24/04/2024

Opertadoras testam 4G com velocidades acima de 200Mbps na Europa

As operadoras europeias Vodafone, Telefônica|Vivo, e EE começaram a testar o chamado LTE-Advanced (espécie de 4G+), e querem oferecer conectividade wireless com velocidades acima de 200 Mbps. Mas o hardware para isso não vai chegar tão rápido: a falta de aparelhos significa que os serviços comerciais terão de esperar.

Apesar de o LTE ainda estar dando seus primeiros passos em muitas partes do mundo, as operadoras citadas acima começaram a usar o LTE-Advanced, que usa várias tecnologias para aumentar ainda mais as velocidades. Na semana passada, a Vodafone e a Telefônica anunciaram na Alemanha testes em pequena escala da tecnologia nas cidades de Dresden e Munique, respectivamente. As duas se juntam à britânica EE, que anunciou um teste na startup Tech City, em Londres, no início de novembro.

As três estão se aproveitando de um recurso chamado “carrier aggregation” (combinação de operadoras, em tradução livre). Ele permite que as operadoras destinem mais recursos para alguns usuários ao tratar dois canais (que estejam em frequências iguais ou diferentes) como se fossem um. A quantidade de frequências usadas decide a largura de banda máxima. A EE está usando duas vezes 20MHz para alcançar 300Mbps, enquanto que a Vodafone e a Telefônica estão usando um canal de 10MHz e outro de 20MHz para conseguir até 225Mbps.

Mas essa combinação de operadoras não é apenas sobre “velocidades top” teóricas: implementar a tecnologia também vai significar velocidades melhores, apesar de menores do que as citadas acima, mesmo para usuários que não tenham a cobertura perfeita necessárias para as velocidades mais altas, segundo o diretor de produtos LTE da Ericsson, Per Narvinger.

Apesar de as redes estarem prontas, vai demorar mais para os aparelhos alcançarem. O teste da EE será iniciado com um roteador da Huawei, que é o primeiro aparelho do tipo, de acordo com a operadora. O roteador pode fornecer uma conexão wireless de alta velocidade para até vinte aparelhos 802.11ac.

A EE espera que os primeiros roteadores do tipo sejam introduzidos comercialmente no meio do ano que vem, enquanto que os smartphones devem aparecer no segundo semestre de 2014.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários