Milhões de brasileiros sonham, há muito tempo, com a possibilidade de assistir canais de TV aberta diretamente no celular sem a necessidade de pagar mensalidades ou usar apps de terceiros para isso. Ao que parece, esse sonho está perto de virar realidade.
Recentemente, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, esteve em Curitiba, no Paraná, acompanhando os primeiros testes do 5G Broadcast, uma tecnologia que pode possibilitar a implantação da TV aberta nativamente em smartphones.
Esses testes iniciais acompanhados por Frederico de Siqueira Filho, em nome do Ministério das Comunicações, iniciaram-se no final de fevereiro na sede da Rede CNT, em Curitiba. A empresa responsável é a Rohde & Schwarz.
Como funciona o 5G Broadcast?
Para desmistificar essa novidade, vale o comparativo com a funcionalidade de Rádio FM, que esteve presente em diversos modelos de smartphone nas últimas décadas.
Com o 5G Broadcast, algo semelhante deve acontecer com o sinal de TV aberta, que poderá ser acessado nativamente nos dispositivos móveis sem a necessidade do uso de internet. O sinal digital de TV será recebido diretamente pelo hardware compatível dos dispositivos, sem depender de torres de telefonia móvel (celular).
Dentre os principais benefícios do 5G Broadcast estão a maior estabilidade de sinal, a ausência de gasto de dados móveis e o possível uso em transmissões de emergência ou massivas.
Nessa fase inicial de testes, a nova tecnologia ainda está ganhando um campo de transmissão próprio para ter cenários de nível de sinal e condições de rede ideais estabelecidos.
As primeiras transmissões começaram com potência de 30 watts, considerada baixa, para evitar interferências em outras redes de telefonia móvel já estabelecidas.
O secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch, explicou essas aplicações.
“O 5G Broadcast é um padrão tecnológico que permite a transmissão de televisão diretamente para dispositivos móveis. Os testes que estamos realizando aqui foram solicitados pelo Ministério das Comunicações e têm como objetivo avaliar se essa tecnologia pode operar de forma harmoniosa com as redes móveis já existentes, sem causar interferências”, esclareceu.
Uma vez estabelecido, o 5G Broadcast deve trazer o sinal de TV 3.0, a evolução da TV digital no Brasil, diretamente para os celulares. É uma verdadeira revolução na forma como esse tipo de conteúdo é consumido.

Boas expectativas
Durante os testes, o ministro Frederico de Siqueira reforçou a importância de movimentos “modernizadores” como esse.
“A recepção da TV 3.0 nos aparelhos celulares representa uma evolução importante para o setor de comunicações. Essa tecnologia combina o alcance da TV aberta com a mobilidade dos dispositivos digitais, ampliando o acesso da população à informação, ao entretenimento e aos serviços públicos”, destacou.
Já o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações, Vinícius Caram, ressaltou a evolução que chega também ao setor de radiodifusão.
“A evolução das tecnologias não acontece apenas nas redes móveis, mas também na radiodifusão. Estamos falando da TV 3.0 e agora da possibilidade de levar essa televisão para dispositivos móveis. O objetivo desses testes é justamente verificar se o sinal do 5G Broadcast pode operar sem causar interferências nos sistemas atuais. Se tudo avançar como esperado, a população brasileira poderá, em breve, receber o sinal da TV aberta e gratuita diretamente no smartphone, de forma simples e acessível”, finalizou.
Além do Brasil, diversos outros países já estão testando a tecnologia na tentativa de padronizar a transmissão de TV aberta digital para dispositivos móveis.
* Com informações do Ministério das Comunicações












