Estádios da Copa terão WiFi grátis

COMPARTILHAR:

Os doze estádios da Copa do Mundo terão internet Wi-Fi gratuita durante os jogos em 2014. A infraestrutura deve custar até R$ 100 milhões. O representante das teles e diretor executivo do Sinditelebrasil, Eduardo Levy, estima que entre 30% e 40% do tráfego de dados deverá acontecer por meio da rede sem fio.

A infraestrutura será compartilhada entre todas as operadoras de telefonia, o que pode ajudar a reduzir congestionamentos no tráfego de dados de 3G e 4G, que tem investimento das companhias na instalação da cobertura de voz, 3G e 4G de R$ 200 milhões.

Em abril, às vésperas da Copa das Confederações, Oi, Claro, Vivo, TIM e Nextel fecharam acordo com as administrações dos seis estádios para oferecer cobertura 4G indoor nos locais.

Levy aponta que o congestionamento de dados nos jogos da competição ocorreu antes do início das partidas e após seu encerramento. O pouco tempo para a instalação dos equipamentos nos estádios prejudicou a situação.

Conforme levantamento do SindiTelebrasil durante os jogos testes foram feitos 1,7 milhão de ligações de telefonia celular e mais de 4,6 milhões de comunicações de dados, incluindo envio de e-mails, fotos e mensagens multimídia, com tamanho médio de 0,5 MB.

Do total de comunicações de dados, cerca de 4 milhões trafegaram por 3G e 650 mil pelas redes de 4G, e o sindicato das empresas de telefonia móvel afirma que a tecnologia “superou as expectativas”, por concentrar quase 18% do volume trafegado no 3G.

Apenas na final da competição, cerca de 88 mil comunicações foram via 4G. “O problema é que em 2014 muitos usuários do 3G terão migrado para o 4G, mas parte deste tráfego poderá ser atendido pelo Wi-Fi”, explicou o dirigente.

A entidade vai elaborar um relatório com a análise das causas das falhas das ligações, com base na avaliação do desempenho do tráfego de cada antena, que deve ser finalizado em 15 dias.
About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários