16/12/2025
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Manobra da Oi esvazia PNBL no Amapá

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O anúncio de que a Oi vai construir 230 km de fibras ópticas no Amapá foi um sucesso midiático. E faz certo sentido, visto que o estado tem a menor penetração de uso pessoal da rede. Até bem pouco, mesmo a capital, Macapá, só contava com conexões via satélite, caríssimas. Lá é preciso desembolsar cerca de R$ 200 por mês para acessos a 300 kbps. Ajuda a entender porque é onde o acesso é majoritariamente feito por lan houses – 76,6%, o maior percentual do país. 

O governo federal, no entanto, foi atropelado pela divulgação organizada pelo governo estadual e a concessionária. Originalmente, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, foi a Macapá para festejar o primeiro contrato da Telebras no estado, juntamente com o presidente da estatal, Caio Bonilha. Era para ser um evento do Plano Nacional de Banda Larga. 

Dono da casa, o governador do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB) preferiu dar destaque ao compromisso da Oi de implantar fibras ópticas entre os municípios de Calçoene e Oiapoque. A obra, orçada em R$ 32 milhões, terá metade dos recursos financiada por renúncia de ICMS no estado. Para erguer torres ao longo da rodovia BR 156, a Oi ainda precisa de licenças ambientais e da Funai. 

Para destacar essa futura obra, com recursos públicos, foi preciso esvaziar o motivo original da visita das autoridades ao Amapá: o empreendedorismo de uma empresa local que já construiu uma rede com o dobro do tamanho daquela prometida pela concessionária – cerca de 400 km para buscar link de Internet no Pará. Graças a essa rede, de enlaces de rádio, que o sinal da Telebras agora chega a Macapá. 

A empresa autora da façanha, a Você Telecom, acabou escondida no evento da última sexta-feira. Sequer foi mencionada pelo governador e ficou no fundo do auditório do Museu Sacaca. Mal recebeu atenção, também, a ligação online feita com o primeiro assinante do PNBL em Macapá. Izaías Ferreira, 42, que sustenta mulher e três filhos com bicos de pedreiro e encanador, teve a transmissão cortada. 

Ao lado de um aliado político – o PSB é da base do governo – o ministro Paulo Bernardo viu-se em nítida saia justa. Diante do cenário, fez um discurso protocolar. Afinal, o Amapá preferiu reverenciar o futuro – na melhor das hipóteses, a Oi vai precisar de seis meses para conectar alguém por R$ 35 no estado – e ignorar o presente, ou seja, quem já oferece exatamente isso. 

Para isso, a Oi dominou, com apoio do governador, um evento organizado pela Telebras. A concessionária chegou a marcar um evento na sede do governo do estado, para uma hora antes da “festa” da estatal com o ministro. Às pressas, mudou o plano e decidiu transferir o anúncio das fibras para o mesmo espaço, na mesma hora. Funcionou. Com a gigante concessionária no palco, quase ninguém da imprensa percebeu a pequena Você Telecom no fundo do auditório.

Rompimento de cabo de fibra ótica deixa clientes sem celular e internet

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Problema atingiu clientes da Net, Vivo e Claro, que reclamam também de instabilidade nos serviços telefônicos



Um rompimento de cabo de fibra ótica da Embratel deixou clientes de pelo menos três operadoras de telefonia, em Campo Grande – MS, sem internet e com instabilidade para receber e realizar chamadas desde às 18h30 deste domingo (3).

Foi apurado que o problema afetou clientes da Vivo, Net e Claro, empresas que alugam cabos da Embratel para prestação de serviços na Capital.

Por meio da assessoria de imprensa, a Vivo confirmou o incidente que gerou problemas no serviço de internet 3G, e informou que os reparos já estão sendo realizados. A empresa também afirma que o problema não foi generalizado, atingindo apenas algumas regiões da cidade.

Clientes da Claro entraram em contato com a gente relatando que não conseguiam sequer ligar para a central de atendimento da operadora, o que foi confirmado.

Foram tentados sem sucesso, contato com a Embratel e com a Claro para explicações referentes ao problema.

Tá chegando o telefone fixo social

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Mesmo com menos recursos, telefone fixo continua a ter espaço pelas tarifas menores

Os telefones celulares, atualmente, têm muito mais recursos do que os fixos. Com um aparelho celular mediano, é possível acessar a internet sem usar computador, trocar mensagens de texto, tirar fotos, gravar vídeos – e carregá-los na internet. Enquanto isso, o telefone fixo doméstico típico continua, basicamente, recebendo e fazendo ligações de voz. Além disso, enquanto o celular é tipicamente individual, o fixo é familiar – quase ninguém tem em casa uma linha fixa para cada membro da família. Outro aspecto que conta a favor dos celulares foi a popularização dos pré-pagos, que não têm conta nem exigem aprovação de cadastro: basta comprar o chip e registrá-lo na operadora.

Mas o fixo resiste, basicamente, pelo baixo custo. Ligações de voz de fixo para fixo chegam a ser mais dez vezes mais baratas que uma chamada de fixo para celular ou entre celulares de operadoras diferentes. Além disso, praticamente todas as empresas contam com telefones fixos – a maioria deles, usados em conjunto com aparelhos de fax. Assim, o fixo pode ser uma solução muito mais barata para a comunicação de voz, na hora de encomendar uma pizza ou de ligar para alguém que esteja no local de trabalho.

Por isso mesmo, a Agência Nacional de Telecomunicações lançou o telefone fixo social. O regulamento do Acesso Individual Classe Especial (Aice), o telefone social, pelas concessionárias de telefonia fixa local (Oi/Brasil Telecom, Vivo, Sercomtel e CTBCTelecom), entra em vigor no próximo dia 08/06, sexta-feira.

As novas regras permitirão que famílias de baixa renda paguem em média R$ 13,31 (com tributos já incluídos) pela assinatura básica de telefone fixo com franquia mensal de 90 minutos para chamadas locais entre telefones fixos.

A Anatel estabeleceu especificações mínimas para divulgação de informações do telefone social nas páginas das concessionárias na internet, nos setores de atendimento presenciais, por mala direta e pelas centrais de atendimento.

Ficou estabelecido que a comunicação deve prover informações de forma completa, inteligível e amigável, pelos diversos meios de comunicação e contato, servindo-se especialmente dos canais interativos, centros de atendimento telefônico e página na internet para esclarecer quaisquer dúvidas referentes à alteração da forma de tarifação.

O valor da assinatura será inferior ao do atual Aice (R$ 24,14, com tributos) e da assinatura básica residencial convencional (R$ 40,24, com tributos). A medida beneficiará potencialmente 22 milhões de famílias inscritas no cadastro único dos programas sociais do Governo Federal, que terão direito ao novo Aice com a vigência das novas regras.

Os atuais assinantes do Aice terão sua assinatura reduzida para o novo valor (R$ 13,31), tão logo passem a valer as disposições do regulamento.

O Aice foi previsto em decreto presidencial com a finalidade de universalizar progressivamente o acesso individualizado por meio de condições específicas para oferta, utilização, aplicação de tarifas, forma de pagamento, tratamento das chamadas, qualidade e função social.

Fixo pré-pago

Além do Aice, a opção de ter um fixo a custo mais baixo está disponível através de algumas operadoras mais conhecidas por seus planos de telefonia celular, que também oferecem fixos pré-pagos.

No entanto, os preços das ligações ficam próximos daqueles cobrados por ligações de celular. A vantagem fica por conta das promoções, que permitem ligações para fixos e celulares da mesma operadora com custo reduzido, através dos bônus.

Combos podem garantir economia de até 36%

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Com a união recente entre empresas de telefonia, TV por assinatura e internet – casos como os da Claro, Embratel e Net e da Telefonica/Vivo – ganharam força os chamados combos destes três produtos. São pacotes que oferecem todos os serviços por um preço atraente. Em simulações feitas, a economia chegou a 36,46% na comparação com produtos comprados em separado.

De acordo com Eduardo Tude, presidente da Teleco Consultoria em Telecomunicações, a economia na compra dos produtos em um mesmo pacote gira em torno de 30%. “Na comunidade europeia, os chamados combos são oferecidos com desconto entre 25% e 30%. Apesar de não haver um levantamento desse tipo aqui no Brasil, é de se esperar que o mesmo ocorra”, diz.

No pacote oferecido pela Vivo, o cliente que adquirir o combo Plano Vivo TV mais Vivo Speedy e o Vivo Fixo pagará R$ 119,60. Um valor R$ 40,10 menor do que o da compra dos produtos separados.

O diretor da Net São Paulo, André Buontempo, afirma que um dos fatores que auxiliam no melhor preço é a diminuição dos custos operacionais por operadora. “Quando um produto é adquirido separadamente, existe todo o custo da operação (que envolve desde a atendente até o instalador). No combo se usa a mesma estrutura de fiação e atendimento. Isso reduz o custo da empresa”, conta.
Segundo Buontempo, o abatimento no preço do combo em relação aos produtos em separado chega a R$ 60, no caso da Net.

Duetos

Além de oferecer o combo de banda larga, TV por assinatura e telefonia, as empresas vendem apenas dois produtos. A GVT, por exemplo, oferece 10 mega de internet e o pacote Premium 25 por R$ 143,80, o que inclui mil minutos em ligações pelo fixo local no horário comercial.

Mas atenção antes de fechar a compra dos serviços. O Procon São Paulo, órgão de proteção ao consumidor, recomenda que o interessado em contratar um serviço de TV por assinatura, internet e telefonia confira com atenção as cláusulas dos contratos. É comum no setor os serviços virem acompanhados de algum tipo de período de fidelização, que pode chegar a um ano. A quebra de contrato pode gerar multas pesadas para o consumidor. 

De acordo com a assessora técnica do Procon São Paulo, Marta Aur, as vendas dos chamados combos são legais e não caracterizam venda casada. “As empresas oferecem os serviços de forma separada. O consumidor pode, por exemplo, contratar apenas uma ligação de banda larga. Porém, as pessoas tendem a preferir os combos por conta dos preços mais baratos.”

Porém, os preços praticados nos serviços individuais não podem ser muito mais altos do que os aferidos nos combos. “Os valores não podem ser discrepantes, mas a variação é subjetiva. A Anatel não estabelece um valor mínimo de desconto para os combos”, conta.
O consumidor que se sentir lesado pelo contrato deve entrar em contato com a empresa da qual é cliente. Caso não consiga entrar em acordo com a empresa, o consumidor deve se dirigir a um orgão de defesa do consumidor.
A assessora do Procon informa que as operadoras são obrigadas a informar de forma detalhada e separada os valores de cada serviço contratado.

Grupos estão entre as maiores reclamações

As operadoras dos serviços de TV por assinatura, internet e telefonia estão entre as empresas com o maior número de reclamação no Procon São Paulo em 2012. O grupo Vivo/Telefonica ocupa o segundo lugar, com 3.852 atendimentos. Atrás está o grupo Claro, com 3.112 registros. A Net e a Sky seguem na sétima e nona posições, com, respectivamente, 1.194 e 990 atendimentos.

Trocar de plano pode gerar bons descontos. Planos antigos costumam ter condições piores do que os atuais. Um exemplo disso são os valores cobrados pela banda larga. Atualmente a velocidade de transmissão de dados é muito maior do que há um ano. Não é raro um plano antigo pagar mais para receber apenas 1 mega de internet do que um fechado recentemente, que tem até 10 mega. A solução é renegociar o contrato.

Dicas de uso para mensagens de texto por SMS

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Mesmo que você tenha um celular muito moderno, você ainda pode ter várias vantagens enviando torpedos. Afinal, nem todos os seus contatos têm um smartphone. Sabendo disso, oTechTudo detalha sete dicas muito úteis para usuários de mensagens SMS.

Com a chegada de aplicativos para bate-papo e para envio de texto, as mensagens SMS podem ser vistas como ultrapassadas por alguns donos de smartphones. Se engana quem pensa assim, já que elas seguem cada vez mais populares entre os brasileiros. De acordo com um estudo do instituto Acision, no último trimestre de 2011 cada usuário de celular enviou em média 81 mensagens por mês. Este número representa um aumento de 69% em relação ao mesmo período de 2010, quando a média era de 48 mensagens.

Notícias e avisos

Algumas companhias enviam determinadas informações por torpedos. Você pode, por exemplo, receber regularmente novidades sobre seu artista favorito, as notícias mais importantes do dia, protocolo de atendimento do SAC, e até um aviso da escola de seu filho de que hoje ele faltou à aula. O Detran de alguns estados chega a permitir uma consulta de dados sobre sua carteira de motorista ou veículo, comunicando sobre multas, IPVA e seguro por mensagem de texto.

Tenha cuidado com eventuais cobranças por esses serviços. Além disso, pode haver envio constante de mensagens em diversos horários, o que muitas vezes incomoda o usuário.

Lembretes

Que tal programar seu celular para receber por SMS um lembrete de que sua carteira de motorista está prestes a vencer? Ou então que amanhã é o aniversário de sua esposa? Há empresas que já oferecem esse tipo de serviço, mas você mesmo pode criar um personalizado e gratuito através do Google Agenda.

Para isso, vá até a seção de Configuração de celular do Google Agenda e preencha os dados necessários. Você irá receber um código por torpedo, que deverá ser digitado no campo “Código de confirmação”. Com isso, você será redirecionado à página de notificações, na qual poderá configurar o seu celular para receber os lembretes que desejar.

Promoções

Embora ainda existam companhias que insistam em fazer concursos que exigem que o consumidor preencha vários cupons em papel, já se tornou comum o envio de SMS para que os usuários concorram a prêmios. Para isso, normalmente você deve enviar um código de algum produto para um número determinado e assim recebe um protocolo para participar da promoção.

Alguns restaurantes e lojas também enviam cupons de desconto via SMS. Basta apresentar o seu celular com a mensagem para aproveitar as ofertas.

Autenticador de login

O Google e o Facebook, entre outras empresas, podem enviar códigos aleatórios por SMS para que você use e autorize o login nas redes. Isso evita que algum hacker invada o seu perfil, mesmo que ele descubra sua senha. Você não precisará fazer isso constantemente em seu computador. Geralmente, esses serviços só pedem o código no primeiro acesso de cada PC. Ou então pedem novamente após um certo intervalo de tempo.

Controle financeiro

Quer evitar surpresas no fim do mês? Então ative o envio de controle de gastos por SMS de seu cartão de crédito. Assim você receberá uma mensagem informando o valor e o local de cada compra logo após ela ter sido efetuada. Dessa forma, você controla o que a sua família anda consumindo e descobre bem cedo se o seu cartão foi clonado, antes que o problema se torne ainda maior.

Você também pode ficar por dentro da movimentação de seu FGTS. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, oferece o envio de SMS gratuitos que informam o valor do depósito mensal feito pelo empregador e o saldo atualizado com juros e correção monetária, entre outros dados.

Atualizar Twitter



Você pode ativar sua conta no Twitter para postar as mensagens enviadas por SMS, mantendo seu microblog sempre atualizado. Para isso, basta enviar o texto para o número 40404.

Por enquanto, apenas os clientes das operadoras Tim e Nextel podem aproveitar esse recurso. Os outros precisarão usar números de outros países se quiserem atualizar seu Twitter por SMS, ficando sujeitos às tarifas internacionais de mensagens.

Seja qual for o seu caso, lembre-se de associar o seu celular à sua conta no Twitter.

Enviar mensagens

Sim, essa é a utilidade mais básica, mas ainda tem muita utilidade. Por exemplo: imagine que você precisa ligar para aquela tia que adora ficar puxando papo chato, só para dar um recado importante? Avisá-la por SMS pode evitar que você tenha que passar por isso.

É sua chance também de ser discreto. Não fale ao celular durante um velório ou em uma sessão de cinema, seja educado e use o SMS se precisar se comunicar com alguém. As mensagens de texto podem ainda ser uma boa alternativa para economizar na conta de telefone. Em vez de ficar pendurado na linha conversando trivialidades, segure a língua e envie um torpedo.

Para analistas, Telefônica dificilmente cortaria investimentos no Brasil

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Pressionado pela desconfiança de acionistas internacionais quanto à solidez de suas finanças, sobretudo diante do agravamento da crise econômica na Espanha, o Grupo Telefônica deve manter o ritmo de investimentos no mercado brasileiro.

Hoje o grupo espanhol, dono da marca Vivo, que atua no País com serviços de telefonia, banda larga, e televisão por assinatura, entre outros negócios, mantém uma política de dividendos agressiva, gerando divisas à matriz espanhola e praticamente garantindo o pagamento dos acionistas estrangeiros do conglomerado de telecomunicações.

Analistas do mercado financeiro afirmam que cortar investimentos nos mercados não contaminados com a crise da dívida europeia seria um erro irreparável aos planos de crescimento e sustentação da empresa. “Se cortarem esses investimentos, podem ter problemas depois”, afirma Pedro Galdi, analista da corretora SLW.

Tais ‘problemas’ mencionados por Galdi dizem respeito a eventuais cobranças dos órgãos brasileiros como a Anatel e os reguladores do mercado financeiro, caso a empresa tenha um posicionamento ainda mais agressivo na remessa de dividendos ao exterior. Atualmente, a política da companhia é remunerar os acionistas com 100% do lucro e mais um montante a título de juros sobre capital próprio.

O principal desafio da empresa, segundo os analistas ouvidos, é se manter competitiva frente ao Grupo América Móvil (controlador da Claro, Net e Embratel), que promete injetar US$ 25 bilhões em seus negócios de telecomunicações na América Latina nos próximos anos, valor equivalente ao que a Telefônica também se comprometeu a investir.

Outra empresa que prevê investimentos volumosos em sua operação é a Oi, para melhorar a qualidade de seus serviços e expansão da rede até 2014. Recentemente a empresa anunciou que aportará R$ 24 bilhões em sua operação. 

A TIM, que tem seu negócio concentrado na área de telefonia móvel, estima investir R$ 9 bilhões no mesmo período.

Atenta a este movimento, a Vivo informou que os investimentos prometidos para o período 2011-2014 serão mantidos. O montante provisionado para a manutenção e crescimento dos negócios do grupo no mercado interno é de R$ 24,3 bilhões para o período até 2014.

Mais de 20 empresas interessadas no 4G brasileiro

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Todas as grandes operadoras de telecomunicações – Claro, Oi, TIM e Vivo – devem participar do leilão para a telefonia de quarta geração (4G), conforme a expectativa de especialistas.


Isso porque essas empresas adquiriram o edital para aquisição de lotes no leilão da faixa de 2,5 gigahertz (Ghz), para o 4G, e da faixa de 450 megahertz (MHz), voltada para banda larga móvel rural. Entretanto, apenas Oi e TIM oficialmente confirmaram.

Por meio das assessorias de imprensa, Vivo, Claro e Nextel afirmam que continuam “avaliando ou analisando” o edital. A entrega das propostas será na terça-feira, dia 5, às 10 horas, em Brasília, e o leilão está programado para o dia 12 de junho.

Até agora, 21 empresas adquiriram o edital, entre operadoras de telefonia e escritórios de advocacia, segundo apurado. Entre elas estão Americel (subsidiária da Claro), Cia Telecomunicações do Brasil Central (CTBC), Copel Telecomunicações, CTBC Celular, CTBC Multimidia Data Net, Oi, TIM, Transit do Brasil e Vivo.

É esperada ainda a participação no leilão da Sunrise, empresa de TV paga gerida pelo bilionário húngaro-americano George Soros e seu filho Robert, que recebeu ontem anuência prévia da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A demanda da Sunrise foi analisada rapidamente pela agência reguladora para permitir que a empresa esteja apta a participar do leilão.

“Os quatro lotes nacionais para as subfaixas W, X, V1 e V2 devem ser todos adquiridos pelas grandes empresas”, diz o presidente da consultoria especializada em telecomunicações Teleco, Eduardo Tude. Segundo ele, os lotes divididos pelas 67 áreas de DDD podem não ser todos vendidos no leilão. “Mas uma parte pode ser comprada pela Sunrise e a Sky”, prevê.

“De forma geral, as operadoras estão dispostas a investir, já que pode ser o único leilão dos próximos anos”, afirma o analista de telecomunicações da Frost & Sullivan, Renato Pasquini. Também analistas do Itaú BBA e Bradesco escreveram em relatórios a clientes que as grandes empresas do setor devem participar do leilão do espectro de 4G, caso contrário podem ficar de fora dessa tecnologia.

As empresas que confirmaram interesse no leilão ainda não reveleram de que forma participarão do processo. O diretor financeiro e de Relações com Investidores da Oi, Alex Zornig, afirmou na semana passada, em evento para investidores no Rio de Janeiro, que a empresa decidiu participar, mas que ainda faltava definir a estratégia.

Em recente encontro com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em Brasília, o presidente da Telecom Itália, Franco Barnabé, controladora da TIM, também confirmou que a empresa participará do leilão da faixa de 2,5 gigahertz, mas mostrou-se resistente em relação à faixa de 450 megahertz (Mhz). “O edital é um só e estamos analisando como vamos participar”, disse.

O ministro vem afirmando que o leilão será palco de uma “disputa muito dura” entre as empresas de telecomunicações. Para ele, a concorrência será grande principalmente nos lotes de alcance nacional. Sobre os regionais, Bernardo abriu a possibilidade de que haja, até o leilão, novas empresas interessadas.

Além das empresas de telefonia, os escritórios de advocacia Azevedo Sette; Machado, Meyer, Sendacz, Opice e Romano; Mundie e Advogados; Pinheiro Neto; e Rolim, Viotti & Leite Campos Sociedade de Advogados adquiriram o edital.

Claro traz novidades na Banda Larga

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A Claro vai investir o total de R$ 3,5 bilhões até o fim do ano para melhorias em todos os serviços, especialmente na rede


Para o público pré-pago a Claro lança o Kit Claro Internet Pré com uma oferta exclusiva. O objetivo é atender pessoas que buscam um acesso remoto com facilidade e preço acessível sem limite de navegação e, sem necessariamente, ter que assinar um plano de dados. O cliente que adquirir o kit (modem + chip) nas principais lojas do varejo pelo valor de R$ 99, terá acesso gratuito à internet por três dias. Depois deste período de degustação do serviço, o usuário pagará R$1,99, apenas no dia em que se conectar.

“Os brasileiros são muito ligados à tecnologia e muitas vezes precisam estar sempre conectados, sejam para fins pessoais ou profissionais. Por este motivo, a Claro está acompanhando o perfil de utilização dos usuários para disponibilizar as melhores ofertas e entregar um serviço de qualidade. Com isso queremos estimular ainda mais nossos clientes a experimentar e usar cada vez a conexão móvel. Com certeza essa experiência trará maior usabilidade da rede” explica Fiamma Zarife, diretora de Serviços de Valor Agregado.

A Claro foi a primeira operadora a trazer o 3G para o Brasil e faz apostas permanente no futuro da banda larga. Hoje, toda a rede 3G é 3GMax, que permite navegar na internet com uma velocidade média de download de até 3Mbps. Isso é possível graças aos investimentos constantes da operadora em infraestrutura para suportar suas ações de expansão de cobertura e melhoria da qualidade dos serviços. Em 2012 serão investidos mais de R$ 3,5 bilhões e, juntas, todas as empresas do grupo América Móvil – Claro, Embratel e Net – farão R$ 10 bilhões em investimentos na ampliação de rede e na conquista de novos mercados.

Pós

Uma outra novidade lançada pela empresa foi a abertura da rede para acesso ilimitado de banda larga. Nos planos 2GB a 10GB, após o término da franquia principal, a navegação continua apenas com a redução da velocidade, mas sem adicional na conta.

Vivo vai lançar site de esportes

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Pra aproveitar o lançamento do novo site, a Vivo está fazendo a campanha #EuVivoEsporte. O que você gostaria de perguntar ao Pelé, mas nunca teve chance? Poste sua pergunta no Twitter com a hashtag #EuVivoEsporte. As melhores serão feitas ao vivo para o Rei, no lançamento do novo site de esportes da Vivo, na próxima segunda-feira (4/6), às 11h.

Rede de fibra óptica da Oi chega ao Amapá e faz preço da internet despencar

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A Oi iniciou as obras para interligação do estado do Amapá com a sua rede de fibra óptica para fornecimento de banda larga naquela região. O projeto recebeu um investimento de 32 milhões de reais e deverá ser concluído em 180 dias.

A parceria do governo do estado do Amapá com a Oi permitirá que a companhia leve os serviços de banda larga ao custo do PNBL por fibra óptica a oito municípios do estado, que hoje é atendido pela empresa apenas por conexão satelital. Os municípios que serão atendidos são: Macapá, Santana, Porto Grande, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene e Oiapoque. Atualmente a Oi atua com banda larga apenas na capital Macapá e o preço do Velox de 300 kbps custa R$ 219 e o de 600 kbps R$ 429. Com a chegada da fibra, a empresa comercializará o Velox de 1 Mbps por R$ 35. Caso o estado faça a adesão ao convênio do Confaz que isenta o PNBL do ICMS, o preço cai para R$ 29,90.

O estado do Amapá receberá o link de fibra com a construção de um backbone de Calçoene até Oiapoque. De lá, a Oi fez um acordo com a operadora francesa Guayacom que completará a construção do backbone até Cayenne na Guiana Francesa. De Cayenne, a rede se conecta ao cabo submarino Americas 2, controlado por um consórcio do qual a Embratel faz parte. A extensão da rede do lado brasileiro (trecho que será realizado pela Oi) é de 230 Km; no lado francês são mais 180 km. A partir de Calçoene, a Oi trocará tráfego com a rede da Eletrobras que levará o sinal da operadora até Macapá.

É grande a contribuição do Estado do Amapá no projeto. Do orçamento de R$ 32 milhões, o Estado, através de renúncia do ICMS, contribuirá com R$ 16 milhões. A secretária estadual da Fazenda, Jusinete Alencar, explica que a o Estado renunciará ao ICMS dos serviços prestados pela Oi até o limite de R$ 16 milhões. O Amapá, assim como outros 7 estados, aderiu ao convênio 85/2011 que trata de desoneração tributária para a construção de infraestrutura.

O diretor de política regulatória da Oi, Carlos Alberto Cidade, diz que a expectativa para a finalização das obras é de seis meses, a partir da obtenção de todas as licenças necessárias. A operadora já tem a licença do DNIT para a implantação das torres (a rede será aérea) ao longo da BR 156 e aguarda a liberação da Funai e do Ibama. Segundo ele, essas autorizações devem sair em algumas semanas. Cidade explica que a licença da Funai é a mais complicada porque envolve negociação com o conselho de caciques das tribos da região. Segundo ele, normalmente os índios solicitam um ponto de conexão à internet para a aldeia e acesso telefônico. Hoje a Oi tem 1,8 mil clientes do Velox na cidade e a expectativa do executivo é que haja um grande aumento de interessados com a chegada do PNBL.

A operadora espera instalar 12 mil portas de seu serviço de Internet fixa (Oi Velox) nos primeiros doze meses de operação e, em um segundo momento, levar sua rede para mais seis dos 16 municípios do Amapá, atendendo 570 mil pessoas, ou 85% da população urbana (81% da população total do estado).

O acordo da Oi com o governo do estado antecipa em pelo menos dois anos a chegada da fibra óptica no estado. Isso porque o linhão Tucuruí-Manaus-Macapá está previsto para ser concluído apenas em 2014.