Fim da Alexa? Amazon demite responsáveis por esse serviço; entenda

Ana Cláudia

A Amazon teve prejuízos com a Alexa durante os últimos meses. Segundo o Business Insider, a empresa perdeu mais de US$ 10 bilhões em 2022 com a inteligência artificial. O produto já está no mercado há mais de 10 anos, é referência popular em relação ao que entrega como serviço, mas não é rentável. 

Alexa

Durante o primeiro trimestre de 2022, a divisão da Amazon que é responsável pela Alexa perdeu por volta de US$ 3 bilhões. Isso representa o dobro do prejuízo que outras partes da empresa tiveram no mesmo período. 

De tal forma, a Amazon ligou um alerta: vem aí mais uma demissão em massa. A expectativa é que mais de 10 mil funcionários sejam desligados, principalmente os que trabalham diretamente com a Alexa. 

A demissão em massa já havia sido citada neste mês, assim como fez o Twitter de Elon Musk, a Meta e a Disney. Todas essas empresas estão tentando reequilibrar as contas, diminuindo prejuízos. Com exceção do Twitter, que na verdade foi uma escolha de Elon Musk fazer o corte de funcionários quando ele virou o CEO da rede social. 

A Alexa não é motivo de prejuízo à toa. O mesmo site que divulgou essas informações, também conversou com ex-funcionários e eles informaram que todas as estratégias de monetização da Alexa deram erradas. 

A inteligência artificial está presente em vários produtos originais Amazon, porém isso não rende dinheiro para empresa. A compra do Fire TV Stick ou do Echo só gera a venda do produto e a utilização da Alexa não é monetizada, afinal, o público usa para soluções simples, como pesquisar uma música. A Amazon tinha o ideal de uso da Alexa para tudo, até fazer ações como compras online, porém o público não age assim.

A Alexa não vai acabar, porém não deve ter grandes investimentos ou atualizações, já que funcionários que cuidam desse serviço serão cortados da Amazon.

Share This Article
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários