amazonas 279.048 7,61 30,44
Roraima 22.344 4,81 17,30
Pará 303.067 3,84 14,21
Amapá 32.790 4,73 17,97
Tocantins 44.522 3,26 10,76
Total da Região Norte 785.148 4,93 18,22
Minas Gerais 1.476.182 7,10 22,02
Espírito Santo 255.282 7,09 21,98
Rio de Janeiro 2.482.534 15,29 44,34
São Paulo 6.901.313 16,30 48,89
Total da Região Sudeste 11.115.311 13,40 40,20
Paraná 906.536 8,20 24,60
Santa Catarina 646.296 10,08 30,23
Rio Grande do Sul 1.189.973 10,69 31,01
Total da Região Sul 2.742.805 9,59 28,77

Tecnologia

Os serviços de TV por Assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

Veja abaixo a distribuição da base de assinantes por tecnologia, em que se destaca a participação majoritária da tecnologia via satélite:

Tecnologia Total Participação
DTH 11.127.861 61,75%
TVC 6.868.694 38,12%
MMDS 19.747 0,11%
TVA 3.375 0,02%
Total Geral 18.019.677 100,00%

Grupos econômicos

Os grupos econômicos são compostos por operadoras que atuam em diversas áreas, com várias tecnologias.

Veja abaixo a distribuição da base de assinantes do Brasil por grupos econômicos, em que se destaca a participação significativa de mercado de Net/Claro:

Grupos Econômicos Numero de Acessos Participação
NET/Claro 9.660.973 53,61%
Sky 5.371.385 29,81%
Oi 828.843 4,60%
GVT 677.544 3,76%
Vivo 593.848 3,30%
Viacabo 157.395 0,87%
Algar 133.893 0,74%
NossaTV 103.543 0,57%
TV Cidade 60.847 0,34%
Jangadeiro 54.713 0,30%
Cabo Serviços 49.338 0,27%
Demais grupos 327.355 1,82%
Total Geral 18.019.677 100,00%
Os relatórios publicados refletem os dados disponíveis em 7 de fevereiro de 2014 e podem sofrer alterações.

1 O número médio de 3,2 pessoas por domicílio no Brasil foi informado pelo IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Síntese de Indicadores Sociais – 2011.

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