16/12/2025
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AES Eletropaulo investe em atendimento ao cliente via SMS

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Distribuidora já recebe 100 mil torpedos por dia.

A mobilidade da população brasileira e a abrangência dos telefones celulares e outros dispositivos móveis possibilitaram à AES Eletropaulo a implantação de um sistema de atendimento ao cliente móvel. A Spring Wireless proverá soluções para maior agilidade no atendimento às solicitações dos 6,4 milhões de clientes da distribuidora.

“O objetivo da implantação de solução mobile na comunicação da companhia foi facilitar o contato com seus clientes por meio de SMS”, explica Yuri Fiaschi, diretor de novos negócios da Spring Wireless. Com a implantação do sistema, usuários e clientes da AES Eletropaulo podem, via SMS, solicitar a 2ª via de conta, religação de energia de urgência e informar sobre falta de energia elétrica.

“Contatos que geralmente eram feitos por telefone pelo Call Center, congestionando linhas de atendimento para informações simples, agora são feitos por SMS de maneira bem mais rápida e com custo menor para a companhia”, diz Yuri. O atendimento via SMS foi implantado há dois anos. Com o avanço dessa tecnologia e receptividade da população, houve ampliação em 100% da capacidade deste serviço em 2011. Atualmente são recebidos 100 mil torpedos por dia.

Para Teresa Vernaglia, diretora comercial da AES Eletropaulo, o objetivo da empresa é estar cada vez mais próxima da população. “Investimos R$ 44 milhões em melhorias no ano passado. Novas tecnologias são fundamentais para agilizarmos o atendimento ao cliente”, concluiu a executiva.

“O SMS é uma importante ferramenta de comunicação com a base de usuários que as empresas devem utilizar, respeitando as normas de privacidade, para agilizar o contato de maneira mais barata. Os planos das operadoras, cada vez mais acessíveis, garantem o sucesso das operações por mensagens”, afirma Yuri.

Durante o ano passado, o portfólio de soluções móveis da Spring Wireless para processos de missão crítica em campo foi expandido na AES Eletropaulo, com a atualização dos sistemas de serviços comerciais, permitindo a implantação de novas funcionalidades que facilitaram a atividade de campo dos eletricistas. Além disso, foram implantados os módulos específicos de manutenção de serviços emergenciais e fraude, abrangendo, portanto, toda a força de manutenção de campo da AES, compreendendo um contingente de mais de quatro mil turmas de trabalho em três turnos de atendimento.

“Com isso fecha-se o ciclo de atendimento automatizado ao consumidor final, uma vez que este agora pode abrir suas ocorrências por meio do canal de atendimento SMS e os técnicos em campo recebem esta solicitação por meio das soluções da Spring Wireless instaladas em seus dispositivos móveis (PDAs)”, conclui Yuri.

Para utilizar o serviço, o cliente deve mandar a mensagem do celular para o número 27373. No corpo da mensagem usar expressões corretas para o serviço que deseja, seguido pelo número da instalação, localizado na conta.


Já fez uma visita ao novo site sobre esportes da Vivo?

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Nesta segunda-feira (4/6), a Vivo lançou um novo site intitulado Eu Vivo Esporte que publicará conteúdos sobre a seleção brasileira e outras modalidades esportivas patrocinadoras pela marca.

“Eu Vivo Esporte” foi lançado no Museu do Futebol em São Paulo, localizado no estádio Pacaembu, em um ato com a participação de Pelé e outros desportistas.

O portal promoverá os projetos publicitários e sociais da marca Vivo na seleção brasileira de futebol, no clube de basquete Vivo França (São Paulo) e no de vôlei Vivo Minas (Minas Gerais).

Christian Gebara, diretor executivo de estratégia, marca e novos negócios da operadora, acha que o site marca uma nova etapa da empresa. “Queremos ser reconhecidos como a empresa que viabiliza a conexão dos brasileiros com o melhor do esporte”, afirmou.

O portal começou a operar com jogos virtuais online, fotografias, vídeos, notícias, concursos, espaços de interação entre os internautas e seus ídolos e cobertura dos Jogos Olímpicos, através do site “Terra”, empresa de conteúdos de internet da Vivo. O portal disponibilizará notícias sobre os vários clubes de futebol, vôlei e basquete, mas também publicará vídeos, fotos e entrevistas exclusivas com os jogadores dos times patrocinados. Serão criadas, além disso, promoções exclusivas para os clientes Vivo.

O ex-jogador e estrela do futebol Pelé é o padrinho do projeto e ganhou duas seções no portal Eu Vivo Esporte, uma sobre o esporte em si e outra sobre ele próprio. Na seção “Loucos por Esportes”, os usuários podem compartilhar loucuras que já cometeram pelo esporte. Em “Desafios do Rei”, os internautas podem responder perguntas sobre Pelé e as respostas mais criativas serão premiadas. Pelé lembrou a falta de telecomunicações na época, pois após conquistar o primeiro título mundial do país, na Suécia 58, os jogadores da seleção brasileira só falaram com suas famílias um dia depois. “Fizemos fila em um equipamento de radio e sem poder dar detalhes da final”, contou o ex-jogador.

No lançamento do portal, também participaram os desportistas brasileiros Hortência (basquete), Ana Moser e Henrique (vôlei), e o atual técnico da equipe Vivo França, Hélio Rubens. Hortência, Rubens e Moser também lideram projetos de inclusão social por meio do esporte com crianças e jovens dos bairros pobres de várias cidades brasileiras.

Vale a pena conferir mais essa novidade da maior operadora do Brasil!

Operadoras agregam serviços móveis para elevar ganhos com telefonia fixa

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Mesmo com o avanço da telefonia móvel sobre a fixa, esse mercado está longe de ser menosprezado pelas operadoras. As companhias vêm agregando serviços como banda larga, televisão por assinatura e até mesmo telefonia celular nos planos de linha fixa para manter e expandir a base de assinantes.

Essa estratégia pode não trazer ganhos imediatamente, pela necessidade das promoções para reter os clientes, mas agregam num segundo momento, em termos de geração de caixa e receita, segundo especialistas.

A banda larga e a TV por assinatura são alternativas para rentabilizar os serviços na rede fixa. ‘É um novo foco para as operadoras, sobretudo aquelas com rede fixa já implantada dentro de sua área de atuação’, diz o gerente da Huawei do Brasil, Sérgio Battaglia. O executivo da fornecedora de equipamentos para redes de telecomunicações cita que a Oi e a Vivo têm um ‘grande patrimônio’ em rede fixa e ‘necessidade de rentabilizá-lo’. ‘A telefonia fixa não foi esquecida, ao contrário, ela vem sendo incorporada na estratégia de serviços das teles’, avalia.

A Oi, por exemplo, lançou em março um pacote de telefonia fixa com móvel pré-pago ilimitado. ‘O telefone fixo é o ponto de partida para as ofertas integradas’, afirma o diretor de segmentos da operadora, Eduardo Aspesi. A tele vem redesenhando esse serviço como estratégia para o aumento da penetração da banda larga e TV paga. Com 12,8 milhões de linhas fixas, a Oi desacelerou o ritmo de redução no segmento residencial no primeiro trimestre deste ano em 1,6% sobre o quarto trimestre de 2011. Já na comparação com os três primeiros meses do ano passado, a queda de linhas fixas em serviço foi de 7,8%.

A operadora reposicionou os preços da banda larga em relação aos competidores, como estratégia para retenção dos clientes. “A expectativa é estabilizar a perda do fixo com outros serviços no mercado residencial”, ressaltou o presidente da Oi, Francisco Valim, a analistas e investidores. A oferta combinada de fixo e outros serviços reduz custos de venda, instalação e operação dos produtos, elevando o potencial de ganho de margem, explicou o executivo. Mas, inicialmente, os produtos são oferecidos em promoção, como forma de conquistar o cliente.

A Oi lidera o mercado de telefonia fixa no País, com uma fatia de 43,6% no primeiro trimestre deste ano, seguida pela Vivo (25,2%), Embratel (20,3%), GVT (7,3%), CTBC (1,7%) e TIM (1,2%). Entretanto, um ano antes, essa fatia era maior, de 46,9%. Nesse meio tempo, Embratel, GVT e TIM avançaram sobre o mercado da Oi.

A Vivo passou a comercializar os serviços de telefonia fixa e móvel, junto com a TV e banda larga, após a finalização da integração comercial com a Telefônica, em abril.

‘Há um movimento natural do cliente fixo em contar com internet e televisão’, diz o diretor executivo de marketing da Vivo, Daniel Cardoso. ‘É uma proposta de defesa da nossa base instalada’, complementa. Dentro desse pacote, os clientes de telefonia fixa podem ter taxas especiais nas tarifas para até três números móveis da Vivo.

Ao longo de 2012, a Vivo pretende expandir os serviços de telefonia fixa a todos os Estados brasileiros. Até o ano passado, antes da integração, a telefonia fixa do grupo espanhol estava restrita a São Paulo, para o mercado de assinantes pessoa física. A estimativa da operadora é atingir um mercado de 52 milhões de domicílios com as ofertas fixas.

Como funciona e como usar o dual-chip

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Se você não sabe que é um dual-chip ou um dual-sim, ou como eles funcionam, é simples: são aparelhos que suportam simultaneamente dois cartões SIM (ou seja, dois números de telefone) diferentes. Deste modo, eles possibilitam o uso de contas de duas operadoras, aproveitando as promoções de ligações e SMSs gratuitos de cada empresa de telefonia. Confira as dicas do Portal #Minha Operadora sobre o assunto.

Celulares com adaptadores dual-chip

Embora seja mais barato, já que assim você não precisa se desfazer do seu antigo celular, optar por um adaptador dual-chip não é o mais recomendado. Com ele, você pode incluir dois cartões SIM em um aparelho GSM comum, originalmente feito com um só slot. O problema é que, para isso funcionar, o usuário deve cortar a parte plástica dos seus chips (deixando só o pedaço dourado) e incluí-los em um adaptador que tem o tamanho de um cartão SIM padrão, mas tem encaixe para dois chips simultâneos.

Existe, ainda, um tipo de adaptador que não exige que os cartões sejam cortados, alocando os SIM inteiros um em cima do outro, mas não é tão fácil achar um desses.
Adaptador dual-chip

O adaptador é bem barato, funciona com praticamente todos os aparelhos e pode ser encontrado em lojas de eletrônicos físicas ou virtuais. Por incluir um software específico, ao ser encaixado no slot do celular ele automaticamente instala um menu no aparelho pelo qual os chips podem ser configurados.

No entanto, em um celular com adaptador dual-chip só permite a utilização de um número por vez para realizar funções como ligar ou enviar torpedos. E como a troca deve ser feita por meio do tal menu especial, muitas vezes é necessário reinicializar o celular. Outra desvantagem deste método é o gasto extra de bateria. Com ele, um aparelho com autonomia de três dias, por exemplo, pode ser descarregado em apenas 24 horas.

Celulares dual-chip nativos

Mesmo com a solução dos adaptadores, a nova moda do mercado de celulares são os modelos que já trazem a tecnologia dual-chip de fábrica. A variedade de aparelhos é muito grande: existem aparelhos dual SIM muito simples e baratos, outros mais sofisticados, e até mesmo smartphones com sistemas populares como Android e Symbian. Esses aparelhos possuem características bem diferentes em relação ao seu modo de habilitar um cartão SIM ou outro.

Primeiramente, o método de encaixe dos cartões muda entre os modelos. Enquanto alguns possuem entradas separadas para os chips na sua parte traseira – logo atrás da bateria -, outros dão apenas um pequeno espaço onde os dois SIM são encaixados, um em cima do outro. Existem também aparelhos que deixam o compartimento do segundo chip em um lugar separado, como na lateral do dispositivo, perto da entrada de cabos para conexão USB.

Enviar mensagens

Enviar mensagens em um modelo de celular com a função dual-chip é muito simples, mas alguns aparelhos têm modos de envio mais práticos que outros. É o caso do smartphone Samsung Galaxy Y Duos, que oferece uma interface simples para se digitar a SMS, e na hora do envio dispõe automaticamente dois botões (“SIM 1” e “SIM 2”), pelos quais você escolhe com que número você deseja mandar a mensagem.

Já o Nokia Asha 200, com Symbian, tem uma limitação muito grande, já que você precisa escolher no menu qual função vai dar a cada chip. Logo, já fica pré-definido qual número servirá para envio de torpedos e qual ficará a cargo das ligações e da Internet. Claro que dá para mudar quando quiser, mas é muito pouco prático ter que trocar as configurações toda vez que quiser enviar mensagens com números diferentes.

Fazer ligações

Em relação às chamadas de voz, também existem diferentes meios de se escolher qual chip usar na hora de ligar. O celular Android Samsung Galaxy Y Pro Duos, por exemplo, dispõe um botão que serve exclusivamente para fazer a troca dos cartões SIM. Desta forma, antes de efetuar uma ligação ou enviar uma mensagem, basta pressionar o atalho para que todas as funções do aparelho sejam feitas por um SIM específico, com a troca sendo realizada em poucos segundos. Já outros modelos contam com dois botões físicos de “Ligar”, um em cada lado do aparelho. Assim, você digita o número do telefone normalmente e aperta o “Ligar” referente ao chip com o qual você quer fazer a ligação.

Usar a Internet

A configuração da Internet nos telefones dual-SIM é a única que é bem semelhante na maioria dos aparelhos. Como a navegação pela web é uma ação normalmente muito rápida, é complicado que se escolha de qual chip vai ser utilizado o pacote de dados toda vez que o usuário quiser se conectar. Assim, o padrão dos modelos de celular faz com que você pré-defina o cartão SIM que dará acesso à Internet, podendo fazer a troca por meio do menu de configurações.

Banda Larga e TV por Assinatura tem pior valor percebido, segundo consumidores

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Um estudo inédito da CVA Solutions finalizado em abril com usuários de todo o país de internet banda larga fixa e móvel e TV por assinatura mostra que esses setores são muito mal avaliados pelos consumidores ficando com as últimas posições em um ranking de 35 setores da economia. Este é o primeiro ano em que a CVA Solutions pesquisa esses setores, sendo que até então os planos de saúde eram o segmento mais mal avaliado pelos consumidores. 

A operadora GVT, foi considerada pelos entrevistados a maior força de marca e também o melhor valor percebido em internet banda larga fixa. Na TV por assinatura, a Sky conquistou a maior força de marca e o melhor valor percebido. 

Na opinião dos entrevistados as operadoras de internet precisam investir mais em infra-estrutura para melhorar a qualidade de conexão, o padrão de sinal e o atendimento ao cliente. 

“Os dois setores estão muito deficientes na visão do consumidor. São necessários investimentos em infra-estrutura para que não aconteçam tantos problemas de conexão, quedas de sinal e um melhor atendimento quando o cliente liga para reclamar da qualidade do serviço prestado” destaca Sandro Cimatti, sócio diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria, subsidiária da norte-americana CVM Inc., há 10 anos no Brasil.  De acordo com ele, as mudanças precisam acontecer rapidamente. 

“As classes C e D estão em ascensão e consumindo mais internet e TV por assinatura. Se nada for feito a curto prazo os problemas de qualidade tendem a piorar” afirma o sócio diretor da CVA Solutions. 

O estudo da CVA tem por objetivo entender a estrutura de valor percebido (custo-benefício percebido) no mercado, a partir do ponto de vista do consumidor. Além de medir a posição competitiva das principais empresas e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável. 

O estudo ouviu 5.485 consumidores que utilizam a internet banda larga Fixa e Móvel em seus computadores pessoais. Foram citadas no estudo as empresas Claro, CTBC, Embratel, GVT, Net (Virtua), Oi (Velox), Telefônica (Speedy/Ajato), TIM e Vivo. 

A insatisfação do consumidor aparece não somente com relação à qualidade do serviço, mas também com o atendimento prestado. 

“Quando o consumidor tem algum problema técnico ele sabe que ao reclamar vai ter que enfrentar outro problema, já que o atendimento é deficiente. Em resumo, o serviço é caro, lento, a conexão é ruim e não há também qualidade no atendimento” ressalta Cimatti. 

No primeiro ano de estudo realizado sobre internet banda larga, o setor aparece com uma nota de 6,32 (em uma escala de 1 a 10), na última colocação entre 35 setores da economia pesquisados pela CVA. A posição é pior do que a dos planos de saúde, que obteve nota 6,54 e era até então o setor mais mal avaliado pelos consumidores de todo o país.

Procon-Recife divulga ranking de reclamações de maio. Claro em 4º lugar

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O atendimento do Procon-Recife registrou 335 queixas contra 130 empresas de produtos e serviços, no mês de maio. Quem liderou o ranking foi o supermercado Bompreço, com o registro de 17 reclamações de clientes e em seguida a Eletro Shopping, com 16 queixas.


Com o terceiro lugar em reclamações vem a Compesa (15) e no quarto lugar a operadora Claro, com 14 queixas. A lista das dez mais continua com o Hipercard (13), Bradesco (12), além da LG (10), operadora Oi, CCE (9), além da operadora TIM e da Nokia, com 8 queixas cada.

Oi é a 5ª empresa a entregar proposta para o 4G

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A Oi foi a quinta companhia a chegar na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a entrega de propostas do leilão de 4G, nesta terça-feira. Além da Oi, Vivo, Claro, Sky e Sunrise já haviam se credenciado mais cedo. Segundo o superintendente de serviços privados da Anatel, Bruno Ramos, os pacotes serão recebidos a partir das 10 horas e cada grupo interessado deverá apresentar 273 envelopes correspondentes a cada um dos lotes de faixas ofertadas. “Todos terão de entregar propostas para todas as faixas ainda que os envelopes possam estar vazios. Ou seja, nem eu nem ninguém saberá hoje em quais frequências cada empresa irá concorrer”, disse Ramos.

O valor mínimo somado de todos os lotes é de R$ 3,8 bilhões. O leilão da faixa de 2,5 gigahertz (GHz), voltada para a telefonia de quarta geração (4G), e da faixa de 450 megahertz (MHz), voltada para banda larga móvel rural, está marcado para o dia 12.

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Nokia Siemens terá US$ 12 milhões para apoiar empresas novatas

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A empresa Nokia Siemens Networks vai investir em novos negócios através de um fundo de venture capital. O montante inicial será de US$ 12,5 milhões. O fundo chamado de “Verso Spin-off Fund”, visa o desenvolvimento de negócios independentes. A companhia inicia também a busca de grandes empresas que queiram participar como investidores, ajudando na criação de negócios que ainda estão saindo do papel. 

“Queremos incentivar projetos que já não estão mais dentro de nossa estratégia de mercado e que, sem investimentos iniciais, tem grandes chances de serem extintos” disse por email Pekka Soini, diretor da Nokia Siemens Networks na Finlândia, por email. “O Verso Spin-Off Fund cria um modelo para que empresas possam confiar no investimento de capital inicial dessas startups”.

Segundo a empresa, cerca de 40 projetos candidatos já foram inscritos nesta fase. Segundo os investidores, o objetivo nesse início é criar um portfólio entre dez e trinta empresas novatas.

TIM reduz preços de aparelhos para mês dos Namorados

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Para impulsionar suas vendas em uma das datas mais importantes do varejo – o mês dos Namorados – a cada semana, a TIM oferecerá um modelo de aparelho com mais de 15% de desconto. Esta é a segunda redução feita pela operadora no ano e a iniciativa faz parte da estratégia de incentivar o acesso à internet pelo celular, popularizando o uso de aparelhos que proporcionam uma experiência mais completa de navegação. A TIM fechou 2011 com 27% de penetração de smartphones e webphones em sua base total de clientes.

Dentre os celulares que tiveram os preços reduzidos, o destaque é o recém-lançado Nokia Lumia 710 que, a partir de 4 de junho, custará R$ 849 nas lojas da TIM. A cada semana, a operadora apresentará uma oferta diferente de aparelho. Quem quiser presentear o amado na segunda semana do mês, por exemplo, pode optar pelo Motorola Motokey Ex116 com Wi-fi, que sairá por R$ 229. O LG Optimus PRO fecha o mês de ofertas, com a redução de 16,5% em seu preço. O aparelho, que oferece acesso à internet e redes sociais, além de combinar a tela touch com um teclado Qwerty, pode ser adquirido na última semana do mês por R$ 499.

Vale lembrar que a TIM mantém sua estratégia de vender aparelhos somente desbloqueados e sem contrato de fidelização, com valores vantajosos nos serviços, o que garante mais liberdade e economia para os usuários. A operadora facilita o pagamento no cartão de crédito em 12 parcelas sem juros para usuários de planos pós-pagos e em até três vezes sem juros para o pré-pago.

Veja abaixo alguns dos aparelhos que sofrerão redução nos preços:

CRONOGRAMA
APARELHO
DE
PARA
De 04/06/12 a 10/06/12
NOKIA LUMIA 710
R$ 999
R$ 849
De 11/06/12 a 17/06/12
MOTOROLA MOTOKEY WI-FI EX116
R$ 269
R$ 229
De 18/06/12 a 24/06/12
LG NEOSMART C365
R$ 289
R$ 219
De 25/06/12 a 01/07/12
LG OPTIMUS PRO C660
R$ 599
R$ 499