20/04/2024

Dicas de uso para mensagens de texto por SMS


Mesmo que você tenha um celular muito moderno, você ainda pode ter várias vantagens enviando torpedos. Afinal, nem todos os seus contatos têm um smartphone. Sabendo disso, oTechTudo detalha sete dicas muito úteis para usuários de mensagens SMS.

Com a chegada de aplicativos para bate-papo e para envio de texto, as mensagens SMS podem ser vistas como ultrapassadas por alguns donos de smartphones. Se engana quem pensa assim, já que elas seguem cada vez mais populares entre os brasileiros. De acordo com um estudo do instituto Acision, no último trimestre de 2011 cada usuário de celular enviou em média 81 mensagens por mês. Este número representa um aumento de 69% em relação ao mesmo período de 2010, quando a média era de 48 mensagens.

Notícias e avisos

Algumas companhias enviam determinadas informações por torpedos. Você pode, por exemplo, receber regularmente novidades sobre seu artista favorito, as notícias mais importantes do dia, protocolo de atendimento do SAC, e até um aviso da escola de seu filho de que hoje ele faltou à aula. O Detran de alguns estados chega a permitir uma consulta de dados sobre sua carteira de motorista ou veículo, comunicando sobre multas, IPVA e seguro por mensagem de texto.

Tenha cuidado com eventuais cobranças por esses serviços. Além disso, pode haver envio constante de mensagens em diversos horários, o que muitas vezes incomoda o usuário.

Lembretes

Que tal programar seu celular para receber por SMS um lembrete de que sua carteira de motorista está prestes a vencer? Ou então que amanhã é o aniversário de sua esposa? Há empresas que já oferecem esse tipo de serviço, mas você mesmo pode criar um personalizado e gratuito através do Google Agenda.

Para isso, vá até a seção de Configuração de celular do Google Agenda e preencha os dados necessários. Você irá receber um código por torpedo, que deverá ser digitado no campo “Código de confirmação”. Com isso, você será redirecionado à página de notificações, na qual poderá configurar o seu celular para receber os lembretes que desejar.

Promoções

Embora ainda existam companhias que insistam em fazer concursos que exigem que o consumidor preencha vários cupons em papel, já se tornou comum o envio de SMS para que os usuários concorram a prêmios. Para isso, normalmente você deve enviar um código de algum produto para um número determinado e assim recebe um protocolo para participar da promoção.

Alguns restaurantes e lojas também enviam cupons de desconto via SMS. Basta apresentar o seu celular com a mensagem para aproveitar as ofertas.

Autenticador de login

O Google e o Facebook, entre outras empresas, podem enviar códigos aleatórios por SMS para que você use e autorize o login nas redes. Isso evita que algum hacker invada o seu perfil, mesmo que ele descubra sua senha. Você não precisará fazer isso constantemente em seu computador. Geralmente, esses serviços só pedem o código no primeiro acesso de cada PC. Ou então pedem novamente após um certo intervalo de tempo.

Controle financeiro

Quer evitar surpresas no fim do mês? Então ative o envio de controle de gastos por SMS de seu cartão de crédito. Assim você receberá uma mensagem informando o valor e o local de cada compra logo após ela ter sido efetuada. Dessa forma, você controla o que a sua família anda consumindo e descobre bem cedo se o seu cartão foi clonado, antes que o problema se torne ainda maior.

Você também pode ficar por dentro da movimentação de seu FGTS. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, oferece o envio de SMS gratuitos que informam o valor do depósito mensal feito pelo empregador e o saldo atualizado com juros e correção monetária, entre outros dados.

Atualizar Twitter



Você pode ativar sua conta no Twitter para postar as mensagens enviadas por SMS, mantendo seu microblog sempre atualizado. Para isso, basta enviar o texto para o número 40404.

Por enquanto, apenas os clientes das operadoras Tim e Nextel podem aproveitar esse recurso. Os outros precisarão usar números de outros países se quiserem atualizar seu Twitter por SMS, ficando sujeitos às tarifas internacionais de mensagens.

Seja qual for o seu caso, lembre-se de associar o seu celular à sua conta no Twitter.

Enviar mensagens

Sim, essa é a utilidade mais básica, mas ainda tem muita utilidade. Por exemplo: imagine que você precisa ligar para aquela tia que adora ficar puxando papo chato, só para dar um recado importante? Avisá-la por SMS pode evitar que você tenha que passar por isso.

É sua chance também de ser discreto. Não fale ao celular durante um velório ou em uma sessão de cinema, seja educado e use o SMS se precisar se comunicar com alguém. As mensagens de texto podem ainda ser uma boa alternativa para economizar na conta de telefone. Em vez de ficar pendurado na linha conversando trivialidades, segure a língua e envie um torpedo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários