20/04/2024

Algar completa 65 anos; relembre os marcos da companhia

Hoje o Grupo Algar, que além de uma potência no setor de telecom atua em outros ramos de negócio, está completando 65 anos. Relembre sua trajetória.




A história da Algar corre paralelamente com a evolução do mercado telecomunicações no Brasil, já que estamos falando da operadora mais antiga – em atividade – do país, que completa hoje 65 anos.


A empresa foi fundada no dia 15 de fevereiro de 1954 pelo empresário português Alexandrino Garcia (1907 – 1993), porém podemos dizer que o que resultou na Algar começou 24 anos antes, com a primeira iniciativa empreendedora da família Garcia, a José Alves Garcia e Filhos, uma máquina beneficiadora de arroz, fundada em 1930 em Uberlândia.

A variedade de empreendimentos sempre pontuou a família Garcia, que entre os anos 40 e 50 se envolveu nos setores de comércio de automóveis e indústrias, e até na imprensa, com a aquisição do Jornal Correio de Uberlândia, que encerrou suas atividades em 2016.

A Algar começou sob o nome de CTBC – Companhia de Telecomunicações do Brasil Central. Na época Alexandrino Garcia era o presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia; ele estava interessado em melhorar os serviços de telefonia na cidade de Uberlândia e região.

Dessa vontade, Alexandrino e outros membros da Associação formaram a CTB, e mais uma vez a característica da família Garcia em anexar empreendimentos aparece novamente, com a aquisição da companhia telefônica Teixerinha, que tinha 500 terminais e controlava os serviços em Uberlândia e outras cidades da região.

Além da Teixeirinha, outras empresas de telecomunicações – e até do setor do agronegócio – foram agregadas ao que ficou conhecido como Grupo Algar.

Neste 65º aniversário o saldo é de uma empresa ousada, pautada na expansão e variedade de seus serviços. Falando explicitamente sobre a sua atuação no campo de telecomunicações, a Algar Telecom conta atualmente com uma base superior a 1,4 milhão de clientes em 16 estados. Sua infraestrutura passa por mais de 60 mil Km de fibra ótica em mais de 350 cidades.

Relembre alguns dos momentos dessa trajetória de 65 anos da Algar.






➤ 1954 – Fundação

Embora a trajetória da família que deu origem a Algar começou no fim dos anos 20 a constituição da Algar se deu em 1954, com a CTBC. Quatro anos depois Alexandrino assumiu o controle acionário da CTBC e iniciou sua expansão.


A primeira ligação para Brasília – 1960



Neste ano a CTBC  lançou o sistema de micro-ondas, que ligava Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. A primeira ligação telefônica para Brasília foi feita a partir de Uberlândia.


Em 1967 a CTBC incorporou outras empresas de telefonia, estabelecidas em 8 diferente cidades.


➤ Gráfica Sabe – 1969



Como comentamos no início, uma das características do Grupo é a sua pluralidade. Em 1969 foi fundada em Uberlândia a Gráfica Sabe – atualmente Algar Mídia, para a publicação de listas telefônicas. 

➤ Instalação dos primeiros telefones público – 1976

Este foi um ano bem movimentado para o grupo, já que foi constituída a Brasil Central Táxi Aéreo – atual Algar Aviation -; a CTBC ativou os serviços de DDD e DDI, instalou os primeiros telefones públicos, ativou a ativa a rota de micro-ondas no Triângulo Mineiro e lanço a telefonia rural.

➤ Investimento no agronegócio e o surgimento do ABC – 1977
Foi fundada a  Agropecuária Brasil Central S.A. que adquire a fábrica de óleo da Fujiwara Hisato, atual Algar Agro. Dessa empresa surge a sigla ABC, que durante mais de duas décadas formou as iniciais do Grupo, que se tornou uma holding em 1982 com o surgimento do Grupo ABC.

➤ Comunicação por fibra – 1984

A  companhia foi a primeira a implantar uma rede comercial de fibras ópticas no Brasil, em Uberlândia. No final da década, em 1988, a CTBC instalou o primeiro cabo óptico na cidade de Franca/SP.
➤ Mudança em sua estrutura – 1990 

O Grupo deixou alguns setores de atuação e estrutura seus negócios em quatro grandes setores: Telecom, Agro, Serviços e Entretenimento.
➤ Telefonia móvel – 1992
A CTBC lança a telefonia móvel celular, antes mesmo que o serviço estivesse disponível em várias capitais brasileiras.

➤ Falecimento de Alexandrino Garcia – 1993

O idealizador do grupo, o português Alexandrino Garcia, morreu neste ano. A companhia também ativou o serviço celular rural fixo com a maior planta do país e também telefones públicos com cartões indutivos. 
➤ Aquisição da Image TV – 1996
Foi adquirida a Image TV operadora de TV a cabo em Uberlândia e Araguari (antiga Cabo Total). A ABC Sabe (atual Algar Mídia) lança o programa Correio na TV e disponibiliza seu conteúdo na internet; lança a NetSabe e a lista classificada na internet. É introduzido o sistema celular digital.
➤ Telefone pré-pago – 1998
CTBC lança o telefone celular pré-pago, pioneiro no Brasil.  No mesmo ano é disponibilizado no mercado o Kit Pré-Pago CTBC Celular. Consórcio Algar vence a disputa pela área 3 da Banda B de telefonia celular nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Começa as atividades da Universidade Algar. É criada a ACS, atual Algar Tecnologia.
➤ Foco na acessibilidade – 1999
A CTBC lançou o telefone público para pessoas com dificuldades de fala e audição e instala a primeira Estação de Rádio Base suspensa do País.

O grupo também deu mais uma prova do seu pioneirismo, com o serviço de telemedicina, que foi demonstrado através da Engeredes, empresa do grupo Algar.

➤ União de todas as empresas de telecomunicações, a nova CTBC – 2002
Neste ano o Grupo Algar anunciou a união das seis empresa do grupo da área de telecomunicações em uma nova fase da CTBC, que tem relação com os primórdios da companhia. As seis empresas unidas foram as seguintes: CTBC Telecom, CTBC Celular, Brasilis Data Center, Engeredes e Net Site

➤ Contact Center em Campinas -2004
Algar Tecnologia inaugurou contact center em Campinas. Algar Telecom adquire um provedor na cidade de Ribeirão Preto (SP) e passa a oferecer serviços de acesso à internet.
➤ O nome Algar como referência – 2009

Neste ano todas as empresas do grupo passaram a utilizar o nome Algar.

➤ Aquisição da banda H – 2010


Algar Telecom adquire a banda H, a última frequência de telefonia (3G) no Estado de Minas Gerais, em regiões complementares à sua área de atuação.

➤ Expansão da banda H – 2011

A Algar Agro inicia construção de uma nova refinaria e envase de óleo no Maranhão. A Algar Aviation passa a representar a Piaggio Aero no Brasil. A Algar Telecom inicia a expansão da banda H, em 19 cidades, com a oferta de pacotes que contemplam serviços de telefonia fixa e celular, internet banda larga fixa e móvel, e TV por assinatura via satélite.

➤ Surgimento da marca Algar Telecom – 2013




Em 2013 a CTBC passou a se chamar Algar Telecom. Medida que foi anunciada com o objetivo de fortalecer a monomarca do Grupo Algar.

➤ Melhoria na qualidade das chamadas – 2014

Em 2014 a Algar anunciou uma solução para controle de crédito pré-pago, conhecida tecnicamente como Online Charging System (OCS). A solução reduziu a queda das chamadas da rede da operadora em até 40%.

➤ Algar Telecom se mantém firme contra franquia de dados na banda larga fixa – 2016

Em meio ao momento mais conturbado sobre a possível aplicação da franquia de dados na banda larga fixa a Algar Telecom optou por não entrar no coro das operadoras que tentaram implantar essa modalidade de serviço. 


“A operadora reforça que trabalha para entregar uma conexão de qualidade e não prevê mudanças na oferta desse serviço, a não ser que seja necessário, para garantir mais qualidade aos usuários”, declarou a Algar Telecom em nota.

➤ Cloud Phone e ligações ilimitadas – 2017

A Algar Telecom lançou o Cloud Phone, serviço unificado de voz, dados e vídeo, que é baseado em nuvem dedicado às empresas. A companhia também anunciou novos planos pós-pago e pré-pago com ligações ilimitadas.

➤ Melhor empresa para o consumidor – 2018

No ano passado a Algar Telecom recebeuPrêmio Época Reclame Aqui 2018 como a melhor empresa para o consumidor na categoria serviço de telecomunicações. Em 2017 a companhia também venceu o prêmio.

Confira abaixo uma das ações publicitárias realizadas pela Algar Telecom no ano passado.



➤ Pontapé nas operações em Salvador e ampliação da rede no Sul de Minas – 2019

Até o momento, os grandes anúncios da Algar, no quesito telecom, em 2019 é a sua chegada em Salvador, oferecendo serviços TIC (Tecnologia da informação e comunicação) para micro, médias e grandes empresas. 


Outro ponto alto é a ampliação da sua capacidade de rede no Sul de Minas. A operadora quadruplicou sua rede na região.

VIU ISSO?

Vimos como é rica a história da Algar. A companhia sempre teve entre suas características a ousadia, maleabilidade e expansão.

Essas características resumem o que é a Algar, que há 65 anos começou com um engenheiro, Luis Alberto Garcia, atual presidente de honra do conselho de administração do Grupo, e que hoje emprega cerca de 24 mil funcionários – mais de 4.000 só na Algar Telecom.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários