19/12/2025
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TIM patrocina Fundição Progresso para reforçar marca

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Clientes de planos pós-pagos da operadora terão 50% de desconto na compra de ingresso para shows




TIM é a nova patrocinadora da Fundição Progresso. O contrato vale até o fim do ano e pretende reforçar a marca da operadora no Rio de Janeiro.

Com o acordo, a TIM prevê benefícios para os clientes. Nos eventos dentro do projeto “100 anos de Fundição, 30 de Progresso”, que comemora o centenário do prédio da Fundição e o 30º aniversário da casa de shows da Lapa, a empresa realizará ações de compre e ganhe em suas lojas, com convites para quem assinar determinado plano.
Os clientes de planos pós-pagos da operadora também terão 50% de desconto na compra de ingresso para os demais shows. A TIM manterá ainda um camarote na Fundição para ações de relacionamento com consumidores e parceiros.
A iniciativa é baseada no bom desempenho da TIM, que fechou o mês de março com 4,35 milhões de usuários no Rio de Janeiro e market share de 19,44%, um aumento anual de 2,47 pontos percentuais em relação a março de 2011.

Vivo inaugura nova torre de telefonia

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A prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado (PR), assinou na noite de ontem, quinta-feira (03), a ordem de execução de serviço para a implantação da torre de telefonia móvel que receberá o sinal da operadora Vivo, no distrito de Culturama, iniciando assim um “marco” na telefonia móvel do distrito.

Ilda Machado estava acompanhada do deputado estadual Londres Machado (PR), do vice-prefeito José Cassiano de Oliveira “Teté”, que é morador do distrito também, do secretário distrital Lorivaldo Dias de Santana “Valdo”, do empresário responsável pela implantação da torre da empresa Fátima Vídeo Eletrônica, empresa esta do município de Fátima do Sul.

O evento que aconteceu no Centro de Convivência do Idoso, estava completamente lotado por moradores do distrito, que receberam a prefeita Ilda Machado com uma calorosa salva de palmas, dando assim, um sinal positivo em mais uma benfeitoria que a prefeita leva para os moradores do distrito de Culturama.

A prefeita agradeceu a presença de todos e destacou “Estamos mais uma vez trazendo mais um sonho de cada um morador desse meu querido distrito de Culturama, a menina dos meus olhos, que sempre disse durante toda minha caminhada a frente desta administração, que o que Fátima do Sul tivesse, o distrito de Culturama também teria igual, e hoje estamos assinando essa ordem de serviço, onde no máximo 15 dias estará funcionando o tão sonhado sinal de telefonia móvel da Vivo”, enfatizou Ilda Machado.

Ilda Machado que no início de sua administração, em janeiro de 2005, já demonstrou que o distrito teria sim um atendimento de qualidade, fazendo 100% de asfalto no Novo Planalto, um fato inédito para aqueles moradores daquela localidade. A prefeita levou para o distrito reformas das escolas, colocou piscinas, reformou o ginásio de esportes, construiu a Capela Mortuária, construiu o Centro do Idoso, entregou uma pista de caminhada com academia ao ar livre e um lindo lago ao centro, construiu um posto de saúde, entregou ambulâncias novas, enfim, um trabalho voltado especialmente a população do distrito de Culturama.

Estiveram presentes na solenidade: O secretário de gestão pública, Arnaldo Nardon, o secretário de promoção e assistência social, Joilson Vieira de Oliveira, o chefe de gabinete, Sinderley Bezerra Alves, a secretária de educação, esporte, cultura e turismo, Jane França, o tesoureiro Rodrigo Garib, o procurador do município, Paulo César Bezerra Alves, a secretária de saúde, Priscila Gazola, o ex-vereador por Culturama e hoje presidente do PMDB, Emídio de Miranda Lima e demais autoridades locais.

Galaxy S II vendidos pela Vivo recebem atualização para Ice Cream Sandwich

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Os proprietários do Samsung Galaxy S II no Brasil estão começando a receber o Ice Cream Sandwich. Após alguns atrasos e vazamentos antes da hora, a atualização para o Android 4.0.3 foi distribuída inicialmente para alguns países da Europa na primeira quinzena de março. A partir de hoje, quem adquiriu o smartphone nas lojas das operadoras brasileiras também poderá utilizar a nova versão.

A atualização está disponível inicialmente para clientes da Vivo. De acordo com informações repassadas pela assessoria da Samsung Brasil, o upgrade está sendo distribuído aos poucos e todos os aparelhos vendidos por operadoras devem receber a novidade na próxima semana. Ainda não há dados oficiais sobre o Galaxy S II retail, sem personalizações. É o primeiro smartphone da Samsung a receber o novo sabor do Android no país, quase sete meses após o lançamento oficial do Google.

Como o Android foi personalizado com a interface TouchWiz, não é possível notar muitas diferenças, mas as principais novidades estão por lá, como o desbloqueio de tela pelo Face Unlock e as melhorias no gerenciamento dos aplicativos abertos.

Para atualizar, basta conectar o Galaxy S II ao computador e instalar a nova ROM pelo Kies.

Em tempo

A Claro nos informou que os Galaxy S II vendidos por ela receberão a atualização na semana do dia 21 de maio.

Oi e TIM devem municípios à Anatel na cobertura 3G

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O leilão 4G está à porta, mas as teles ainda correm para cumprir as metas estabelecidas na venda das frequências da Terceira Geração (3G). 

Ao final de abril, quando terminou o prazo dado pela Anatel às operadoras para atenderem com 3G as localidades que, em 2006, tinha mais de 200 mil habitantes – cerca de 130 localidades – as duas teles tinham ainda que acertar contas com a agência reguladora. Vivo e Claro cumpriram as determinações, de acordo com dados divulgados pela Anatel.

De acordo com levantamento, a Oi é a operadora que ficou com mais cidades por cumprir, foram ao todo 24 localidades. São elas: Arapiraca-AL, Macapá-AP, Ilhéus-BA, Itabuna-BA, Vitória da Conquista-BA, Caucaia-CE, Juazeiro do Norte-CE, Cariacica-ES, Serra-ES, Aparecida de Goiânia-GO, Montes Claros-MG, Ribeirão das Neves-MG, Marabá-PA, Santarém-PA, Caruaru-PE, Paulista-PE, Petrolina-PE, Colombo-PR, Embu-SP, Franca-SP, Hortolândia-SP, Itapevi-SP, Mauá-SP e Sumaré-SP.

A TIM também deixou de cumprir em três municípios – Ipatinga-MG, Santarém-PA e Santa Maria-RS. Já a Claro e a Vivo – que têm as maiores coberturas 3G do país – cumpriram, segundo a Anatel, as suas obrigações. Até março, a cobertura 3G estava presente em 2.883 municípios do país.

Qual deve ser o futuro da TIM sem Luca Luciani?

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Quando o executivo italiano Luca Luciani, 43 anos, chegou ao Brasil para comandar a empresa de telefonia celular TIM, em janeiro de 2009, ele encontrou uma companhia combalida, que perdia mercado para os seus rivais. 

Em 2008, a Claro, que pertence a América Móvil, do bilionário mexicano Carlos Slim, havia assumido o segundo lugar no mercado brasileiro, posto que foi ocupado pela operadora por 12 anos. No entanto, apenas dois anos depois, a TIM Brasil conseguiu virar o jogo. 


No ano passado, ela conquistou 9,9 milhões de clientes, superando no ano a Vivo, Claro e Oi, suas três principais concorrentes. Seu lucro de R$ 2,2 bilhões foi recorde e representou um crescimento de 171%. E, mantida essa taxa de crescimento, deve ultrapassar a Claro em números de assinantes, retomando a vice-liderança nos próximos meses. Os bons resultados renderam a Luciani a indicação para assumir o comando da Telecom Italia, que controla a TIM Brasil, na América Latina. 

Seria um motivo e tanto para comemoração, não fosse por um detalhe: na semana em que recebeu a notícia de que deve ser promovido (a decisão acontece no dia 12 de abril, em reunião do conselho de administração da Telecom Italia, em Milão), Luciani também ficou sabendo que um antigo processo por fraude, falso testemunho e por obstruir as autoridades em uma longa apuração sobre falsos cartões SIM (os chips dos celulares) voltava à tona, de acordo com informações do jornal inglês Financial Times e da mídia italiana. A TIM Brasil não comenta as supostas investigações. 

Trata-se de um golpe para o executivo que vive um de seus principais momentos na carreira. Ao assumir a América Latina, que inclui, além do Brasil, a Argentina, Luciani se transforma no número 3 na hierarquia da Telecom Italia. Em uma reestruturação, que será também confirmada em abril, Francesco Bernabè, que era CEO desde 2007, passará para o cargo de chairman do grupo. 

Marco Patuano, que gerencia a operação da Itália, assume como novo executivo-chefe. As mudanças ocorrem em razão das frustrações dos investidores com o mercado italiano, o principal da Telecom Italia, cujas receitas caíram 7,4% no exercício fiscal de 2010, para E 20 bilhões. 


É um cenário bem diferente do encontrado atualmente na operação brasileira. No ano passado, a receita líquida cresceu 5,2%, chegando a R$ 14,4 bilhões e o número de clientes atingiu 51 milhões no País. 

O desempenho da filial brasileira deve-se a uma arrojada e ousada estratégia traçada por Luciani. A TIM optou por crescer em celulares pré-pagos, que não contam com os subsídios oferecidos aos clientes de equipamentos pós-pagos. Ao contrário de Vivo e Claro, que investiam na tecnologia 3G, a operadora italiana reforçou seus gastos em infraestrutura de voz, para melhorar a qualidade de sua rede. 

Em 2009, dos R$ 2,1 bilhões investidos, boa parte dele foi para a rede 2G (voz). “A TIM investiu, nos últimos dois anos, na melhoria da qualidade do seu serviço”, diz Luis Fernando Azevedo, analista de telecomunicações da Bradesco Corretora. 

Simultaneamente, a empresa reformulou seus planos de cobrança, simplificando-os. Em vez de cobrar por minutos, passou a tarifar por chamadas. Se a ligação é entre celulares da própria TIM, uma chamada de 1 minuto ou uma hora sai por R$ 0,25. 

“A compra da Intelig deu a ela as condições de praticar essas ofertas e de competir com as outras operadoras”, afirma o ex-ministro das Comunicações e sócio da Orion Consultores, Juarez Quadros. Em dois anos, o uso da rede da TIM praticamente duplicou. 

Em janeiro de 2009, quando Luciani assumiu a operação local, cada consumidor falava 70 minutos, por mês. Em dezembro de 2010, essa média havia subido para 130 minutos. “O brasileiro fala muito pouco ao celular”, afirma Rogerio Takayanagi, diretor de marketing da TIM. “Há uma demanda reprimida muito grande.” O desafio da TIM, agora, é manter esse crescimento e investir em novas frentes. 

Na foto ao lado: Francesco Bernabè (acima) deixará o cargo de CEO para ser o chairman da Telecom Italia. Marco Patuano vai assumir sua função.

Uma delas é a da banda larga móvel, com a tecnologia 3G. Hoje, a empresa está presente em 229 municípios, com uma cobertura de 54% da população urbana. A receita para crescer nessa área é semelhante à utilizada em voz: um valor fixo de R$ 0,50 para acessar a internet de forma ilimitada pelo celular. Lançado no final do ano passado, essa modalidade já atingiu 1 milhão de usuários únicos por dia. 

A empresa terá de reverter a queda no valor médio que cada cliente lhe paga, fruto da estratégia de incentivar clientes no pré-pago. Em 2008, o chamado tíquete médio era de R$ 29,9, o maior do mercado brasileiro. No ano passado, caiu para R$ 23,7. Ainda assim, a TIM tem uma receita média por usuário maior do que a Oi (R$ 22,6) e a Claro (R$ 18). Está atrás apenas da Vivo (R$ 25,2). 

Outra fragilidade da TIM, de Luciani, é que ela é a única do mercado entre as empresas móveis que não conta com uma operação de telefonia fixa. A Vivo, por exemplo, uniu-se, no ano passado à Telefônica. A Claro prepara uma fusão com a Embratel e com a NET, ambas controladas pelo mexicano Slim. A brasileira Oi foi a primeira a integrar os seus negócios com a Telemar e a Brasil Telecom. 

As três operadoras são capazes de oferecer pacotes convergentes, que reúnem telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura, considerada uma tendência no mercado brasileiro e mundial. A compra da Intelig pela TIM, concluída no final de 2009, supre essa necessidade no mercado corporativo. Mas a companhia não tem planos para este tipo de oferta para o consumidor residencial. 

“No Brasil, a tendência é a substituição do telefone fixo pelo móvel, pois é mais barato”, diz Takayanagi. “A TIM não tem problema em incentivar isso, pois é a única empresa exclusivamente móvel.”

A troca de presidente gera uma expectativa em relação ao seu impacto no desempenho futuro da TIM. O que se espera é que o próximo presidente e a equipe da TIM deem continuidade a trajetória de inovação e sucesso que tem sido características da empresa nos últimos anos.

Diante deste cenário pergunta-se:
– O que muda na TIM com a saída de seu presidente?
– A troca de presidente pode afetar o desempenho da operadora nos próximos meses?
– Como agirão os concorrentes nesse momento de mudança?

As respostas a essas perguntas o tempo nos dirá, com certeza.

Presidente sai da TIM e deixa queda das ações na conta

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A saída de Luca Luciani da presidência da TIM Participações (TIMP3) continua derrubando as ações neste pregão. A queda começou já na última quinta-feira, quando o jornalista Lauro Jardim, da revista Veja, apontou o que ainda era uma possibilidade.

Só naquele pregão, a queda foi de 5,84%. A derrubada se estendeu pela sexta-feira e em dois dias, a companhia perdeu 7,16%. Hoje, o mercado opera com a certeza, e não mais com especulações. O executivo renunciou e as ações atingiram desvalorização de 5,61% na mínima do dia. Na bolsa italiana, o papel da Telecom Italia sobe 1,55% perto do fechamento.
Segundo Alex Pardellas, analista do Banif Investment, o principal motivo para a queda nos primeiros pregões após a notícia é o ambiente de incerteza. “Ele vinha conduzindo a empresa muito bem nos últimos anos e a saída é repentina”, diz. Apesar de esperar queda no curto-prazo, o analista não mudou sua recomendação ‘neutra’ para os papéis, ou seu preço-alvo de 12,50 reais.
O BTG Pactual afirma que a saída é negativa para a empresa por conta da bem sucedida gestão do executivo. “Luciani foi o líder por trás da impressionante reviravolta operacional da TIM”, afirmou Carlos Sequeira, analista do BTG Pactual, em relatório enviado para clientes.
Segundo o analista, quando o executivo assumiu a presidência da TIM em 2009, as operações da empresa estavam num estado muito ruim. A base de clientes tinha diminuído, a qualidade da rede e do atendimento ao consumidor eram “pobres”, e a provisão para clientes duvidosos estava crescendo.
“Em menos de dois anos, Luciani e sua equipe reviraram o negócio, tornando a TIM a segunda maior operadora do Brasil”, afirma o analista, que destaca inclusive pontos pessoais no estilo do executivo. “Luca conhece o negócio e é um líder carismático e proativo”, diz.
O analista destaca que ele foi o responsável por recrutar boa parte dos outros executivos e que sua saída pode desacelerar os projetos e criar riscos para sua execução. A recomendação do BTG para os papéis também é neutra, com preço-alvo de 11 reais.
Mauricio Fernandes, analista do Bank of America Merrill Lynch também elogiou a gestão da Luciani, apontado como o responsável por estratégias como a compra da Intelig e da Atimus. Ainda assim, ele recomenda compra das ações da TIM.
Os analistas do HSBC também acreditam que a saída de Luciani será negativa para a empresa. “Destacamos a popularidade de Luciani com o mercado – motivada, a nosso ver, pelos níveis elevados de divulgação de informações e por sua evidente familiaridade com os mínimos detalhes da empresa”, afirmaram os analistas Richard Dineen, Sean Glickenhaus e Luigi Minerva em relatório. A recomendação continua sendo de overweight (alocação acima da média do mercado).
A corretora Omar Camargo é outra que não está confiante no desempenho das ações da TIM, que devem continuar caindo no curto prazo. Os analistas tinham indicado a empresa em sua carteira recomendada para maio, mas hoje promoveram uma troca extraordinária baseada na saída de Luciani, elegendo os papéis da EcoRodovias (ECOR3) no lugar.
Por enquanto, a corretora Citi é uma das poucas que não está muito preocupada com o futuro da TIM. Também em relatório para clientes, o analista Alexandre Garcia reiterou a recomendação de compra para as ações da empresa, por acreditar que “os fundamentos continuam sólidos”.
“Embora a contribuição de Luciani tenha sido inegavelmente importante para a TIM, ele não teria conseguido atingir suas metas sem a ajuda da alta administração e outros 10 mil funcionários”, diz.
Por enquanto, quem fica no cargo de presidente da Tim é Andrea Mangoni, atual diretor financeiro do Grupo Telecom Italia. A empresa ainda definirá um substituto definitivo para o cargo de Luciani.
Em relatório para clientes, Mauricio Fernandes, do Bank of America Merrill Lynch, arrisca o palpite de que o próximo executivo, provavelmente, sairá da Telecom Italia. “O novo CEO encontrará um investidor com altas expectativas”, alerta.
Estamos preparando uma postagem que conta um pouco da história do executivo no setor de Telecom. É a próxima postagem que deve estar indo ao ar já, já! Aguarde…

Licença sobre antenas para a copa deverá sair em 60 dias

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Governos estaduais e municipais devem emitir a licença para a instalação de redes de telecomunicações para a Copa do Mundo


O Grupo Executivo da Copa do Mundo (Geocopa) decidiu mexer em um vespeiro na área de telecomunicações que é tido como um dos principais entraves para a instalação de redes para o atendimento da Copa do Mundo de 2014.

Com o intuito de que a legislação municipal sobre a instalação de antenas celulares não atrapalhe o pleno atendimento das cidades-sedes da Copa, que receberão o 4G até dezembro de 2013, o grupo determinou aos governos estaduais e municipais que emitam a licença para a instalação de redes de telecomunicações em até 60 dias da data do pedido.
O mesmo vale para a cessão de direito de passagem em dutos, condutos, torres e postes públicos. Os governos estaduais e municipais deverão se preparar para as novas exigências até setembro, e até dezembro deverão atualizar as normas necessárias para a instalação de redes de telecomunicações que atenderão ao evento.
As determinações fazem parte da Resolução n. 8 da Geocopa de 17 de abril de 2012 que autoriza a revisão da Matriz de Responsabilidades para a inclusão de um anexo sobre telecomunicações. A resolução também discrimina os valores do orçamento federal que serão desinados à Anatel e a Telebrás para a confecção de atividades relacionadas ao evento.
Para a Anatel foram destinados R$ 171,05 milhões. A agência será responsável pela “fiscalização e monitoração de equipamentos e radiofrequência, gestão do uso de espectro e segurança de infraestruturas críticas de telecomunicações”. 
O planejamento inclui, para cada cidade-sede, estações de radiomonitoragem em estádios e aeroportos, além de equipamentos para testes de qualidade dos serviços móveis. A agência ainda tomará medidas regulatórias, como a emissão de licenças de uso temporário do espectro.
Já para a Telebrás foram destinados R$ 200,17 milhões para a “implantação da infraestrutura necessária para o fornecimento de redes de fibra óptica metropolitana, links satelitais nas estruturas chaves da Copa e ligação via rádio nos campos bases das seleções”. A Telebrás tem até dezembro de 2013 para concluir essas atividades.
O Ministério das Comunicações, por meio de nota, informa que o uso das redes de fibra ótica durante o evento, pela Fifa ou por empresa por ela contratada, deverá ser remunerado à Telebrás. Além disso, depois da Copa de 2014, essas redes continuarão sendo da estatal, que vai utilizá-las no PNBL e para transportar serviços de outras operadoras.
Composto por seis ministérios, mais a Casa Civil da Presidência da República e a Secretaria de Aviação Civil, o Geocopa tem como objetivo coordenar e consolidar as ações, estabelecer metas e monitorar os resultados de implementação e execução do Plano Estratégico Integrado para a Copa 2014.

Claro corta pela metade o preço do minuto no exterior

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Em vez de R$ 6/minuto, a tarifa será reduzida para R$ 2,99/minuto


O preço por minuto de ligação feita por clientes pré-pagos da Claro em roaming internacional cairá pela metade em junho. Em vez de R$ 6/minuto, a tarifa será reduzida para R$ 2,99/minuto. 

A novidade dá prosseguimento a uma série de promoções da Claro no mercado de roaming internacional. Desde meados de abril, a operadora havia baixado os preços para o seus assinantes pós-pagos em viagens no exterior. Para eles, a operadora oferece um pacote de 50 minutos por R$ 49 e outro de dados, com limite de 20 Mb, sem redução de velocidade, por R$ 19,80.

Ambos os pacotes valem para qualquer país do mundo e em ligações para quaisquer operadoras, fixas ou móveis. Na prática, o preço é de R$ 0,99 por minuto e R$ 0,99 por Mb trafegado, resume a diretora de serviços de valor adicionado e roaming da Claro, Fiamma Zarife.

Nos últimos meses as operadoras brasileiras começaram um movimento de redução de seus preços de roaming internacional. Isso está sendo possível graças à renegociação de contratos bilaterais com operadoras estrangeiras. Uma das mais agressivas nessa redução foi a TIM, com o lançamento do plano Passport, em março.

Apesar dos avanços, telefonia enfrenta problemas

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As operadoras precisam começar a correr atrás do tempo perdido pra acompanhar o aumento de número de linhas ativas

O celular passou a ter uma significação cada vez mais valiosa no dia a dia da população. Logo, ficar sem ele pode ser uma dor de cabeça. Essencial na atualidade, a comunicação à distância vale tempo, dinheiro e ainda é importante nas relações interpessoais. Nos últimos tempos, porém, isso sido interrompido de modo recorrente com a problemática dos serviços móveis.

A telefonia celular foi o setor que apresentou o segundo maior número de registros de reclamações nos órgãos públicos integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) durante o ano passado.

Com 122,9 mil registros, os serviços ficaram atrás somente do segmento de cartão de crédito, com 141,6 mil demandas. No fim de 2011, a TIM chegou a ser proibida pela Justiça de vender novos chips por conta da baixa qualidade dos serviços prestados no Ceará. Em janeiro desse ano, a operadora foi liberada a voltar a comercializar linhas, após apresentar plano de expansão à Anatel.

Ritmo X funcionalidades

Para o presidente da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Hércules do Amaral, a qualidade dos serviços móveis não conseguiu acompanhar o ritmo do avanço das funcionalidades dos aparelhos.

“O celular de hoje em nada se parece com o de antigamente. São verdadeiros portais de acesso à informação, e consolidaram-se como meios de comunicação capazes de influir no dia a dia das pessoas, no trabalho, nos estudos. Ocorre que, embora tenha sido disseminada uma cultura de concorrência entre as operadores de sinais de voz e dados, o serviço continua ao mesmo tempo caro e ruim”, comenta.

De acordo com ele, há um forte apelo de vendas de planos e aparelhos, sem que seja fornecida uma estrutura adequada para atender à demanda no momento da prestação dos serviços.

Operadoras dizem que foco é investir

Como forma de reverter a situação, as operadoras focam em investimentos. A TIM informou que o foco é a melhoria contínua da prestação dos serviços para atingir a máxima satisfação dos clientes”. No País, até 2014, a TIM planeja aportes de R$ 9 bilhões, dos quais 80% são para a estruturação e manutenção da rede.

Já a Oi, segundo sua assessoria de comunicação, após anunciar investimentos de mais R$288 milhões em PE e quase R$80 milhões na PB, anunciou agora que planeja injetar R$ 180 milhões no Estado do Ceará somente neste ano, valor que supera em 50% os R$ 121 milhões investidos em 2011.

A Claro, por meio de sua assessoria de comunicação, disse que os seus segmentos de infraestrutura, serviços e produtos receberão R$ 3,5 bilhões somente neste ano, em todo o País.

Até o fim de 2012, a Vivo afirma que pretende ampliar em 50% a capacidade da rede que atende a regional Nordeste (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte). No Nordeste, em 2011, foram aportados cerca de R$ 560 milhões, “a maior parte desse recurso foi destinada à expansão de cobertura e qualidade de rede.

“Enquanto esse sucesso numérico pode indicar que haja uma universalização de acesso, a verdade é que a maioria usa planos pré-pagos bem restritos, e não têm acesso aos serviços mais sofisticados”, frisa.

O representante da OAB afirma ainda que um dos motivos pela continuação dos problemas são as punições tênues.

“O mercado compreendeu que é mais vantajoso descumprir a lei e o direito do consumidor do que mudar a política de prestação de serviços e elevar a qualidade. As ações coletivas e uma regulação mais dura por parte da agência reguladora da telefonia poderiam representar uma mudança, mas, até lá, o consumidor e seus direitos continuarão em segundo plano”, lamenta Amaral.

Oi dá pane e sai do ar em 6 estados do Nordeste

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No final da tarde para o começo da noite deste Sábado (05/04) os quase 29 milhões de clientes da operadora Oi na região Nordeste sentiram o efeito da pane que ocorreu no sistema da operadora. O problema ocorreu a partir das 17h e perdurou até cerca das 23h do sábado. Ao usar o celular as mensagens exibidas eram: “Chamada Terminada” e “Rede Ocupada”.

Diversos usuários se manifestaram nas redes sociais. No Twitter “A Oi” ficou no 2ª lugar entre os assuntos mais comentados do Brasil na rede social! No Facebook centenas de postagens retratavam o sinal da Oi como ruim.

Mas depois do problema foi como se nada tivesse acontecido. Ninguém comentou o acontecido e a prestadora não divulgou nenhuma nota a imprensa. Mas o Portal #Minha Operadora foi atrás e descobriu alguns detalhes do problema.

Pra começar a operadora informou que nenhuma nota foi divulgada a imprensa pois a Assessoria da empresa só funciona de segunda a sexta. Por isso, somente nesta segunda (07) uma explicação detalhada do problema deve ir ao ar.

Porém funcionários da empresa nos repassaram algumas informações com EXCLUSIVIDADE.

Segundo informações internas da operadora o problema foi causado por um rompimento de fibra ótica em Teresina-PI causando uma sobrecarga nas outras fibras que atendem a Região Nordeste do país. Logo depois por conta da fibra rompida em Teresina ouve um congestionamento nas centrais do Recife, Natal e Fortaleza simultaneamente devido a “um grande número de chamadas sendo realizadas ao mesmo tempo” segundo a Oi. Isso fez com que 3 das 5 centrais da operadora que atendem a região Nordeste travassem direcionando todo o fluxo de ligações para somente 2 centrais. Ou seja: de 5 somente 2 centrais ficaram funcionando para atender toda a demanda do Nordeste ocasionando o problema. Segundo a operadora assim que o problema ocorreu os técnicos da empresa foram acionados e as 2 centrais que estavam funcionando foram reservadas para serviços especiais como o SAMU, Polícia 24 Horas e Corpo de Bombeiros.

A Oi afirmou também que o pacote Oi Cartão Ilimitado, acusado de ser o principal vilão do congestionamento, vai continuar na região e que futuros problemas serão evitados através de “procedimentos internos”. Procedimentos esses que não foram informados a nossa Equipe.

O problema começou a ser solucionado por volta das 22h43 com a reativação das centrais travadas e o serviço voltou a ser prestado em efeito cascata a medida que as centrais foram sendo normalizadas.

A Oi informou também que está tomando medidas para aumentar a capacidade da rede na região e que já anunciou investimento de R$288 milhões para PE. E mais de R$80 milhões para a PB. Os outros estados do Nordeste deverão receber os investimentos que serão anunciados em breve.

Segundo a Oi os estados da BA e SE não foram afetados com o problema.