15/04/2024

Como funciona e como usar o dual-chip

Se você não sabe que é um dual-chip ou um dual-sim, ou como eles funcionam, é simples: são aparelhos que suportam simultaneamente dois cartões SIM (ou seja, dois números de telefone) diferentes. Deste modo, eles possibilitam o uso de contas de duas operadoras, aproveitando as promoções de ligações e SMSs gratuitos de cada empresa de telefonia. Confira as dicas do Portal #Minha Operadora sobre o assunto.

Celulares com adaptadores dual-chip

Embora seja mais barato, já que assim você não precisa se desfazer do seu antigo celular, optar por um adaptador dual-chip não é o mais recomendado. Com ele, você pode incluir dois cartões SIM em um aparelho GSM comum, originalmente feito com um só slot. O problema é que, para isso funcionar, o usuário deve cortar a parte plástica dos seus chips (deixando só o pedaço dourado) e incluí-los em um adaptador que tem o tamanho de um cartão SIM padrão, mas tem encaixe para dois chips simultâneos.

Existe, ainda, um tipo de adaptador que não exige que os cartões sejam cortados, alocando os SIM inteiros um em cima do outro, mas não é tão fácil achar um desses.
Adaptador dual-chip

O adaptador é bem barato, funciona com praticamente todos os aparelhos e pode ser encontrado em lojas de eletrônicos físicas ou virtuais. Por incluir um software específico, ao ser encaixado no slot do celular ele automaticamente instala um menu no aparelho pelo qual os chips podem ser configurados.

No entanto, em um celular com adaptador dual-chip só permite a utilização de um número por vez para realizar funções como ligar ou enviar torpedos. E como a troca deve ser feita por meio do tal menu especial, muitas vezes é necessário reinicializar o celular. Outra desvantagem deste método é o gasto extra de bateria. Com ele, um aparelho com autonomia de três dias, por exemplo, pode ser descarregado em apenas 24 horas.

Celulares dual-chip nativos

Mesmo com a solução dos adaptadores, a nova moda do mercado de celulares são os modelos que já trazem a tecnologia dual-chip de fábrica. A variedade de aparelhos é muito grande: existem aparelhos dual SIM muito simples e baratos, outros mais sofisticados, e até mesmo smartphones com sistemas populares como Android e Symbian. Esses aparelhos possuem características bem diferentes em relação ao seu modo de habilitar um cartão SIM ou outro.

Primeiramente, o método de encaixe dos cartões muda entre os modelos. Enquanto alguns possuem entradas separadas para os chips na sua parte traseira – logo atrás da bateria -, outros dão apenas um pequeno espaço onde os dois SIM são encaixados, um em cima do outro. Existem também aparelhos que deixam o compartimento do segundo chip em um lugar separado, como na lateral do dispositivo, perto da entrada de cabos para conexão USB.

Enviar mensagens

Enviar mensagens em um modelo de celular com a função dual-chip é muito simples, mas alguns aparelhos têm modos de envio mais práticos que outros. É o caso do smartphone Samsung Galaxy Y Duos, que oferece uma interface simples para se digitar a SMS, e na hora do envio dispõe automaticamente dois botões (“SIM 1” e “SIM 2”), pelos quais você escolhe com que número você deseja mandar a mensagem.

Já o Nokia Asha 200, com Symbian, tem uma limitação muito grande, já que você precisa escolher no menu qual função vai dar a cada chip. Logo, já fica pré-definido qual número servirá para envio de torpedos e qual ficará a cargo das ligações e da Internet. Claro que dá para mudar quando quiser, mas é muito pouco prático ter que trocar as configurações toda vez que quiser enviar mensagens com números diferentes.

Fazer ligações

Em relação às chamadas de voz, também existem diferentes meios de se escolher qual chip usar na hora de ligar. O celular Android Samsung Galaxy Y Pro Duos, por exemplo, dispõe um botão que serve exclusivamente para fazer a troca dos cartões SIM. Desta forma, antes de efetuar uma ligação ou enviar uma mensagem, basta pressionar o atalho para que todas as funções do aparelho sejam feitas por um SIM específico, com a troca sendo realizada em poucos segundos. Já outros modelos contam com dois botões físicos de “Ligar”, um em cada lado do aparelho. Assim, você digita o número do telefone normalmente e aperta o “Ligar” referente ao chip com o qual você quer fazer a ligação.

Usar a Internet

A configuração da Internet nos telefones dual-SIM é a única que é bem semelhante na maioria dos aparelhos. Como a navegação pela web é uma ação normalmente muito rápida, é complicado que se escolha de qual chip vai ser utilizado o pacote de dados toda vez que o usuário quiser se conectar. Assim, o padrão dos modelos de celular faz com que você pré-defina o cartão SIM que dará acesso à Internet, podendo fazer a troca por meio do menu de configurações.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários