26/04/2024

Fábrica da Ford recebe rede privada 5G SA da Vodafone

Segundo a operadora, a rede permitirá otimizar os processos de produção na fábrica Almussafes, bem como nos dos fornecedores.

A fábrica do Ford de Almussafes, em Valença, passou a contar com uma rede privada 5G Standalone para otimizar os processos de produção, bem como nos dos seus fornecedores. O anúncio foi feito através de um comunicado da empresa de telecomunicações Vodafone Espanha, que afirmou que a Ford conseguirá obter validação antecipada de componentes, funcionalidades e software.

Laura Galián, diretora territorial da Comunidade Valenciana, Múrcia e Ilhas Baleares da Vodafone Espanha, comenta: “Temos orgulho de fazer parte deste projeto junto com outras seis empresas com as quais compartilhamos o mesmo desejo de inovação. O projeto e a nossa contribuição para o mesmo estão alinhados com a nossa estratégia de nos posicionarmos como um fornecedor líder em Espanha em redes privadas 5G SA”.

Segundo a operadora, a fábrica poderá aceder a isto através da captação de informação através de imagens fixas ou vídeos que serão processados ​​no Edge da rede Vodafone. Ao utilizar técnicas RPS (Radio Positioning System) sobre 5G, a Vodafone afirma que é possível realizar a monitorização em tempo real dos componentes da cadeia de valor através de tecnologias de baixa latência.

Assim, o sistema poderá parar a linha de montagem caso seja detectado um erro, minimizando o impacto económico e ambiental, acrescentou a empresa de telecomunicações. A Vodafone afirmou que estão a ser realizados na fábrica casos de utilização relativos à protecção contra riscos eléctricos e melhorias ergonômicas para operadores de linhas de montagem.

Este caso de uso específico monitora quaisquer riscos posturais e ergonômicos para os operadores ao usar sensores Kinect e o Edge da rede privada 5G da Vodafone.

“O projeto e a nossa contribuição para ele estão alinhados com a nossa estratégia de nos posicionarmos como um fornecedor líder em Espanha em redes privadas 5G SA”, destaca Laura Galián.

O projeto já entrou em reta final, e deve ser concluído em junho de 2024. Segundo a Vodafone trata-se, até o momento, do projeto mais completo relacionado à melhoria de eficiência na Indústria Automotiva 4.0, pois abrange praticamente todo o processo produtivo, desde o projeto dos componentes até a montagem final.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários