17/04/2024

TIM confirma fechamento das operações próprias em Pernambuco

Empresas de call center AeC, AlmavivA e TMKT passarão a atender a demanda de atendimentos da TIM. 1.200 funcionários foram demitidos.

A operadora TIM confirmou, em nota enviada ao Minha Operadora agora há pouco, que encerrou as suas atividades próprias de atendimento ao cliente em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife. A partir desta sexta-feira, 8 de julho, as empresas de call center “AeC”, “AlmavivA” e “TMKT” são as novas responsáveis pelo atendimento da companhia.

Funcionários que estavam trabalhando receberam
uma mensagem por e-mail para uma “reunião extraordinária”.
Como é possível ver na foto que encabeça esta matéria, a frente da sede da TIM Nordeste ficou completamente lotada de colaboradores que aguardavam uma resposta da companhia pela manhã. Os trabalhadores que estavam em atendimento e aqueles que estavam chegando para trabalhar, receberam um e-mail da administração solicitando que todos comparecessem a um pronunciamento na área de convivência da empresa.

Todos os trabalhadores estão sendo demitidos. Mas a TIM garante que todo o processo foi conversado com sindicatos e os agora ex-funcionários estarão recebendo benefícios como a manutenção do plano de saúde pelos próximos seis meses, indenizações adicionais e plano de suporte.


Em Curitiba, outra central da TIM foi fechada nesta sexta. Mais de 500 trabalhadores, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Paraná, foram desligados.

Além do atendimento terceirizado, a TIM afirma que manterá em funcionamento duas CRCs (Central de Relacionamento com o Cliente) próprias, sendo uma localizada em Santo André (SP) e outra no Rio de Janeiro.

O Grupo Contax, que chegou a negociar com a TIM e era o mais cotado para assumir as operações de atendimento da operadora, ficou de fora da reestruturação.


Nas redes sociais, vários colaboradores da TIM lamentaram ter perdido o emprego e se despediram dos amigos que fizeram na empresa:

 

 


Leia o comunicado enviado pela TIM ao Minha Operadora na íntegra:

“A TIM realiza uma reorganização em suas atividades de atendimento ao consumidor com objetivo de garantir uma melhor sinergia entre suas operações e o fornecimento de serviços e infraestrutura de alta qualidade. A partir de 8 de julho, as empresas AeC, AlmavivA e TMKT ampliarão suas atuações no teleatendimento ao cliente. As empresas são reconhecidas por sua experiência no mercado e continuarão seguindo um rígido padrão de controle e desempenho acompanhados de perto pela TIM. Todo o processo foi conduzido com a máxima responsabilidade perante nossos funcionários, em diálogo contínuo com os sindicatos, incluindo a oferta de um pacote diferenciado de suporte aos colaboradores impactados, que inclui extensão do plano de saúde por seis meses, indenizações adicionais (incluindo auxílio-creche e auxílio filho portador de deficiência) e um plano de suporte ao colaborador. Tais benefícios já podem ser considerados referência no setor.

Além das novas frentes de atendimento, a companhia mantém suas unidades call centers próprios no Rio de Janeiro e em Santo André, resultando em um melhor mix capaz de suprir a demanda de atendimentos de seus clientes, a exemplo das melhores práticas adotadas pelo setor. A reorganização segue as diretrizes do Plano de Eficiência da TIM, que contempla todas as suas áreas e prevê eficiências acumuladas de R$ 1 bilhão de reais até 2017. As mudanças de processos e redistribuição de atividades de forma estratégica permitem manter o foco da companhia em serviços e infraestrutura que trazem mais competitividade e formas inovadoras de comunicação para toda a população.”



No mês passado, o Minha Operadora foi o primeiro veículo de mídia a noticiar o encerramento das operações próprias da TIM em Pernambuco. Ainda ontem, mostramos com exclusividade o momento em que equipamentos da companhia eram retirados de dentro do prédio. Veja aqui a reportagem.


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