06/04/2024

Veja como a Inteligência Artificial está sendo usada pela Globo no BBB

Essa edição de 2024 do reality chega com novidades para o público por meio do uso da tecnologia, trazendo novas experiências.

O uso da Inteligência Artificial (IA) já está a todo vapor em vários setores da sociedade. Até os órgãos públicos estão fazendo uso da tecnologia para evitar fraudes, como é o caso do INSS. A IA também está marcando forte presença na comunicação. Um exemplo disso é o Grupo Globo que tem usado a tecnologia no Big Brother Brasil 2024.

Paulo Rabello, diretor do hub de operações de conteúdo da Globo, conversou com a Forbes Brasil e explicou como a emissora está usando a Inteligência Artificial na casa mais vigiada do Brasil. Ele já começa contando que “Existe uma quantidade muito grande de tecnologias usadas no programa e especificamente nessa edição”.

Rabello explica que na edição de 2023 já fizeram uma série de testes usando a IA para reconhecimento facial automático. No Big Brother 2024, a tecnologia é usada na novidade lançada este ano, com a câmera ‘Segue o líder’, que acompanha automaticamente o líder da semana, mesmo que ele esteja em movimento, sem que seja necessário que um diretor de imagem precise selecionar, manualmente, a melhor câmera.

Segundo o diretor, com o uso de IA, treinaram um um algoritmo de reconhecimento facial com fotos e vídeos dos 26 participantes dessa edição. A cada 0,5 seg, as 70 câmeras são analisadas por esse algoritmo que seleciona qual tem o melhor ângulo do participante.

Toda essa técnica está presente nas câmeras disponíveis para os assinantes do Globoplay acompanharem cada passo do líder da semana e todas as suas conversas e articulações no jogo.

Experimentos tecnológicos no BBB 24

Durante a conversa, Rabello que há uma quantidade muito grande de tecnologias usadas no programa e especificamente nessa edição de 2024.

“Por trás das câmeras, por exemplo, toda a captação e processamento do sinal das 70 câmeras e dos microfones é baseada em uma rede privada de protocolo IP, pronta para trafegar sinais de vídeo de ultra resolução 4k. Alguns sinais das câmeras são transportados com o uso de tecnologia 5G”.

Inclusive, alguns sinais das câmeras são transportados pela rede 5G. Entre as tecnologias que são perceptíveis ao público podemos destacar o uso intensivo de cenários e elementos virtuais, holografia e sistema de superslow motion com capacidade de mostrar detalhes de movimentos que o olho humano não conseguiria ver.

O diretor ainda revela que o conta com um time de tecnologia multidisciplinar dedicado ao programa, com técnicos, engenheiros e designers com vasta experiência em mecânica, eletrônica, automação, desenvolvimento de software e computação gráfica, que começam a trabalhar muito antes do programa estrear.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários