05/12/2025

Recursos do Fust vai levar conectividade para áreas rurais de 24 municípios nordestinos

Um financiamento aprovado pelo BNDES vai possibilitar a construção de mais de mil quilômetros de rede de fibra óptica; saiba detalhes.

Salvar post

Por meio de recursos do Oriundo do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), 24 municípios do Nordeste terão sua rede de internet de banda larga e os serviços de telecomunicações após o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ter aprovado na última semana um financiamento de R$ 88,5 milhões para conectividade.

O recurso do Fust vai possibilitar a construção de mais de mil quilômetros de rede de fibra óptica em municípios prioritários da Paraíba e no Rio Grande do Norte, incluindo áreas rurais como parte das ações do Programa Rural+Conectado, projeto desenvolvido pelo Ministério e Pecuária (Mapa), em parceria com os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e das Comunicações (Mcom) e BNDES.

O Rural+Conectado é uma iniciativa do governo federal para ampliar a infraestrutura de conectividade nas zonas rurais, fomentando o desenvolvimento, a inclusão tecnológica e o aprimoramento da atividade agropecuária.

Gerido pela Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, o programa tem como objetivos melhorar o acesso à internet no campo, ofertar plataformas de conteúdos de qualidade para promover a inclusão tecnológica de produtores rurais e auxiliar no desenvolvimento de territórios com menor IDH, em todo o território nacional.

A secretária da SDI, Renata Miranda, conta: “Entendemos que esse investimento é de fundamental importância, pois vai possibilitar que os produtores rurais dos municípios atendidos tenham acesso à informação qualificada, à assistência técnica digital e a novas tecnologias, permitindo que a inovação chegue para quem mais precisa“.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon, mais de 340 mil habitantes serão beneficiados com acesso às redes que serão disponibilizadas pela infraestrutura em fibra óptica, promovendo o desenvolvimento econômico e social de municípios nordestinos.

O Fust foi criado pela Lei º 9.998, de 17 de agosto de 2000, e tem por finalidade proporcionar recursos destinados a cobrir a parcela de custo exclusivamente atribuível ao cumprimento das obrigações de universalização de serviços de telecomunicações, que não possa ser recuperada com a exploração eficiente do serviço, nos termos do disposto no inciso II do art. 81 da Lei no 9.472, de 16 de julho de 1997.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários