18/04/2024

Oi dá pane e sai do ar em 6 estados do Nordeste


No final da tarde para o começo da noite deste Sábado (05/04) os quase 29 milhões de clientes da operadora Oi na região Nordeste sentiram o efeito da pane que ocorreu no sistema da operadora. O problema ocorreu a partir das 17h e perdurou até cerca das 23h do sábado. Ao usar o celular as mensagens exibidas eram: “Chamada Terminada” e “Rede Ocupada”.

Diversos usuários se manifestaram nas redes sociais. No Twitter “A Oi” ficou no 2ª lugar entre os assuntos mais comentados do Brasil na rede social! No Facebook centenas de postagens retratavam o sinal da Oi como ruim.

Mas depois do problema foi como se nada tivesse acontecido. Ninguém comentou o acontecido e a prestadora não divulgou nenhuma nota a imprensa. Mas o Portal #Minha Operadora foi atrás e descobriu alguns detalhes do problema.

Pra começar a operadora informou que nenhuma nota foi divulgada a imprensa pois a Assessoria da empresa só funciona de segunda a sexta. Por isso, somente nesta segunda (07) uma explicação detalhada do problema deve ir ao ar.

Porém funcionários da empresa nos repassaram algumas informações com EXCLUSIVIDADE.

Segundo informações internas da operadora o problema foi causado por um rompimento de fibra ótica em Teresina-PI causando uma sobrecarga nas outras fibras que atendem a Região Nordeste do país. Logo depois por conta da fibra rompida em Teresina ouve um congestionamento nas centrais do Recife, Natal e Fortaleza simultaneamente devido a “um grande número de chamadas sendo realizadas ao mesmo tempo” segundo a Oi. Isso fez com que 3 das 5 centrais da operadora que atendem a região Nordeste travassem direcionando todo o fluxo de ligações para somente 2 centrais. Ou seja: de 5 somente 2 centrais ficaram funcionando para atender toda a demanda do Nordeste ocasionando o problema. Segundo a operadora assim que o problema ocorreu os técnicos da empresa foram acionados e as 2 centrais que estavam funcionando foram reservadas para serviços especiais como o SAMU, Polícia 24 Horas e Corpo de Bombeiros.

A Oi afirmou também que o pacote Oi Cartão Ilimitado, acusado de ser o principal vilão do congestionamento, vai continuar na região e que futuros problemas serão evitados através de “procedimentos internos”. Procedimentos esses que não foram informados a nossa Equipe.

O problema começou a ser solucionado por volta das 22h43 com a reativação das centrais travadas e o serviço voltou a ser prestado em efeito cascata a medida que as centrais foram sendo normalizadas.

A Oi informou também que está tomando medidas para aumentar a capacidade da rede na região e que já anunciou investimento de R$288 milhões para PE. E mais de R$80 milhões para a PB. Os outros estados do Nordeste deverão receber os investimentos que serão anunciados em breve.

Segundo a Oi os estados da BA e SE não foram afetados com o problema.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários