28/03/2024

Presidente sai da TIM e deixa queda das ações na conta



A saída de Luca Luciani da presidência da TIM Participações (TIMP3) continua derrubando as ações neste pregão. A queda começou já na última quinta-feira, quando o jornalista Lauro Jardim, da revista Veja, apontou o que ainda era uma possibilidade.

Só naquele pregão, a queda foi de 5,84%. A derrubada se estendeu pela sexta-feira e em dois dias, a companhia perdeu 7,16%. Hoje, o mercado opera com a certeza, e não mais com especulações. O executivo renunciou e as ações atingiram desvalorização de 5,61% na mínima do dia. Na bolsa italiana, o papel da Telecom Italia sobe 1,55% perto do fechamento.
Segundo Alex Pardellas, analista do Banif Investment, o principal motivo para a queda nos primeiros pregões após a notícia é o ambiente de incerteza. “Ele vinha conduzindo a empresa muito bem nos últimos anos e a saída é repentina”, diz. Apesar de esperar queda no curto-prazo, o analista não mudou sua recomendação ‘neutra’ para os papéis, ou seu preço-alvo de 12,50 reais.
O BTG Pactual afirma que a saída é negativa para a empresa por conta da bem sucedida gestão do executivo. “Luciani foi o líder por trás da impressionante reviravolta operacional da TIM”, afirmou Carlos Sequeira, analista do BTG Pactual, em relatório enviado para clientes.
Segundo o analista, quando o executivo assumiu a presidência da TIM em 2009, as operações da empresa estavam num estado muito ruim. A base de clientes tinha diminuído, a qualidade da rede e do atendimento ao consumidor eram “pobres”, e a provisão para clientes duvidosos estava crescendo.
“Em menos de dois anos, Luciani e sua equipe reviraram o negócio, tornando a TIM a segunda maior operadora do Brasil”, afirma o analista, que destaca inclusive pontos pessoais no estilo do executivo. “Luca conhece o negócio e é um líder carismático e proativo”, diz.
O analista destaca que ele foi o responsável por recrutar boa parte dos outros executivos e que sua saída pode desacelerar os projetos e criar riscos para sua execução. A recomendação do BTG para os papéis também é neutra, com preço-alvo de 11 reais.
Mauricio Fernandes, analista do Bank of America Merrill Lynch também elogiou a gestão da Luciani, apontado como o responsável por estratégias como a compra da Intelig e da Atimus. Ainda assim, ele recomenda compra das ações da TIM.
Os analistas do HSBC também acreditam que a saída de Luciani será negativa para a empresa. “Destacamos a popularidade de Luciani com o mercado – motivada, a nosso ver, pelos níveis elevados de divulgação de informações e por sua evidente familiaridade com os mínimos detalhes da empresa”, afirmaram os analistas Richard Dineen, Sean Glickenhaus e Luigi Minerva em relatório. A recomendação continua sendo de overweight (alocação acima da média do mercado).
A corretora Omar Camargo é outra que não está confiante no desempenho das ações da TIM, que devem continuar caindo no curto prazo. Os analistas tinham indicado a empresa em sua carteira recomendada para maio, mas hoje promoveram uma troca extraordinária baseada na saída de Luciani, elegendo os papéis da EcoRodovias (ECOR3) no lugar.
Por enquanto, a corretora Citi é uma das poucas que não está muito preocupada com o futuro da TIM. Também em relatório para clientes, o analista Alexandre Garcia reiterou a recomendação de compra para as ações da empresa, por acreditar que “os fundamentos continuam sólidos”.
“Embora a contribuição de Luciani tenha sido inegavelmente importante para a TIM, ele não teria conseguido atingir suas metas sem a ajuda da alta administração e outros 10 mil funcionários”, diz.
Por enquanto, quem fica no cargo de presidente da Tim é Andrea Mangoni, atual diretor financeiro do Grupo Telecom Italia. A empresa ainda definirá um substituto definitivo para o cargo de Luciani.
Em relatório para clientes, Mauricio Fernandes, do Bank of America Merrill Lynch, arrisca o palpite de que o próximo executivo, provavelmente, sairá da Telecom Italia. “O novo CEO encontrará um investidor com altas expectativas”, alerta.
Estamos preparando uma postagem que conta um pouco da história do executivo no setor de Telecom. É a próxima postagem que deve estar indo ao ar já, já! Aguarde…

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários