domingo, 3 de dezembro de 2017

Fibra óptica: Entenda mais sobre a tecnologia usada na banda larga

O que você achou? 
Banda larga com fibra óptica pode atingir velocidades bem maiores do que outras tecnologias.


A fibra óptica tem se popularizado no Brasil e tem possibilitado levar banda larga em alta velocidade para cidadãos de todo o país, tanto nos grandes centros urbanos como em áreas mais remotas.

Em relação às outras tecnologias, a fibra é ainda o equipamento mais avançado para garantir a qualidade da internet. Os cabos de fibra óptica conseguem suportar um volume de dados muito maior do que um fio de cobre, por exemplo, além de não sofrer interferências externas, o que garante a estabilidade no sinal de internet.
Diferenças entre fibra óptica e conexões xDSL

As conexões xDSL ainda são maioria no Brasil. De acordo com dados da Anatel, em agosto deste ano, o xDSL estava presente em cerca de 47,5% das casas dos consumidores de banda larga no país, enquanto a fibra óptica representa apenas 9,11% do mercado. Porém, o uso da fibra vem aumentando, com o investimento contínuo das operadoras e dos provedores regionais de internet.

O xDSL funciona através de fios de cobre e conseguem atingir velocidades de até 24 Mbps. Já a fibra óptica alcança velocidades bem superiores, chegando a atingir 10 Gbps. A diferença entre as velocidades atingidas pela tecnologia acontece porque a fibra óptica transmite pulsos de luz em vez de eletricidade como ocorre em fios de cobre, o que faz com que o equipamento consiga conduzir sinais elétricos bem maiores.

O que é FTTH?

O FTTH (Fiber-to-the-home), ou fibra para o lar, se caracteriza por uma conexão toda estruturada com cabos de fibra óptica. Boa parte das conexões de banda larga por fibra óptica no Brasil não é realizada neste método.

Geralmente, as operadoras só instalam fibra óptica até a central mais próxima do endereço do cliente. No restante do trajeto, entre a central e a residência, são usados fios de cobre, o que acaba enfraquecendo a velocidade de conexão, principalmente caso a distância seja muito grande.

O FTTH é uma forma nova de levar internet em alta velocidade, fazendo todo o trajeto citado acima com cabos de fibra óptica.

Por que a fibra óptica não se expande rapidamente?

A principal desvantagem da tecnologia é o alto custo. A adoção da fibra óptica depende de um grande investimento para instalação de novas redes e por isso existe a dificuldade de expandir a banda larga através de fibra no Brasil.

Esse também é o motivo para que as conexões xDSL, via satélite, entre outras, sejam bem mais comuns, já que são mais baratas e utilizam redes de TV por assinatura e outros serviços de telecomunicações.

Além de pesar no bolso de operadoras e provedores de internet, a conexão por fibra também acaba gerando custos para o consumidor, como a instalação de novos cabos e roteadores na residência dele.

LEIA TAMBÉM:


2 comentários:

  1. Provedores regionais estão dando um banho nas gigantes em matéria de fibra ótica até a casa do cliente, na região onde moro em Sabará (MG) tenho internet fibra ótica da empresa Via Real, se fosse depender da Oi estaria no limitado cabeamento de cobre que a operadora Oi, quem sabe daqui a 10 anos resolva trocar por fibra...

    ResponderExcluir
  2. Boa parte desse percentual eh de empresas locais ou regionais. Só aqui onde moro, cidade com pouco mais de 50 mil habitantes, possui pelo menos 3 dessas empresas que fornecem Internet via fibra.

    ResponderExcluir