terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Vodafone atinge velocidades de 300 Mbps na rede 4G em Portugal

O que você achou? 
A Vodafone atingiu velocidades de 300 Mbps na sua rede 4G, algo que até agora só tinha sido conseguido em laboratório a nível nacional. LTE-Advanced é o nome da nova tecnologia de comunicações móveis que marca, uma vez mais, o pioneirismo da Vodafone nesta área.

A rede móvel da Vodafone é, assim, a primeira em Portugal e uma das primeiras a nível mundial a atingir velocidade de download de 300 Mbps, duplicando o valor máximo atualmente disponibilizado de 150 Mbps.

Esta velocidade foi atingida em ambiente real, em parceria com a Ericsson, com equipamentos terminais pré-comerciais e a utilização de largura de banda nas faixas de frequências assignadas à Vodafone dos 1800 MHz e 2600 MHz. A tecnologia LTE-Advanced utiliza a agregação de duas ou mais faixas de frequências para aumentar os débitos disponibilizados.

"Ficou hoje de novo provada a liderança da Vodafone no desenvolvimento de serviços de Internet em Portugal pelo fato de termos conseguido atingir de forma consistente, velocidades de download reais que duplicam os valores atuais. Esta inovação tecnológica trará benefícios claros aos Clientes da Vodafone que utilizam os serviços de Banda Larga Móvel e de Internet no Telemóvel já que, a uma velocidade de 300 Mbps, poderão, por exemplo, efetuar o download de um arquivo de 1GB em cerca de 27 segundos.” disse Livio Borgogno, CTO da Vodafone Portugal.

A Vodafone antecipa-se, deste modo, aos restantes operadores nacionais e fabricantes, estando desde já preparada para lançar serviços compatíveis com a tecnologia LTE-Advanced assim que os terminais estejam disponíveis no mercado, o que se prevê que aconteça durante o primeiro semestre de 2014.

A operadora promoveu também um evento experimental com a nova tecnologia e gravou tudo. Você pode assistir agora:


Nenhum comentário:

Postar um comentário