17/12/2025
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Tecnologia 4G chega ao Monte Everest

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Montanha mais alta do mundo, a 8.800 metros do chão, o Everest ganha esta semana cobertura 4G fornecida pela operadora chinesa Huawei.

A demonstração experimental da tecnologia, feita em junho, incluiu transmissão de vídeo em alta definição a partir de uma base local. Regiões próximas ao monte já contam com acesso ao serviço.

“Trazer o 4G para o Everest marca uma etapa importante do avanço da tecnologia LTE. Estamos empolgados para fazer parcerias com outras operadoras”, resumiu David Wang, presidente de rede da companhia.

Em 2007, Huawei e China Mobile instalaram cobertura GSM no Everest para oferecer mais segurança e estrutura aos alpinistas que lá se arriscam.

Vivo poderá adotar URL personalizada

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Cinco empresas brasileiras receberam aprovação para usar sufixos personalizados em seus endereços virtuais. Bradesco, Itaú, Natura, UOL e Vivo poderão adotar URLs terminadas em “.bradesco”, “.itau”, “.natura”, “.uol” e “.vivo”.

Até o final deste ano os sites estão liberados para colocar no ar as novas páginas, que começarão a ser vistas no começo de 2014.

Cidades como Rio de Janeiro e Nova York também fizeram pedidos ao Icann (entidade que controla a distribuição de endereços), mas até agora somente a cidade norte-americana conseguiu.

Para ser aprovado, o interessado precisava pagar US$ 185 mil (cerca de R$ 417,6 mil) e preencher um questionário com 50 perguntas sobre as condições técnicas e financeiras de manter o domínio.

RJ é o estado melhor coberto com 3G. SP é o 6º. Confira a lista

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São Paulo é o Estado mais poderoso do Brasil, responsável por 31% da atividade econômica. Mas a mesma importância não se reflete quando o assunto é 3G: a região fica apenas em sexto lugar no ranking de cobertura proporcional, muito atrás do líder Rio de Janeiro. 

Levantamento feito pela Anatel aponta que os paulistas contam com 62,7% dos municípios cobertos pela terceira geração da internet móvel. Já os cariocas, dispõem de 92,5%.

O Espírito Santo ocupa o segundo o lugar da lista, (69,3%), seguido do Rio Grande do Sul (68%), Sergipe (66,7%) e Pará (63%). Na outra ponta da tabela, Tocantins e Piauí representam os locais menos cobertos pela tecnologia. Somente 10,8% de seus municípios têm acesso ao 3G, acompanhados de perto por Rio Grande do Norte (20,4%), Paraíba (26,1%) e Maranhão (29,5%).

O 3G foi lançado há cinco anos e atualmente está presente em 2.827 municípios do país, pouco mais da metade dos 5.570, segundo a Anatel. Quando assinaram os contratos para operar o serviço, em 2008, as operadoras se comprometeram a levá-lo a todas as cidades com até 100 mil habitantes em cinco anos, prazo já expirado. A julgar pelas informações fornecidas pela Anatel, o cronograma vem sendo cumprido, já que a maioria dos locais sem acesso tem menos de 50 mil habitantes.

Confira abaixo o número de municípios brasileiros que ainda não possuem acesso ao 3G:

Vitor Belfort e família apresentam Sky Livre

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Você no controle. É com essa provocação que a Sky assina sua nova campanha publicitária do produto Sky Livre, a parabólica digital da Sky, criada pela Giovanni+Draftfcb. E para interpretar o slogan, nada melhor do que utilizar a rotina familiar do lutador Vitor Belfort, bem diferente da conhecida nos ringues.

“É uma iniciativa sensacional! Participar dessa campanha com toda a minha família, pela primeira vez, é muito bom. Nesse período todo de parceria com a Sky, só tenho coisas boas para falar. E, agora, ainda mais. Como sou um cara muito família, que gosta sempre de estar com meus filhos e minha esposa, fiquei muito feliz com essa ação, que, como todas as outras, é um sucesso!”, Vitor Belfort.

“A Sky acerta mais uma vez. É uma iniciativa muito boa, que dá muito prazer em participar. Estar sempre ao lado da minha família e poder fazer parte desta ação é muito legal!”, completa Joana Belfort.

A campanha conta com seis filmes que mostram o dia a dia de Vitor dentro da rotina familiar. Todas as cenas se passam na casa da família com ele cortando grama, retirando o lixo, lavando o carro, limpando, relaxando na frente da TV e perdendo a “luta” pelo controle remoto.

Diferente do estilo durão que um lutador como ele tem que ter dentro dos ringues, na vida privada toda a emoção em ser homem, marido e pai de família tomam conta.

“A Sky é entretenimento. E usar Vitor e a família para explicar as inúmeras vantagens do produto, é diversão garantida”, comentam Joanna Monteiro e Max Geraldo, Diretores Executivos de Criação da Giovanni+Draftfcb.

A campanha terá filmes em rede nacional, para a base Sky e impressos. O primeiro filme vai ar no dia 03 de julho. E você assiste primeiro aqui:

   

Anatel dá prazo para GVT carregar 14 canais obrigatórios

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A Anatel concedeu prazo de até 31 de agosto para que a GVT cumpra a determinação de carregamento dos 14 canais obrigatórios na grade de televisão via satélite.

A GVT teve dificuldades com o satélite e buscaria alternativas para corrigir a falha nos próximos dois meses. Os canais são MTV Brasil, Mix TV, Canção Nova, Rádio e TV Aparecida, Redes Globo, Bandeirantes, Record, Mulher (Record News), Brasil, Internacional (RIT), Vida e TV!, Central Nacional de Televisão (CNT) e Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Pelas novas regras do setor, ou a operadora oferece todos esses canais, ou não pode proporcionar nenhum deles.

De acordo com o conselheiro-relator do caso, Marcelo Bechara, como não houve má-fé da GVT ao não conseguir entregar todos esses 14 canais, a Anatel poderia conceder um prazo para a correção do obstáculo.

Anatel reduz assinaturas do plano básico da Sercomtel

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As assinaturas residencial, não residencial e tronco, do plano básico da Sercomtel, terão redução de 6,27%. A Sercomtel é a concessionária de telefonia fixa local nos municípios de Londrina e Tamarana (estado do Paraná).

A redução, já aprovada pelo Conselho Diretor da Anatel, é resultado dos ganhos econômicos decorrentes da operação de incorporação da Sercomtel Celular S.A. pela Sercomtel S.A. Telecomunicações.

Em outubro de 2012, a Anatel aprovou a operação de incorporação, que ficou condicionada, entre outros pontos, à conclusão de procedimento de revisão tarifária para transferência integral dos ganhos econômicos advindos da operação de incorporação.

Em razão da sentença proferida no Mandato de Segurança nº 2006.34.00.000369-4, definindo que deve ser desconsiderada a incidência de Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) sobre as receitas de interconexão, a redução imediata nas assinaturas residencial, não residencial e tronco, do Plano Básico da Sercomtel, será de 6,27%. Com isso, os valores das assinaturas serão: R$ 27,06; R$ 44,77 e R$ 44,77 respectivamente.

Caso seja reformada a sentença, passam a vigorar novos valores, calculados considerando a incidência de Fust sobre as receitas de interconexão. Dessa forma, os novos valores serão de: R$ 26,92; R$ 44,59 e R$ 44,59 (redução das assinaturas de 6,63%).

TV paga fecha maio de 2013 com 16,93 milhões de assinaturas

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Com a redução de 35,26 mil assinaturas em maio de 2013, o Brasil fechou o quinto mês do ano com 16,93 milhões de domicílios com TV paga, representando uma queda de 0,21% na base de assinantes em relação a abril. Considerando-se o número médio de 3,2 pessoas por domicílio, divulgado pelo IBGE, os serviços de TV por Assinatura são distribuídos para aproximadamente 54,2 milhões de brasileiros e estão presentes em 27,9% das residência. A queda registrada foi influenciada, principalmente, pelo resultado negativo de 130,45 mil assinaturas do Grupo SKY, considerando também as operações de MMDS (Acom, Teleserv e TV Filme).


Evolução das assinaturas

Ano Total de assinaturas De janeiro a dezembro Crescimento anual (%) De janeiro a maio Crescimento em maio Crescimento em maio (%)
2007 5.348.571 765.446 16,70% 179.755 61.726 1,30%
2008 6.320.852 972.281 18,18% 232.553 84.497 1,53%
2009 7.473.476 1.152.624 18,24% 217.137 55.358 0,84%
2010 9.768.993 2.295.517 30,72% 408.425 112.434 1,42%
2011 12.744.025 2.975.032 30,45% 732.774 238.362 2,29%
2012 16.188.957 3.444.932 27,03% 905.325 283.752 2,07%
2013 16.934.416 4,60%* 745.459 -35.260 -0,21%

Os Serviços de TV por Assinatura são prestados utilizando-se de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) manteve-se praticamente inalterado em relação ao mês de anterior, com 61,9% da base e a dos serviços de TV a Cabo alcançou 37,8% das assinaturas. Em maio de 2013 o DTH, com uma perda de 39,63 mil assinantes, caiu 0,38%. O serviço via cabo registrou um acréscimo de 18,7 mil novas assinaturas – crescimento de 0,29% em maio. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 14 mil assinantes no mesmo período, o que representou queda de mais de 21% de sua base.

Assinaturas por tecnologia


1T2012 2T2012 3T2012 4T2012 1T2013 Maio 2013 Variação
abril (2012)/maio (2013)
MMDS 217.729 189.658 163.895 142.113 101.289 52.693 -14.010
TVC 5.714.957 5.893.447 6.074.535 6.199.159 6.337.134 6.393.834 18.698
DTH 7.738.880 8.448.529 9.157.412 9.844.090 10.367.271 10.484.630 -39.631
TVA 3.841 3.549 3.593 3.595 3.580 3.259 -317
Total 13.675.407 14.535.183 15.399.435 16.188.957 16.809.274 16.934.416 -35.260

Seguindo a tendência observada desde 2010, as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentaram índices de crescimento nos últimos 12 meses acima da média nacional. Somente as regiões Cento-Oeste e Sul mantiveram o índice de crescimento positivo em maio de 2013.

Número de assinaturas por região (maio de 2012 e maio de 2013)

Região maio (2012) abril (2013) maio (2013) Crescimento
(%)
maio (2012)/maio (2013)
Variação
maio (2012)/maio (2013)
Crescimento
(%)
abril (2013)/maio (2013)
Variação
abril (2012)/maio (2013)
Centro-Oeste 912.079 1.159.714 1.160.158 27,20% 248.079 0,04% 444
Nordeste 1.651.812 2.046.786 2.024.653 22,57% 372.841 -1,08% -22.133
Norte 593.840 739.945 727.749 22,55% 133.909 -1,65% -12.196
Sudeste 9.087.052 10.455.105 10.439.027 14,88% 1.351.975 -0,15% -16.078
Sul 2.050.782 2.568.126 2.582.829 25,94% 532.047 0,57% 14.703
Brasil 14.295.565 16.969.676 16.934.416 18,46% 2.638.851 -0,21% -35.260
Número de assinaturas nas Unidades da Federação (maio de 2012 e maio de 2013)

Unidade da Federação maio (2012) abril (2013) maio (2013) Crescimento
(%)
maio (2012)/maio (2013)
Variação
maio (2012)/maio (2013)
Crescimento
(%)
abril (2013)/maio (2013)
Variação
abril (2012)/maio (2013)
Acre 22.541 27.873 27.640 22,62% 5.099 -0,84% -233
Alagoas 92.172 112.345 111.744 21,23% 19.572 -0,53% -601
Amapá 31.369 34.823 34.088 8,67% 2.719 -2,11% -735
Amazonas 230.340 273.518 266.144 15,54% 35.804 -2,70% -7.374
Bahia 506.528 627.308 614.416 21,30% 107.888 -2,06% -12.892
Ceará 262.013 327.665 327.465 24,98% 65.452 -0,06% -200
Distrito Federal 358.931 427.102 426.287 18,77% 67.356 -0,19% -815
Espírito Santo 200.636 236.056 234.502 16,88% 33.866 -0,66% -1.554
Goiás 287.607 366.918 365.437 27,06% 77.830 -0,40% -1.481
Maranhão 119.675 137.158 134.814 12,65% 15.139 -1,71% -2.344
Mato Grosso 130.470 188.472 190.028 45,65% 59.558 0,83% 1.556
Mato Grosso do Sul 135.071 177.222 178.406 32,08% 43.335 0,67% 1.184
Minas Gerais 1.163.723 1.394.961 1.389.189 19,37% 225.466 -0,41% -5.772
Pará 198.970 268.863 266.125 33,75% 67.155 -1,02% -2.738
Paraíba 114.400 140.792 140.239 22,59% 25.839 -0,39% -553
Paraná 637.366 841.123 848.228 33,08% 210.862 0,84% 7.105
Pernambuco 273.497 362.457 362.671 32,61% 89.174 0,06% 214
Piauí 58.458 67.516 65.953 12,82% 7.495 -2,32% -1.563
Rio de Janeiro 2.043.998 2.358.139 2.351.912 15,06% 307.914 -0,26% -6.227
Rio Grande do Norte 156.865 191.455 191.206 21,89% 34.341 -0,13% -249
Rio Grande do Sul 917.105 1.115.833 1.118.820 21,99% 201.715 0,27% 2.987
Rondônia 56.076 67.766 67.990 21,25% 11.914 0,33% 224
Roraima 24.171 24.716 23.992 -0,74% -179 -2,93% -724
Santa Catarina 496.311 611.170 615.781 24,07% 119.470 0,75% 4.611
São Paulo 5.678.695 6.465.949 6.463.424 13,82% 784.729 -0,04% -2.525
Sergipe 68.204 80.090 76.145 11,64% 7.941 -4,93% -3.945
Tocantins 30.373 42.386 41.770 37,52% 11.397 -1,45% -616
Brasil 14.295.565 16.969.676 16.934.416 18,46% 2.638.851 -0,21% -35.260

Em maio de 2013, os serviços de TV por Assinatura estavam presentes em 27,9% dos domicílios no país, de acordo com estimativas da Agência. Apesar do crescimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a região Sudeste ainda lidera esse indicador, com a presença desses serviços em 39,3% dos domicílios.

Entre as Unidades da Federação, destacam-se o Distrito Federal e os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por terem registrado desempenho acima da média nacional, quanto à densidade dos serviços de TV por Assinatura.

Densidade dos serviços de TV por Assinatura

Unidade da Federação Maio (2012) Maio (2013) Crescimento (%)
Mato Grosso 13,6 19,2 41,2
Tocantins 7,9 10,6 34,2
Pernambuco 10,3 13,5 31,1
Paraná 18,7 24,2 29,4
Mato Grosso do Sul 17,5 22,6 29,1
Pará 10,5 13,4 27,6
Goiás 15,0 18,4 22,7
Santa Catarina 24,3 29,7 22,2
Ceará 10,7 12,9 20,6
Rio Grande do Sul 24,9 29,9 20,1
Acre 11,7 14,0 19,7
Rio Grande do Norte 16,8 19,9 18,5
Alagoas 10,4 12,3 18,3
Bahia 11,5 13,6 18,3
Rondônia 12,2 14,4 18,0
Minas Gerais 18,1 21,3 17,7
Paraíba 10,3 12,1 17,5
Espírito Santo 18,1 20,8 14,9
Distrito Federal 44,2 50,3 13,8
Rio de Janeiro 38,1 43,0 12,9
Amazonas 27,6 30,7 11,2
São Paulo 43,4 48,2 11,1
Piauí 6,6 7,3 10,6
Maranhão 7,2 7,8 8,3
Sergipe 11,3 12,1 7,1
Amapá 20,0 20,6 3,0
Roraima 20,8 19,5 -6,3
Brasil 24,1 27,9 15,8

Confira a seguir a participação de mercado dos principais grupos econômicos prestadores dos serviços de TV por Assinatura.

Número de assinaturas por Grupo Econômico

Grupo Econômico Abril (2013) Maio (2013) Variação
abril (2013)/maio (2013)
Crescimento (2013)
NET/Claro 8.842.241 8.908.665 66.424 413.666
SKY 5.342.814 5.212.365 -130.449 173.502
Oi 857.313 885.472 28.159 136.714
Telefônica/Vivo 532.033 531.364 -669 -63.543
GVT 500.958 516.257 15.299 90.622
Algar/CTBC 126.215 124.885 -1.330 11.901
ViaCabo 111.341 111.892 551 4.976
Subtotal: 16.312.915 16.290.900 -22.015 767.838
Demais Grupos 656.761 643.516 -13.245 -22.379
Total Geral: 16.969.676 16.934.416 -35.260 745.459

Mulher cai no golpe da ‘recarga de celular’

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Uma mulher de 26 anos acabou na delegacia de Pederneiras (26 km de Bauru – SP) após discutir com a proprietária de uma sorveteria por conta de uma recarga de celular.

Ela teria creditado R$ 740,00 em sua linha telefônica móvel e alegado não ter o dinheiro para pagar a comerciante. A mulher só teria efetuado a recarga, pois recebeu uma mensagem que teria ganhado os créditos em uma promoção.

Segundo a polícia, a mulher teria recebido um SMS (mensagem de texto) informando que ela havia sido contemplada em um sorteio, que lhe dava o direito à recarga em seu aparelho celular de R$ 740,00. Em seguida, ela foi até o estabelecimento comercial e solicitou os créditos.

Somente depois de ter realizado a transação que a comerciante questionou sobre o pagamento. A mulher, então, disse não ter o dinheiro e explicou sobre a promoção. As duas acabaram discutindo.

Após a confusão, elas decidiram resolver o caso na delegacia da cidade, onde a cliente constatou que havia caído em um golpe.

Um boletim de ocorrência (BO) de estelionato foi registrado contra a acusada e as duas foram liberadas.

Descartada fusão entre TIM e H3G

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Depois de quase três meses de análises e procrastinação, o conselho da Telecom Italia finalmente decidiu se posicionar acerca da proposta recebida do grupo chinês Hutchison Whampoa para fusão das operações móveis das companhias na Italia e a resposta foi não.

Em comunicado, o board da holding italiana afirmou que examinou os resultados dos contatos com a Hutchison Whampoa sobre a integração entre TIM e a 3 Italia (H3G) e chegou à conclusão de que “não há elementos necessários para iniciar negociações”.

O que se avalia no mercado é que isso é um ponto final na possibilidade de acordo com a chinesa, e não apenas uma suspensão temporária das negociações.

Estádios da Copa terão WiFi grátis

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Os doze estádios da Copa do Mundo terão internet Wi-Fi gratuita durante os jogos em 2014. A infraestrutura deve custar até R$ 100 milhões. O representante das teles e diretor executivo do Sinditelebrasil, Eduardo Levy, estima que entre 30% e 40% do tráfego de dados deverá acontecer por meio da rede sem fio.

A infraestrutura será compartilhada entre todas as operadoras de telefonia, o que pode ajudar a reduzir congestionamentos no tráfego de dados de 3G e 4G, que tem investimento das companhias na instalação da cobertura de voz, 3G e 4G de R$ 200 milhões.

Em abril, às vésperas da Copa das Confederações, Oi, Claro, Vivo, TIM e Nextel fecharam acordo com as administrações dos seis estádios para oferecer cobertura 4G indoor nos locais.

Levy aponta que o congestionamento de dados nos jogos da competição ocorreu antes do início das partidas e após seu encerramento. O pouco tempo para a instalação dos equipamentos nos estádios prejudicou a situação.

Conforme levantamento do SindiTelebrasil durante os jogos testes foram feitos 1,7 milhão de ligações de telefonia celular e mais de 4,6 milhões de comunicações de dados, incluindo envio de e-mails, fotos e mensagens multimídia, com tamanho médio de 0,5 MB.

Do total de comunicações de dados, cerca de 4 milhões trafegaram por 3G e 650 mil pelas redes de 4G, e o sindicato das empresas de telefonia móvel afirma que a tecnologia “superou as expectativas”, por concentrar quase 18% do volume trafegado no 3G.

Apenas na final da competição, cerca de 88 mil comunicações foram via 4G. “O problema é que em 2014 muitos usuários do 3G terão migrado para o 4G, mas parte deste tráfego poderá ser atendido pelo Wi-Fi”, explicou o dirigente.

A entidade vai elaborar um relatório com a análise das causas das falhas das ligações, com base na avaliação do desempenho do tráfego de cada antena, que deve ser finalizado em 15 dias.