18/12/2025
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Oi e Sony lançam jogo para premiar clientes com smartphone

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Se você curte a Oi no Facebook provavelmente deve ter encontrado a postagem acima em seu feed de notícias. É verdade que a empresa está fazendo um suspense sobre essa suposta nova “promoção”. Mas o #Minha Operadora resolveu estragar tudo, fomos atrás, descobrimos do que se trata e vamos compartilhar com você agora.

É que a Oi e a Sony fecharam uma promoção que vai premiar os participantes com aparelhos Xperia™ U e Xperia™ S.
No jogo “Frases secretas”, que estreia hoje na fanpage oficial da Oi no Facebook, os fãs dos smartphones de última geração da Sony deverão adivinhar quatro frases secretas relacionadas às funcionalidades dos dois aparelhos.

Quem primeiro acertar as frases enviando as respostas para o e-mail frasessecretas@oi.com.br será premiado com um aparelho.

O jogo consiste em montar as frases com uma série de palavras, sílabas e números embaralhados, que virão em posts, a partir do próximo dia 4. A primeira fase vai até o dia 8 de março e a segunda rodada começa no dia 11. E a dica que nós damos é: fique atento, hein!

Série: Tudo em Família – Ep. 01

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Fique agora com a estreia da série Tudo em Família que será exibida todos os domingos aqui no Portal #Minha Operadora. Nós do portal e da Oi queremos que você aprenda bastante sobre os benefícios dos planos da operadora ao mesmo tempo que se diverte!

        

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Depois de contradição, Anatel abre auditoria para apurar ‘fim’ da Unicel

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A Anatel abriu uma auditoria interna para investigar se houve irregularidades na extinção da outorga da operadora UnicelAs licenças foram extintas no final do ano passado, no mesmo dia em que o conselho diretor da agência votaria o pedido de anuência para a compra da Unicel pela Nextel.

Tal decisão ocorreu com base em um parecer da Procuradoria da Anatel, braço da AGU (Advocacia Geral da União) na agência, no qual o procurador Victor Cravo recomendou a extinção, sob o argumento de que a Unicel havia obtido suas licenças de forma precária a partir de liminares derrubadas no Tribunal Regional Federal em favor da Anatel.

O empresário José Roberto Melo da Silva, dono da Unicel, argumenta que a extinção só poderia ocorrer por meio de processo próprio, que ainda tramita no STJ (Superior Tribunal Federal).

A Anatel afirmou ter cassado as outorgas da Unicel “cumprindo decisão judicial”. Isso, portanto, impediu que a venda se realizasse. O negócio livraria a Unicel de dívidas e permitiria à Nextel explorar a conexão de banda larga 4G, o que lhe daria mais força para competir com as grandes operadoras de telefonia (Vivo, Claro, TIM e Oi).

O problema é que a decisão judicial citada pela Anatel para justificar a extinção da Unicel é de junho de 2010. Naquele momento, dois pareceres da Procuradoria recomendando a extinção da outorga já tinham sido enviados ao gabinete do então presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, que pediu parecer técnico à Superintendência de Serviços Privados, um departamento da Anatel.

Em julho de 2010, depois, portanto, da decisão judicial citada pela Anatel e contestada pela Unicel, a superintendência se posicionou contrariamente aos pareceres da Procuradoria que recomendavam extinção da outorga e arquivou o processo até que fosse decidido pelo Superior Tribunal de Justiça, onde tramita.

O processo ficou engavetado até 20 de dezembro de 2012, quando foram extintas as licenças da Unicel em reunião do conselho diretor da agência.

Após a extinção, Melo da Silva foi à Procuradoria da República e protocolou um documento em que acusa a existência de um suposto cartel das operadoras de telefonia. O conteúdo foi revelado pela Folha na semana passada. Segundo ele, esse grupo “negocia” com servidores da agência pareceres, votos e até decisões do conselho diretor.

Melo da Silva diz que esse grupo teria pressionado a Anatel para impedir a venda, por causa da força competitiva que daria à Nextel.

O dono da Unicel é ligado à ex-ministra Erenice Guerra, afastada em setembro de 2010 sob suspeita de favorecer empresas, inclusive a própria operadora de telefonia.

A Anatel negou veementemente as acusações e disse que iria processá-lo por calúnia. A agência não comentou sobre a auditoria que, agora, vai apurar possíveis irregularidades da agência no caso.

O ex-presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, não foi encontrado para comentar a tramitação do processo de extinção da Unicel.

Sky prepara satélite exclusivo para o Brasil

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O vice presidente executivo e CEO da DirecTV Latin America (dona da Sky no Brasil), Bruce B. Churchill, mencionou a possibilidade da companhia adquirir a GVT da francesa Vivendi, como parte da estratégia de oferecer triple play, embora esta não seja “uma necessidade absoluta”. Churchill falou na conferência Morgan Stanley Technology, Media & Telecom. Ele teria dito que uma compra da empresa por alguém se daria “quando houver um preço razoável, que adicione valor aos acionistas”.

Ele destacou também a construção de três satélites para a região (América Latina), e disse que a DirecTV está em fase final de negociações para o lançamento de um novo satélite para o Brasil. O primeiro satélite deve ser lançado no final deste ano, com capacidade panregional. O segundo será de backup, e não trará capacidade adicional. O terceiro será para uso exclusivo do Brasil e será lançado daqui a três anos. Churchill disse que será acrescentada capacidade para “duas centenas de novos canais”.

O País foi citado como um dos principais mercados para a empresa, mas Churchill disse que há crescimento em todos os países da região, mesmo na Argentina, que já tem taxas de penetração altas. Isso se deve em boa parte aos produtos pré-pagos.

Vivo não quer leilão de 700 MHz este ano no Brasil

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A Telefônica/Vivo, não acredita que seja a hora de gastar com o dividendo digital após todo o investimento já feito em 2,5 GHz. Em conferência com analistas nesta semana, a companhia descartou a hipótese de que ocorra algum leilão de 700 MHz no Brasil ainda este ano (a Anatel colocou a proposta em consulta pública na última quinta-feira, 28). Mas, caso venha a ocorrer (mesmo que seja improvável), a companhia espanhola não vai ficar nem um pouco satisfeita.

O diretor e CEO da Telefónica Latinoamérica, Santiago Fernández Valbuena, afirmou que a companhia acredita que é “improvável que todos os estágios necessários sejam completados durante este ano”. Se ocorresse, a controladora reclamaria. “A frequência de 700 MHz é cheia de coisas que precisam ser limpas e nós não iríamos receber bem o leilão de espectro acontecendo neste ano enquanto estamos no meio da implementação do LTE para todos os eventos esportivos que acontecerão no Brasil”, justifica. “Não temos forma alguma de saber, mas certamente nós pensamos que é improvável e não apoiamos que isso seja antecipado”.

A Vivo teria problemas para aceitar um novo leilão porque pode se sentir pressionada pelos custos, já que foi a operadora que mais pagou pela faixa de 2,5 GHz, desembolsando cerca de R$ 1 bilhão pelas frequências nos blocos de 20+20 MHz, enquanto TIM e Oi foram mais cautelosas e compraram pedaços menores do espectro, de 10+10 MHz.

Valbuena aproveitou a conferência para negar que a entrada da GVT em São Paulo influencie nos negócios fixos da Vivo na cidade. O executivo apenas se limitou a ressaltar que o problema na capital paulista é ter que “substituir recursos antigos de receita por novos”, mencionando as conexões VDSL e fibra.

Já o CEO da Telefónica SA, José María Álvares-Pallete, também usou a conferência com analistas para desmentir uma suposta proposta de 2,5 bilhões de euros para a alienação de torres na Espanha e no Brasil neste ano. Mas também não descarta nada se a oportunidade surgir. “Não há planos, nada está incluso no guidance com este propósito. Não significa que não estamos contemplando (a possibilidade), seremos muito oportunos se for o caso”, afirma.

Lojas da TIM no Paraná e em Santa Catarina são reformuladas

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29 franquias da TIM no Paraná e em Santa Catarina estão de cara nova. A operadora, em conjunto com sua rede de franqueados em Curitiba, Londrina, Maringá, Cianorte, Cascavel, Campo Mourão, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Florianópolis, Itajaí, Balneário Camboriú, Chapecó, Blumenau e Joinville investiu mais de R$ 1 milhão na reforma das lojas, incluindo-as dentro do novo conceito de vendas TIM.

Um dos diferenciais é que as franquias passaram a contar com mesas de degustação que substituem os balcões tradicionais e melhoram a experiência de compra. A rede também foi ampliada com a inauguração de cinco novos pontos de venda: dois no Paraná (Londrina e Curitiba) e três em Santa Catarina (dois em Joinville e um em Blumenau).

Vivo adota solução da HP para acelerar serviços de mobilidade

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A HP anunciou que a Telefônica|Vivo começou a usar a solução da companhia, Mobile Subscriber Activation, para acelerar e introduzir novos serviços de mobilidade para clientes no Brasil.

A operadora pretende reduzir o tempo de ativação de usuários 3G para o 4G (LTE) e a solução vai ajudar a operadora a ativar elementos de rede de fornecedores, administradores de rede e sistemas da rede móvel e nas plataformas de serviços de valor agregado da Vivo.

O componente integra o portfólio de OSS (Operations Support System), da HP, e promete melhorar a conectividade aos usuários da operadora; a solução deve também auxiliar na definição e automatização de tarefas, como de configurar e ativar serviços em plataformas, elementos de rede e servidores de aplicativos, para que a empresa ofereça serviços com mais rapidez, além de melhorar a qualidade do processo de ativação e reduzir o volume de ações que demandam intervenção manual.

A solução tem por base o Service Activator que ajuda a modificar e descontinuar o uso de um serviço, incluindo fluxos de trabalho adaptáveis, plug-in de rede e serviços de gerenciamento robustos. Segundo David Sliter, vice-presidente e gerente de comunicações, mídia e entretenimento da HP, milhões de novos dispositivos móveis são ativados diariamente. “Os usuários desafiam provedores de serviços de comunicação a fornecer instantaneamente conteúdo em qualquer lugar e a todo o momento, a partir de qualquer dispositivo”.

Samsung ganha primeiro contrato 4G na América do Sul com a Telefónica

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A Samsung Eletronics foi selecionada pela Telefónica (dona da Vivo no Brasil) para prover equipamentos para sua rede LTE (4G) no Chile, o que representa o primeiro contrato da empresa com a operadora espanhola e também o primeiro na América do Sul. A fornecedora de equipamentos e soluções para rede afirmou que o contrato com a Telefónica “demonstra o crescente interesse das operadoras globais em suas tecnologias”. 

Pelo acordo, a Samsung implantará as estações rádio base LTE, incluindo todos os sistemas associados, para cobrir 95% do país e em 16 das 20 cidades mais povoadas do país latino-americano. O lançamento das redes deve acontecer de 2013 para 2014. 

A Samsung afirmou em nota que até dezembro havia fornecido 125 mil estações rádio bases para diversas companhias ao redor do mundo. Segundo pesquisa da ABI Research, a Samsung é uma das empresas que ganharam participação de mercado em redes móveis no 4º trimestre do ano de 2012, no mundo, juntamente com Ericsson (que tem demonstrado maior capacidade de ganhar clientes em redes LTE na América Latina) e Nokia Siemens Networks, que cresceram em cima da chinesa Huawei. 

No Brasil, após o leilão da frequência de 2,5 GHz, muito se especulou sobre a retomada da companhia na área de redes de telecom, aproveitando o lançamento das redes LTE, a Samsung ficou de fora das redes 3G. Segundo fontes do mercado, a Samsung apresentou preços bastante agressivos para conseguir uma parte das redes prioritariamente nas mãos de Ericsson, Alcatel-Lucent, Huawei e Nokia Siemens Networks. Mas, até o momento, não obteve êxito. A conquista da conta da Telefónica Chile, no entanto, cria expectativas sobre a possibilidade da Samsung colocar o primeiro pé no Brasil.

TIM lança novo portal e campanha com Luciano Huck

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Dois meses após o lançamento do projeto piloto, a TIM apresenta a versão oficial do site Portas Abertas, que permite aos consumidores acompanhar a evolução da rede da empresa e as ações de melhoria realizadas. Para reforçar o compromisso de transparência da companhia e anunciar o novo portal, a operadora também lança campanha com o apresentador Luciano Huck.

“Na nova fase do site, buscamos deixá-lo mais interativo e com informações ainda mais esclarecedoras, auxiliadas por infográficos. O compromisso com a qualidade dos serviços e com a transparência do negócio continua e queremos reforçar ainda mais esses pilares em nossa comunicação. E o site é essencial nesse processo, se apresentando como uma ação inédita no mercado brasileiro de telecomunicações e trazendo uma mudança significativa no relacionamento da empresa com os consumidores”, explica Roger Solé, CMO da TIM Brasil.

O novo site foi dividido em três seções principais. Em “Compromisso”, além de conhecer os objetivos do portal, o consumidor pode checar detalhes do Plano de Melhorias apresentado à Anatel em agosto de 2012 e acompanhar as entregas da operadora através de um mapa dividido por Estado e que mostra o que está sendo feito em cada região do país para que o serviço continue em evolução. A seção traz ainda os resultados da TIM nos principais indicadores de qualidade.

Já a opção “Serviços aos Clientes” une diversas ferramentas interativas, sendo a principal delas o mapa real de cobertura da TIM, que mostra o retrato da rede (incluindo áreas de sombra, onde o serviço de telefonia móvel não funciona adequadamente) além da infraestrutura atual e planejada. Também há um espaço para alerta de falhas e manutenções programadas, que podem ser consultadas por DDD pelos clientes.

Por fim, há ainda uma seção “Educativa”, que esclarece dúvidas sobre o funcionamento dos serviços de telecomunicações. Serão incluídos vídeos tutoriais que mostram, por exemplo, como é feita uma ligação na rede da empresa.

Operadora japonesa chega ao Brasil

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A operadora japonesa NTT DoCoMo anunciou que inaugurará uma subsidiária no Brasil. Com investimento de R$ 5,1 milhões, ela terá uma sede em São Paulo, sua primeira na América Latina.

O foco da empresa será no mercado corporativo e as operações serão conduzidas pelo executivo Hiroaki Obuchi. A operadora ainda ficará de olhos nos mercados latino-americanos em busca de oportunidades de expansão de seus negócios no continente.

A DoCoMo oferece serviços integrados centrados em mobilidade. No Japão ela conta com mais de 60 milhões de clientes e oferece rede 3G e LTE. Suas ações estão listadas nas bolsas de Tóquio, Londres e Nova York.