19/12/2025
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GSMA faz chamado por redução no preço de reserva de espectro

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A ausência de compradores no leilão de 1800 MHz e 900 MHz, é um sinal claro de que as operadoras móveis não estão dispostas a pagar preços considerados elevados por faixas de espectro, afirmou a GSMA. A entidade, que representa as teles, reitera seu pedido para que o governo indiano não use a venda de espectro para geração de receita no curto prazo. Em vez disso, a GSMA pede que o foco do governo esteja em criar um ambiente de negócios saudável, em que a indústria de mobilidade possa investir.

“A aquisição de espectro é apenas um dos passos para implantar uma rede e oferecer serviços aos consumidores. Preços altos fazem com que as faixas não sejam leiloadas, o que atrasa a oferta de serviços móveis e eleva as tarifas para os consumidores”, escreveu a entidade em nota oficial. 

O preço da reserva de faixa de espectro tem sido questionada por operadoras neste momento em especial porque algumas das maiores operadoras de telecomunicações têm enfrentado nos seus países sede, com retração de alguns mercados, tem diminuído a capacidade de investimento de algumas empresas. A espanhola Telefônica/Vivo que enfrenta um mercado em recessão na Europa, por exemplo, afirmou que não teria interesse na antecipação do leilão de 700 MHz no Brasil.

Instalação de antenas celulares viola leis do setor, afirma advogado

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Enquanto operadoras de telefonia celular queixam-se de entraves legais para ampliação da infraestrutura, alguns moradores do entorno de Estações Rádio Base (ERB) se mobilizam para fazer valer as leis do setor, cujo cumprimento está sob suspeita.

O decreto 34.622 proíbe a instalação destes equipamentos em fachadas, marquises, áreas comuns ou em locais que atrapalhem a ventilação de edificações da cidade do Rio de Janeiro. Adicionalmente, a legislação municipal estabelece distâncias mínimas em relação às construções de altura superior e divisas de lotes vizinhos ou de áreas críticas, como hospitais, creches e escolas.

O advogado Bruno Canna Caleri move um processo (0018712-16.2012.8.19.0001 na 42ª Vara Cível) contra a operadora Claro e o condomínio do Ipanema Hotel situado à Rua Barão da Torre, 192, para retirar uma ERB que está instalada a 3 metros da piscina e em área comum no topo do edifício. “As antenas estão em todo espaço de lazer, inclusive nos parapeitos, na fachada do prédio e obstruindo escadas e janelas de ventilação” afirma Caleri.

Receoso com a violação da lei e as consequências nocivas da proximidade do equipamento, Caleri faz referência a várias pesquisas que relacionam a radiação de celular com incidência de tumores. Dentre eles, está o estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que indica uma probabilidade de 15 a 27% maior de câncer cerebral em pessoas que utilizaram o celular por 30 minutos/dia durante 10 anos.

Sobre a antena, Caleri afirma: “Existe diferença de opinião com outros proprietários que preferem ter o benefício da receita de aluguel para abater as despesas do prédio. Mas a nova legislação do município deixa claro o que é prioritário e qual o lado da discussão que deve ser protegido”.

Porém a OMS (Organização Mundial da Saúde) não confirma que as antenas de celular, rádio e televisão prejudiquem a saúde humana. E você, o que acha: Como as operadoras de telefonia melhorar o índice de queixas em seus serviços sem a expansão de suas torres?

TIM irá terceirizar site de banda larga

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A JWT anuncia a primeira parceria com a TIM. Superando outras quatro concorrentes, a agência ganhou a conta do site Live TIM, o produto de banda larga fixa da marca, baseado em fibra ótica.

Com o novo site, a TIM acredita que poderá aumentar ainda mais a representatividade das vendas online do serviço, que correspondem hoje a 15% do total de contratações. Além disso, o portal tem papel central na estratégia de ampliação da cobertura da banda larga fixa da empresa. Por meio dos cadastros dos consumidores interessados na Live TIM, a empresa consegue mapear onde está a demanda por uma internet de alta performance e direcionar a expansão da rede.

“O pano de fundo da reforma do site é justamente aumentar sua participação nas vendas e possibilitar um contato ainda mais qualificado com os potencias clientes. O novo portal é uma ferramenta essencial para alcançarmos a meta de quadruplicar a cobertura de banda larga fixa para mais de 2 milhões de domicílios conectados até 2015”, afirma Flavio Lang, Diretor de Marketing da TIM Fiber, unidade de negócios da TIM Brasil responsável pelo serviço de internet residencial.

Segundo Ezra Geld (Diretor Geral da JWT) “Trata-se apenas do primeiro trabalho. Buscamos entregar um trabalho que se destaque em termos de criatividade e estratégia para que o cliente possa cumprir suas metas de comunicação e negócios”. A agência reformulou todo o site do produto, apresentando uma nova identidade visual, que proporciona uma experiência de navegação mais dinâmica para o usuário. O site será espaço ainda para parcerias da operadora.

Queixas contra serviço de TV paga na Anatel tiveram alta de 94,6%

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As reclamações contra os serviços de telecomunicações na Anatel em 2012 somaram 2,3 milhões, 31% a mais que as registradas em 2011, que alcançaram 1,8 milhão. Contra a TV por assinatura os registros na agência chegaram a 181,7 mil ante 93,3 mil do ano anterior, representando alta de 94,6%.

O maior número de queixas se refere à telefonia móvel: 1,1 milhão, ante 892,6 mil anotadas no ano anterior, com alta de 26,8%. As queixas contra a telefonia fixa chegaram a 696,6 mil em comparação com as 565,8 mil de 2011, o que representa evolução de 23,6%. A grande maioria desses registros está relacionada com problemas na cobrança dos serviços.
As reclamações contra os serviços de conexão à internet alcançaram 297,8 mil no ano passado ante 219,3 mil de 2011, com alta de 35,7%. E contra outros serviços, as queixas subiram de 30,1 mil para 51 mil, evolução de 69,4%.
Entre 27 de setembro e 4 de outubro do ano passado, visando à redução dos índices de reclamações, a Anatel promoveu reuniões com representantes da SKY, NET, Oi TV, GVT, Claro TV, CTBC TV e Vivo TV. As operadoras foram obrigadas a apresentar os planos de ações, com medidas para ampliação das centrais de atendimento, ampliação e modernização das redes de serviços, capacitação das equipes de campo, aprimoramento dos meios de comunicação, implementação de novos canais de comunicação com o assinante, capacitação das equipes de atendimento e revisão e aprimoramento dos métodos de cobrança e de cancelamento do serviço.

No total, as operadoras apresentaram compromisso de investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões em 2013. Neste montante, estão somados os investimentos programados anteriormente aos planos de ação e aqueles necessários para a implementação das melhorias no serviço.

Oi fora do ar no Rio Grande

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Parte de clientes da operadora de telefonia Oi reclamam que estão sem os serviços de telefonia fixa, celular e internet desde a tarde de ontem (25) no Rio Grande do Sul. Segundo a operadora, o problema foi causado por três rompimentos de cabos de fibra ótica, dois no Rio Grande do Sul e um em Santa Catarina, que afetaram parcialmente os serviços.

A empresa afirma que equipes técnicas foram acionadas e estão trabalhando para normalizar a situação o mais breve possível. A previsão é de que até o fim desta madrugada os serviços estejam reestabelecidos. A causa dos rompimentos dos cabos também estão sendo apuradas. Ligações de telefone fixo locais seguem sendo feitas normalmente, informou a operadora. Já as chamadas de longa distância não são realizadas.

TIM lança nova campanha do plano Infinity

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“É bom, mas não é Infinity”. Esse é o mote da nova campanha da TIM para o seu plano pré-pago, que estreia em TV aberta hoje (26). A comunicação reforça que o Infinity é a melhor opção para os consumidores pela sua inovação e por trazer sempre os melhores benefícios.

Composta por dois filmes, intitulados “Casal” e “Pedalada”, a ação (desenvolvida pela agência WMcCann) destaca, por meio de situações divertidas, todas as vantagens de ser um cliente Infinity, com tarifação por chamada de duração ilimitada nas ligações locais e DDD 41 e acesso à internet e torpedos ilimitados. O primeiro vídeo mostra um rapaz enchendo a namorada de beijos em um bar. Nesse momento, a voz do locutor ao fundo diz: “É bom”. Na sequência, o namorado repara na partida de futebol que passa na televisão do bar e deixa a menina de lado. Nesse instante, a voz do locutor ao fundo diz: “Mas não é Infinity”. O segundo filme, nas mesma linha, traz um jogador de futebol que exibe toda a sua variedade de dribles, até que um zagueiro, mais rápido, retira a bola dos seus pés.

A atriz Dani Suzuki, estrela das campanhas da TIM, também participa dos filmes. Ela encerra os vídeos com a assinatura: “Só Infinity é Infinity de verdade”.

Infelizmente a operadora TIM não autorizou a exibição do vídeo aqui no portal. Mas vale a pena assistir.

Senacom informa situação de investimentos nos planos de expansão de telefonia

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A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou nesta ontem (25) a 4ª edição do Boletim de Proteção do Consumidor/Investidor, que trouxe informações e orientações sobre as ações em nome de usuários de serviços de telefonia resultantes dos planos de expansão.

Segundo a publicação, desde 1998, com a privatização das telecomunicações, o acionista da Telebras de maio daquele ano, que não tiver vendido as ações, atualmente, deteria posições acionárias (em final de 2012) nas seguintes companhias abertas: Telefônica Brasil (antiga Telecomunicações de São Paulo e sucessora da Vivo Participações); Oi S.A. (antiga Brasil Telecom); Contax Participações; Embratel Participações; TIM Participações; e a própria Telebras.
Entre as décadas de 70 e 90, os planos de expansão tornaram-se uma forma de autofinanciamento em que o usuário de serviços de telefonia adiantava recursos financeiros para ter acesso a uma linha telefônica, recebendo em troca ações da empresa concessionária do serviço público de telecomunicações. O consumidor tornava-se então acionista e os recursos obtidos na participação financeira eram utilizados para implantação ou expansão de redes de telefonia.
Para saber se o investidor tem realmente ações de determinada companhia aberta, é necessário que entre em contato com as instituições financeiras que prestam serviço de atendimento ao acionista das empresas, informação que pode ser obtida no site das próprias concessionárias. A publicação esclarece ainda que a intermediação de negócios nesse mercado só pode ser realizada por profissionais devidamente registrados junto à CVM. A negociação privada, com escritórios e outras empresas, pode trazer para o investidor riscos adicionais, como a venda por valores abaixo do mercado e uma atuação irregular no mercado de valores mobiliários, ressalta a publicação.

Oi é multada novamente pela Anatel em quase R$ 8 milhões

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A Oi recebeu mais cinco multas da Anatel, num valor que supera os R$ 7,7 milhões. Com isso, a operadora já acumula no ano multas acima dos R$ 70 milhões.
Despachos da direção da Anatel, publicados na edição de hoje do “Diário Oficial da União”, apontam rejeição a recursos impetrados pela Oi contra acusações de irregularidades e descumprimento de metas cometidas por suas coligadas.

É o caso de processo da agência reguladora contra a Brasil Telecom filial Mato Grosso, que recebeu multa de R$ 127,4 mil. Em dois processos contra a Brasil Telecom filial Rio Grande do Sul, a Anatel aplicou multas nos valores de R$ 1,691 milhão e de R$ 118,23 mil. A Telemar Norte Leste filial Amazonas recebeu multas nos valores de R$ 3,936 milhões e de R$ 1,86 milhão. As multas referem-se a processos de 2003 e de 2006.
A Oi disse, mais uma vez, “que entende que, em muitos casos, o valor destas sanções é inúmeras vezes superior ao do reparo da falha pontual prontamente corrigida quando da autuação, deixando assim de ser observado o princípio da razoabilidade e proporcionalidade das multas”.

A empresa voltou a destacar que investiu R$ 6,6 bilhões em 2012, com foco na expansão da rede e na qualidade dos serviços prestados a seus clientes. “Para esse ano, a companhia prevê mais R$ 6 bilhões de investimentos em todo o país, que serão destinados à expansão e à melhoria da infraestrutura, novas tecnologias e melhorias de processos, para assegurar a qualidade no atendimento e na prestação dos serviços”, diz a nota.

Oi TV tem mais de 50% dos clientes com HD, o dobro da média do mercado

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A Oi TV registra que mais de 50% de seus assinantes têm conteúdo em HD (a média do mercado é de 28%) e desde Dezembro de 2012 100% dos novos clientes contratam pacotes HD. Os dados refletem a estratégia da empresa com a universalização da tecnologia de transmissão de TV em alta definição (HD). Entre as ofertas de Oi TV há pacotes HD por menos de R$ 40, proporcionando economia e conveniência para seus clientes. Um exemplo é o Oi TV Mais HD, o pacote de entrada mais completo do mercado 67 canais , sendo 15 em HD, que sai por R$39,90, nos três primeiros meses, para clientes que já têm ou que contratarem também os serviços Oi Fixo ou Oi Velox.

A Oi TV foi líder em crescimento de participação de mercado em janeiro, quando considerado seu desempenho em sua área de atuação (todos os estados brasileiros, com exceção de São Paulo). De acordo com os dados divulgados pela Anatel, no mês, o market share da TV por assinatura da Oi avançou 0,26% na comparação com dezembro de 2012. Seguindo os mesmos critérios, a segunda colocada ampliou sua participação em 0,16%. A Oi TV aumentou sua base em 43 mil clientes em janeiro, alcançando total de 792 mil usuários, o equivalente a 7,8% do mercado em sua área de atuação e 4,8% quando considerado todo o país.

Série: Tudo em Família – Ep. 03

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Fique agora com mais um episódio da séria Tudo em Família, que está sendo exibida toda semana aqui no Portal #Minha Operadora. Nós do portal e da Oi queremos que você  aprenda bastante sobre os benefícios  dos planos da operadora ao mesmo tempo que se diverte!