13/12/2025
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TIM irá comprar plataforma de Inteligência Artificial

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Chamamento para fornecedores apresentarem suas propostas deve acontecer ainda neste ano.



A TIM irá comprar uma plataforma de Inteligência Artificial, como o Watson da IBM, para unificar toda a sua base de informações, organizar processos internos e automatizar o atendimento a clientes. 


O RFQ (chamamento para fornecedores apresentarem suas propostas) deve ser lançado ainda neste ano e a previsão é que a compra seja feita no primeiro trimestre de 2019.


Com a licitação, a TIM espera atrair empresas como Microsoft, IBM, Google e outros. A operadora não falou sobre o valor do edital, mas admitiu que será uma concorrência interessante para as empresas. 

A TIM já conta com um piloto conhecido como Tais para uma operação MVNO. O piloto já reduziu 60% do custo das operações da companhia. 

Com o sucesso da Tais, a operadora agora quer levar a ação para a rede, para o CRM, para o Marketing e para as vendas. 


VIU ISSO?


A infraestrutura contará com um único big data e o motor cognitivo irá ajudar a companhia a criar serviços com as informações da base de clientes

A meta é tornar a TIM um hub digital, com a criação de diferentes marketplaces.

A SKY também tem usado inteligência artificial em seus atendimentos de call center. 

O Agente Virtual da SKY tem solucionado 54,6% das chamadas relativas à motivos técnicos sem a necessidade de intervenção humana.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também anunciou que pretende usar da tecnologia para atender melhor aos cidadãos

A agência quer adotar um chatbot para otimizar o atendimento ao consumidor, especialmente para perguntas frequentes.

Vivo inova e apresenta robô interativo para atendimento

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Tecnologia será apresentada em coquetel de inauguração da nova Iconic Store da operadora.


A Vivo irá inaugurar sua 6ª Iconic Store no Brasil na noite desta quinta-feira (22), no shopping Morumbi, em São Paulo. Para celebrar a inauguração, a operadora irá apresenta o mais novo colaborador: um robô que irá interagir com clientes e visitantes loja.


O robô terá a missão de identificar os principais questionamentos dos visitantes, desenvolvendo repertório e gerando uma base de dados que irá alimentar a inteligência artificial alocada aos robôs das lojas da Vivo num futuro não distante. 


Por dois meses, o robô permanecerá na loja do Morumbi e poderá responder a perguntas sobre modelos de smartphones e sobre a loja.

O robô ainda tem incorporado os serviços digitais Vivo Play e Tidal para degustação dos clientes. 

Muito simpático, ele possui braços flexíveis que se movem em 360 graus, além de interagir com voz, movimentos, textos e expressões. 

O robô é do modelo Cruzr, da chinesa UBTECH e possui selo da Wayra, o hub de inovação aberta da Vivo. 



Segundo o vice-presidente de B2C da Vivo, Marcio Fabbris, buscar e conhecer as melhores práticas do mercado nacional e internacional e trazer isso para dentro do acirrado mercado de telecomunicações brasileiro têm sido um desafio recompensador para a Vivo.

O termômetro é o retorno da satisfação do cliente somado ao aumento da rentabilidade. 

“Queremos encantar as pessoas e esse é nosso objetivo com o conceito das iconic stores, que também serve de inspiração para todo o restante da nossa operação em todos os canais. Adicional a isso, trabalhamos fortemente e investimos muito em gente, afinal o varejo é em essência um negócio feito de pessoas, por pessoas e para pessoas. A tecnologia tem que nos ajudar a fazer melhor, mas acreditamos que o que realmente faz a diferença é o atendimento oferecido pelo nosso time, formado pelos melhores profissionais do país”, destaca Fabbris.

Nova Iconic Store


A nova Iconic Store que será inaugurada na noite desta quinta-feira (22) no shopping Morumbi é a terceira loja nesse modelo em São Paulo e a sexta no Brasil. 

A última Iconic Store foi inaugurada em Belo Horizonte, primeira cidade de Minas Gerais a receber o novo conceito de loja.

O design arquitetônico é inspirado na proposta de coworking e tem o objetivo de convidar o consumidor a viver novas experiências em um ambiente conectado, tecnológico e flexível. 


VIU ISSO?


O projeto foi desenvolvido pelo GAD, uma das mais importantes consultorias de Branding e Design do Brasil, e traz elementos mais rústicos, como tijolo, cimento queimado, madeira de reflorestamento e aço, sempre considerando as melhores práticas sustentáveis.

No entanto, esses elementos aliados ao intenso uso de tecnologia criam uma mistura de moderno com industrial.




Com layout diferenciado e desenvolvido para proporcionar uma experiência completa para o cliente, o novo espaço da Vivo conta com 192m², que comporta uma inovadora dinâmica de atendimento em 15 posições, entre físicas e volantes.

Duas dessas posições de atendimento são salas Premium, permitindo aos clientes atendimento exclusivo com hora marcada. 

Entre as novidades, está a implantação do conceito e espaço de coworking, que permitirá aos clientes e visitantes da loja trabalharem utilizando o Wi-Fi Vivo Fibra nos tablets e notebooks expostos. 

Nestes locais, o consumidor também poderá conectar seus próprios equipamentos e fazer uso da internet de ultra velocidade da Vivo. 

Já no Espaço Casa foi montado um ambiente aconchegante que remete à atmosfera mais íntima para experimentação do Vivo TV, Vivo Fibra e acesso a jogos.




O novo projeto da loja ganhou ainda o Espaço Guru, onde os especialistas em tecnologia da Vivo oferecem consultoria para orientar e tirar dúvidas de clientes. 

“A Vivo vem evoluindo os canais tradicionais, criando novos canais de atendimento, disponibilizando ferramentas online e permitindo acesso confiável, fácil e eficiente aos seus serviços e produtos para disponibilizar ao cliente maior autonomia em suas escolhas. Esse comprometimento em oferecer a melhor experiência também passa pela evolução do relacionamento dentro de uma loja da Vivo que é nosso principal canal de interação com os consumidores”, pontua o diretor de Lojas da Vivo, Fernando Rheingantz.

Conforme o diretor, todo o time de atendimento da Vivo também foi especialmente treinado para oferecer aos clientes a melhor experiência. Eles aprenderam técnicas de teatro e comunicação intuitiva para encantar cada vez mais o cliente. 

A Vivo também foi buscar as melhores práticas do segmento de hotelaria e entretenimento para levar ao cliente uma experiência completa no mundo do varejo, também chamado pela empresa de “DNA VIVO”.

A Vivo também está trazendo para o Brasil lojas no formato “Store in Store”. Por enquanto, há apenas duas no país: uma em Londrina (PR) e outra em Balneário Camboriú (SC).

Claro atualiza portfólio com apps ilimitados e dobro de internet

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Novidades não tem relação com a Black Friday e poderão ser adquiridas em qualquer data. 


A Claro atualizou o seu portfólio e trouxe um monte de novidades para seus clientes. A operadora liberou o acesso aos aplicativos Cabify, Easy, Waze, Facebook, Instagram e Twitter no plano Controle, além de dobrar a internet mantendo os preços no seu serviço de banda larga móvel.


As alterações não têm nada a ver com a Black Friday, é atualização de portfólio e poderão ser contratadas pelos consumidores em qualquer data.


A operadora também aumentou a quantidade de internet nas duas primeiras faixas do plano Controle para o cliente usar como quiser. Agora, os planos contam com 3GB, 4GB e 5G.

Outra mudança importante é que, a partir de agora, todos os planos passam a contar com ligações ilimitadas para todo o Brasil. 

Ou seja, o cliente faz ligações para onde e quando quiser, sem se preocupar com sustos no fim do mês ou ter que fazer uma recarga extra para continuar falando.

A Claro também seguiu os passos das concorrentes e liberou a navegação zero rating para outros apps, além do WhatsApp. 

Os clientes que optarem pelos planos de 4GB e 5GB tem acesso ilimitado aos aplicativos Cabify, Easy e Waze que facilitam a locomoção. 

Quem contratar a faixa de 5GB também tem acesso ilimitado aos apps de redes sociais do Facebook, Instagram e Twitter

A operadora manteve o WhatsApp liberado em todos os planos, inclusive para chamadas de voz e vídeo.

Dobro de internet na banda larga móvel


A operadora também turbinou os planos do seu serviço de banda larga móvel. A Claro está dobrando ou até triplicando as franquias oferecidas, mas sem mexer nos valores já praticados atualmente. 

Veja como fica:

O que era: 10GB por RS79,99 – Como será: 20GB por RS79,99
O que era: 20GB por RS99,99 – Como será: 40GB por RS99,99
O que era: 40GB por RS119,99 – Como será: 120GB por RS119,99

“A Claro está provando que as pessoas podem ter uma banda larga móvel de altíssima qualidade em todo o Brasil. Também estamos mostrando que é possível ter esse serviço por um preço justo e acessível, oferecendo pacotes de internet bastante robustos e que atendem a todos os perfis de consumo”, explica o diretor de marketing da operadora, Marcio Carvalho.

É importante destacar que as novas atualizações da operadora não fazem parte da Black Friday, é atualização de portfólio e podem ser contratada em qualquer data. 


VIU ISSO?


Black Week da Claro


Até a próxima segunda-feira (26), a Claro está com ofertas exclusivas para a Black Friday, com preços agressivos e vantagens reais. 

Durante o período, os clientes poderão adquirir smartphones com até R$3200 de desconto sobre o preço pré-pago e planos com o dobro de benefícios. 

No Pós-Pago, Controle ou Claro Internet, os clientes que contratarem planos nesse período levam o dobro de internet, válido por 12 meses. 

Por exemplo, quem compra a franquia mensal de 5GB, no Controle, vai levar 10GB. Já quem contrata 120GB, no Claro Internet, leva 240GB pra navegar onde e como quiser.

Quem é cliente Claro Pós ainda tem uma franquia de internet denominada Extra Play para assistir vídeos do Claro Video, NOW, Youtube e Netflix (sem custo) e apps ilimitados como Whatsapp, Instagram, Facebook, a plataforma digital Twitter e Waze, entre outros. 

Então, na Black Week o Claro Pós fica assim: se o cliente optar por um plano de 60GB por exemplo, ele tem mais 60GB de bônus pela Black Week e mais 60GB de Extra Play – totalizando 180GB.

Os empresários também poderão desfrutar de ofertas especiais no Claro Empresas. Assim como no Controle e no Pós, para pessoa física, as ofertas para empresas também garantem o dobro de franquia e acesso a uma boa variedade de apps ilimitados.

Já no Claro TV, o cliente que contratar a TV por assinatura no período de Black Friday ganhará gratuidade dos canais Telecine.

Quem optar por aproveitar a data para trocar seu smartphone por um modelo superior e com mais recursos, terá à disposição descontos de até R$ 3200,00. Como é o caso do Samsung S9, que sai por 12x de R$39,99 no Claro Pós 60GB. Já o Galaxy J6 fica por 12x de R$39,99 no Claro Pós 7GB.

“A Claro trabalha para sempre oferecer aos seus clientes as melhores opções, com os preços mais competitivos, uma rede novinha e com a maior velocidade do Brasil. A Black Friday é uma ótima oportunidade para que mais pessoas conheçam os diferenciais da Claro. Aqui o cliente vai ter um smartphone novo e planos em dobro com a internet mais rápida do Brasil”, finaliza Márcio Carvalho.

Netflix é o serviço que mais gera tráfego de dados na web

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Serviço é responsável por 13,75% do tráfego global.


De acordo com dados da Sandvine, empresa canadense de
equipamentos de rede, a plataforma de streaming de vídeo Netflix é responsável
pelo maior volume de dados que circulam na web, numa escala global.


O estudo revela que a Netflix, com seus mais de 100 milhões de assinantes, é responsável por 13,75% do tráfego global, levando em consideração download e upload. 


Em termos de região, nas Américas é onde a plataforma de streaming movimenta mais tráfego – 16,92%. No conjunto EMEA, formado por Europa, África e Oriente Médio a Netflix fica atrás do Youtube, que aparece na liderança com 15,11%. 
Na Ásia e Pacífico a Netflix tem resultado ainda menos expressivos, a companhia aparece em quinto lugar, com 5,24% do tráfego total. Nessa região é interessante notar também a força do torrent, o Bittorrent, um dos programas mais populares para essa finalidade, aparece em segundo lugar, responsável por 7,87%. 

Estanislau Bassols é o novo presidente da Sky Brasil

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Bassols assume o comando da Sky Brasil no início de 2019.




A partir de 2019 a Sky Brasil estará sob novo comando. Estanislau Bassols foi anunciado como novo presidente da companhia. Ele ficará no lugar de Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, que deixou a companhia após 15 anos de trabalhos prestados. A informação foi confirmada por Melissa Arnoldi, CEO da Vrio, empresa responsável pela divisão América Latina da DirecTV e Sky.

“O negócio da SKY no Brasil está passando por um grande momento e Bassols está excepcionalmente qualificado para construir sobre essa plataforma”, afirmou Melissa Arnoldi, CEO da Vrio Corp. “SKY é sinônimo do melhor conteúdo em entretenimento, excelente atendimento ao cliente e tecnologia de visualização líder. Sob sua liderança, estamos prontos para conquistar um novo nível nesta era de transformação digital. Estamos muito satisfeitos em saber que Bassols será parte da nossa Equipe de Liderança Executiva”.


Trajetória

A Sky destaca que Bassols possui uma notável carreira nos setores de telecomunicações e serviços, com posições de liderança, marketing, vendas, atendimento ao cliente, desenvolvimento de produtos e estratégia.
Entre 2007 e 2015, atuou como diretor executivo da Telefônica, onde melhorou processos de ponta a ponta e segmentação de clientes, lançou novos planos de serviços e produtos disruptivos, além de cortar custos e estabelecer uma forte rede de vendas. 

Bassols terá uma grande responsabilidade, já que assume a presidência da Sky em meio a turbulência sobre a incerteza da Sky poder continuar operando no Brasil, devido aos entraves com a Lei do SeAC (Lei 12.485/2011). 

Caso queira entender melhor essa história e conhecer a história da Sky leia a nossa reportagem especial sobre os 22 anos da companhia.

Black Friday: Moto G6 Play por R$ 699 na Oi

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Aparelho da Motorola conta com 3 GB de RAM e bateria de 4.000 mAh.


A Oi divulgou em seu site uma ação especial para o período
de Black Friday que envolve desconto no preço de alguns smartphones, ofertas
que valem para quem irá vincular o aparelho em algum plano da operadora. Um dos
modelos disponíveis é o Moto G6 Play que custa R$ 699.

Esse valor é válido quando associado com as seguintes opções de planos Oi Pós:

Pós Mais Top – R$ 99,90/mês

50 GB de franquia, minutos ilimitados e acesso ao Netflix, Youtube, Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp sem descontar a franquia.

Pós Mais Smart – R$ 90,90/mês

15 GB de franquia, minutos ilimitados e acesso ao Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp sem descontar da franquia.

Pós Mais Avançado – R$ 164,90/mês

25 GB de franquia, minutos ilimitados e acesso ao Youtube, Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp sem descontar da franquia.

VIU ISSO?



Moto G6 Play

O Moto G6 Play conta com tela de 5,7 polegadas com resolução de 1440×720 pixels, processador octa-core Snapdragon 430, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno. 

A câmera traseira é de 13 MP com abertura f/1.8, enquanto a frontal é de 8 MP com abertura f/2.2. A bateria é de 4.000 mAh.

De acordo com dados da empresa de consultoria Gfk a família de smartphones Moto G6, que além da versão Play inclui também o G6 e o G6 Plus, estão em segundo lugar na lista dos mais vendidos no Brasil em 2018, perdem apenas para a família Galaxy J7 (J7 Pro e J7 Prime) da Samsung.

Black Friday: Oi Fibra 100 Mega + 3 meses de Netflix por R$ 119,90

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Também tem oferta para o plano de 200 Mega; confira.

Tem nova promoção Oi Fibra rolando. Assinantes do plano de
100 Mega, chamado de Avançado, ganham 3 meses de assinatura da Netflix. O valor
mensal, com fidelidade de 12 meses, é R$ 119,90.

Para aqueles que desejam ainda mais velocidade, os 3 meses
de assinatura da Netflix, também estão valendo para o plano de 200 Mega,
chamado de Top. Nesse caso o valor mensal é R$ 174,90. A partir do 13º mês há
um acréscimo de R$ 45 em ambos os planos.


Ao assinar os planos os clientes também ganham acesso a plataforma de vídeo sob demanda, Oi Play, ligações ilimitadas para qualquer celular e fixo de todo o Brasil. Oi Wi-Fi, Oi Cloud, de 50 GB, antivírus e acesso ao portal educativo, com diversas ferramentas para aprimorar o ensino, também estão garantidos.

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Cobertura Oi Fibra

Para aproveitar a promoção você precisa estar em uma região que a Oi já esteja com o seu serviço FTTH ativo – esse é o termo técnico do serviço de fibra óptica direto para a residência dos usuários. 

A Oi já conta com mais de 825 mil clientes em seu serviço de fibra óptica. Até o fim do ano a operadora espera alcançar 1 milhão de instalações. Confira abaixo a relação completa de estados e municípios já contempladas com o serviço.
RS – Porto Alegre
PR – Curitiba
RJ – Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Cabo Frio, Nilópolis, Teresópolis
MG – Varginha, Montes Claros, Belo Horizonte, Pouso Alegre, Divinópolis e Poços de Caldas
PE – Recife
BA – Salvador
AM – Manaus
CE – Fortaleza
DF – Brasília
GO – Goiânia

Samsung x Huawei: o que esperar dos smartphones dobráveis com 5G

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Em 2019 os smartphones compatíveis com 5G irão vir com força total, alguns deles serão até dobráveis!

Samsung e Huawei ocupam, exatamente nessa ordem, o primeiro
e segundo lugar do topo das companhias que mais vendem smartphones no mundo. As
duas companhias asiáticas estão agora numa nova batalha: conquistar a atenção
dos consumidores com os smartphones dobráveis compatível com 5G.

Já faz alguns anos que a indústria está perseguindo os smartphones com telas flexíveis, que vá bem além em termos de ousadia ao que o G Flex, com sua tela curva, proporciona. A revolução é realmente a tela dobrável. 


O primeiro modelo a apostar nesse conceito foi o FlexPai, apresentado no início deste mês pela Rouyu Technology (Royole Corporation), porém o aparelho tem um cara meio de protótipo apresentado para fazer barulho no mercado. Na própria demonstração do produto alguns bugs ficam bem evidentes.
FlexPai

Os holofotes em torno desses tipos de aparelhos estão direcionados aos gigantes com muito mais poder de investimento e que não irão dar um “tiro no pé” a esta altura do campeonato e apostar em um modelo todo bugado e com cara de inacabado.

Dentre as gigantes Samsung e Huawei são as que estão correndo na frente por essa disputa de atenção em torno de smartphones dobráveis e que sejam compatíveis com 5G, já que a partir do ano que vem haverá um crescimento das redes 5G comerciais, é preciso aparelhos compatíveis, e se forem dobráveis, um desejo já antigo, mais fuzuê irá criar.

A Samsung já causou um grande barulho com o seu protótipo de tela flexível, batizado de Infinity Flex, demonstrado em uma conferência para desenvolvedores realizada este mês. Mesmo não se tratando de um aparelho pronto, e sem nenhuma menção a data de lançamento, rumores sobre um “desespero” da Huawei começaram a pipocar.
Infinity Flex da Samsung

A Huawei está determinada a lançar o seu smartphone dobrável compatível com 5G antes da sua principal concorrente. Segundo relatos do jornal ETNews o anúncio desse aparelho da Huawei deve ser feito já no início de 2019, durante a edição 2019 da MWC, maior evento do mundo relacionado ao mercado móvel.

Já no caso da Samsung o seu primeiro smartphone dobrável viria um pouco depois, em março. Este modelo que seria intitulado Galaxy F seria demonstrado em conjunto com uma versão do Galaxy S10 com suporte ao 5G.

VIU ISSO?

Em relação as especificações há pouca informação sobre o
modelo dobrável da Samsung. Está se falando muito mais sobre a possível faixa
de preço – o aparelho custaria em torno de US$ 1.750, o equivalente a R$ 6.622,
em conversão direta. Sim, essa brincadeira de smartphone dobrável não será
nenhum pouco barata.

Sobre o aparelho da Huawei há mais informações sobre os aspectos técnicos. O aparelho teria uma flexível de 8 polegadas. Quando fechado, a tela ficaria com 5 polegadas. Abaixo você pode conferir uma imagem com uma representação do aparelho, lembrando que não é oficial.

Representação de como seria o smartphone dobrável da Huawei

Quando aberto o smartphone se comporta mais como um tablet, e quando fechado ele lembra a grande maioria dos modelos atuais. Predominância de tela e o notch na parte superior.

Instituto NET Claro Embratel abre inscrições para Campus Mobile

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7ª edição do programa que busca jovens talentos para geração de novos serviços de telefonia dará uma viagem de imersão ao Vale do Silício, nos EUA.


Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Campus Mobile promovido pelo Instituto NET Claro Embratel. O programa identifica jovens talentos universitários que atuam na geração de conteúdos e novos serviços para a telefonia móvel. 


As inscrições podem ser individuais ou em equipe com até três membros pelo site do Instituto e estão abertas até a próxima quinta-feira (22). Ao todo, serão selecionados 65 projetos.


Podem concorrer universitários que estejam matriculados em curso de graduação de qualquer instituição de ensino superior do Brasil e estudantes formados entre os anos de 2017 e 2018.

Na edição deste ano, o Campus Mobile conta com categorias que vão impactar diretamente na rotina da população.

VIU ISSO?


A lista inclui educação, diversidade, smart cities e smart farm. As duas últimas devem buscar soluções para o desenvolvimento da vida urbana e da vida rural. 

O objetivo dessa edição é facilitar a criação de startups. O programa está dividido em cinco etapas: inscrição, seleção e divulgação das ideias e soluções, desenvolvimento dos projetos, finalização de protótipos e uma viagem de imersão no Vale do Silício, em São Francisco (EUA). 

Além da viagem, os estudantes concorrem ao aporte financeiro que vai de R$ 1,8 mil a R$ 6 mil, por projeto. 

Vivo terá que pagar R$ 200 mil em multa por deficiência de sinal

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Operadora também terá que instalar uma estação rádio-base de telefonia celular ou ampliar a capacidade das atuais ERBs na localidade.



A Vivo foi condenada a pagar uma indenização de R$ 200 mil por não informar aos consumidores de uma comunidade do Rio Grande do Sul sobre as deficiências no sinal de celular. 


A sentença foi dada pela 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que usou o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para justificar a condenação. 


O artigo obriga as empresas a informar aos consumidores sobre problemas em serviços que pretendem prestar. 

Para o tribunal, a Vivo também desrespeitou o artigo 22 do CDC, que obriga as empresas a prestas serviços de forma continua a seus clientes.

O desembargador Voltaire de Lima Moraes, relator do processo, disse ser inacreditável que pessoas que moram a cerca de 10 km da prefeitura não consigam utilizar seus aparelhos celulares. 

“De considerar, ainda, que, ao adquirir uma linha telefônica, o consumidor submete-se a um cadastro, onde declina o seu endereço. E é nessa ocasião que a representante da ré [Vivo] deveria então tê-los esclarecido de que não poderiam utilizar os seus celulares na região onde moram. Contudo, nenhum alerta a esse respeito consta dos autos de que os prepostos da demandada tenham feito aos adquirentes de linhas móveis”, anotou no acórdão.

Abaixo-assinado dos consumidores


Para instaurar o inquérito civil, depois transformado em ação civil pública, o Ministério Público (MP) usou como base as reclamações dos moradores da região da Recosta, localizada a 10km da sede do município de São Francisco de Paula, na serra gaúcha. 

Os moradores da região procuraram o MP para reclamar da falta de sinal de telefonia celular, o que inviabilizava o uso dos dispositivos comprados em lojas conveniadas da Vivo.


VIU ISSO?


No processo, o Ministério Público destacou os prejuízos causados pela deficiência de sinal às atividades domésticas e profissionais dos consumidores. 

O MP ainda pediu que a ré fosse condenada a instalar uma estação rádio-base de telefonia celular ou a ampliar a capacidade das atuais ERBs.

Também foi solicitado o pagamento de indenização por danos materiais, a ser calculados caso a caso, na liquidação da sentença, e por danos morais coletivos

Em sua defesa, a Vivo argumentou que a obrigação era exclusiva de outra operadora — a Oi

Mas, segundo o juiz Carlos Eduardo Lima Pinto, que julgou a ação procedente em primeira instância, “a alegação de que a obrigação de atendimento rural está a cargo da concessionária Oi no Rio Grande do Sul é simplista e não resiste a um exame um pouco mais cuidadoso.”

O juiz enfatiza que a Vivo usa de detalhes técnicos e regulatórios para se abster de prestar o serviço que oferece, mas é fato que os moradores da região estão sendo prejudicados pela falta de sinal. 

No final do mês passado, a operadora foi condenada a indenizar um de seus vendedores por cobrar metas fora do horário de trabalho via WhatsApp.

Recentemente, a TIM também foi condenada a pagar  indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 50 milhões. A Justiça reconheceu a prática abusiva da operadora ao promover a “derrubada” de chamadas da promoção Infinity por meio de sistema de interrupção automática.