12/07/2024

Tesla estuda fabricar smartphones, segundo banco; o que diz Elon Musk?

‘A relação entre carros e smartphones está se tornando cada vez mais integrada’, afirma relatório de analistas da Morgan Stanley.

Em meados de 2022, surgiram rumores de que a Tesla, empresa do segmento automobilístico de carros elétricos, estaria estudando lançar um smartphone, mas desde então nada foi concretizado. No entanto, o assunto volta ao mercado após o evento WWDC da Apple. Elon Musk, CEO da empresa, reacitou a possibilidade, mencionando que o desenvolvimento de um dispositivo assim “não é improvável”.

Imagens especulativas.

Com isso, analistas da Morgan Stanley acreditam que a Tesla deve desenvolver um aparelho celular em breve. Em um relatório ao, o banco de Wall Street, destacou que “A relação entre carros e smartphones está se tornando cada vez mais integrada”.

“As fronteiras entre automóveis e dispositivos móveis estão cada vez mais difusas”, complementam.

Os analistas especulam a tempo sobre a capacidade do avanço para áreas de computação avançada da Tesla. Inclusive, em outubro, eles ressaltaram a ideia de um assistente de inteligência artificial (IA) móvel como um avanço notável. “À medida que Musk intensifica seus investimentos em tecnologias de IA, como o projeto ‘Grok’, a sinergia estratégica e a experiência do usuário se tornam mais evidentes”, observaram os analistas.

Eles relataram que a supercomputação está se tornando fundamental do ponto de vista da indústria automotiva. O mesmo vale para data centers e dispositivos de borda, sendo que os modelos mais recentes da Tesla são capazes de receber atualizações de software remotamente, além de terem capacidade energética comparável a cerca de 2.000 iPhones.

“A imaginação se expande: e se seu smartphone pudesse utilizar a capacidade computacional e a energia da bateria do seu carro para rodar aplicativos de IA?” indagou a equipe da Morgan Stanley.

O analista Adam Jonas afirma que a Tesla tem a capacidade de criar um smartphone atraente que capitalizaria em suas tecnologias de bateria e armazenamento para executar aplicativos de IA sofisticados, efetivamente criando uma “chave de carro pesada”.

Após relatório, Elon Musk chegou a insinuar que a empresa pode criar sua própria pilha de tecnologia única para smartphones, mas espera que não seja necessário fazê-lo.

Smartphones com conectividade via satélite

Em 2022, quando saíram rumores do smartphone da Tesla, eles vieram acompanhado com a possibilidade do aparelho conter recursos integrados com outros produtos e serviços de companhias de Elon Musk. Entre elas está a capacidade do aparelho se conectar a rede de internet via satélite da Starlink.

Sabemos que a conectividade dos celulares com os serviços via satélite já está se tornando uma realidade. Recentemente, a SpaceX, empresa pioneira em tecnologia aeroespacial liderada por Elon Musk, realizou a primeira chamada de vídeo entre smartphones não modificados conectados ao serviço Direct to Cell. Então, não seria necessária uma grande novidade que o bilionário fizesse a integração dos serviços e produtos.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários