
A Vivo anunciou nesta sexta-feira (16), que a vice-presidência de engenharia e serviços ao cliente será comandada por Rogério Takayanagi, visando reforçar sua infraestrutura fixa e móvel no Brasil por meio de um planejamento tecnológico avançado, após o executivo acumular vasta experiência liderando transformações digitais em outras grandes operadoras nacionais e internacionais ao longo de três décadas de carreira no setor.
Sob o comando do novo vice-presidente, a operadora pretende dar continuidade à sua estratégia de impulsionar o crescimento das receitas e promover a convergência de serviços. Rogério Takayanagi responderá diretamente ao COO da companhia, Alex Salgado, com a missão de garantir simplicidade operacional e eficiência, suportando a empresa na liderança de um mercado em transformação acelerada e cada vez mais focado na conectividade de alta qualidade.
Leia mais:
- Starlink amplia estrutura no Brasil e contrata ex-TIM
- BB Cel? Banco do Brasil pode entrar no setor de MVNO para desbancar o Nubank
- Nelson Tanure, dono da Ligga e ex-TIM, é alvo da PF no caso Master
Histórico profissional e formação técnica
Formado em engenharia elétrica pela conceituada Poli-USP e com pós-graduação pela FGV, Takayanagi possui 30 anos de experiência no mercado de telecomunicações. Antes de chegar à Vivo, ele acumulou passagens por empresas como Promon e Value Partners, onde atuou em projetos globais de estratégia e M&A. Sua expertise técnica e gerencial é reconhecida por unir o conhecimento de engenharia com uma visão de negócios voltada para resultados tangíveis.

Na sua trajetória pela TIM, entre os anos de 2009 e 2016, o executivo exerceu o cargo de CMO, liderando o reposicionamento que dobrou a base de clientes da empresa. Outro marco importante foi sua atuação como CEO e cofundador do TIM Fiber (Live TIM). Nesse projeto, ele estabeleceu um benchmark mundial ao lançar o serviço em apenas cinco meses, consolidando sua reputação como um gestor capaz de acelerar entregas complexas e inovadoras no mercado de fibra.
Quer acompanhar tudo em primeira mão sobre o mundo das telecomunicações? Siga o Minha Operadora no Canal no WhatsApp, Instagram, Facebook, X e YouTube e não perca nenhuma atualização, alerta, promoção ou polêmica do setor!
Atuação estratégica e transição na Vivo
Em sua jornada mais recente na Oi, onde atuou até o final de 2024, Takayanagi foi Chief Strategy and Transformation Officer, liderando processos de simplificação digital e estratégias baseadas em dados. Ele também serviu como CRO para os segmentos Residencial e de Pequenas e Médias Empresas, focando na aceleração da rede de fibra. Além de sua nova função na Vivo, o executivo continua integrando conselhos de empresas como V.tal, Serede e Tahto.
Rogério Takayanagi chega para substituir Juan Claros, que ocupava a função desde abril de 2025, durante um período de reestruturações nos cargos de chefia da operadora. A mudança reforça o compromisso da Vivo em atrair talentos com perfil de execução para áreas críticas. Com sua entrada, a companhia busca solidificar sua infraestrutura de rede, garantindo que o planejamento tecnológico esteja alinhado com as demandas de um consumidor cada vez mais digital.





