16/06/2024

Claro e Unicef discutem desafios e apresentam soluções sobre fracasso escolar

Evento em São Paulo, em parceria com Instituto Claro, discute os desafios e apresenta boas práticas para o enfrentamento do fracasso escolar.

A operadora Claro compartilhou que o Instituto Claro e a Unicef estão descutindo os desafios e buscando apresenta boas práticas para o enfrentamento do fracasso escolar. Dados do Unicef mostram que o Brasil vem reduzindo, ano após ano, os números de estudantes com atraso escolar.

Segundo as informações de 2023 13,3% dos estudantes do ensino fundamental das redes estaduais e municipais de ensino estão em distorção idade-série – ou seja, têm dois ou mais anos de atraso escolar. Em 2018, eram 19,7%. 

A operadora afirma que continuar reduzindo esses índices é um dos objetivos da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, iniciativa do UNICEF, apoiada pelo Instituto Claro, em parceria com redes públicas de ensino de sete Estados.

Os dados analisados pelo UNICEF, tendo como fonte o Inep, mostram que a redução da distorção idade-série aconteceu em todas as etapas de ensino público. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em 2018, 12,9% dos estudantes tinham dois ou mais anos de atraso – taxa que cai para 8,2% em 2023. Nos anos finais do Ensino Fundamental, eram 27,9% em distorção idade-série em 2018, versus 19,3% em 2023. E, no Ensino Médio, a taxa caiu de 31,1% em 2018 para 21,6% em 2023.

Embora o país tenha melhorado, ainda enfrenta desafios no combate ao fracasso escolar. A distorção idade-série cria um ciclo de repetências, onde estudantes não conseguem avançar nos estudos, ficando cada vez mais atrasados e muitas vezes abandonando a escola.

Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil, destaca que o fracasso escolar é frequentemente naturalizado, excluindo os estudantes mais vulneráveis, que já enfrentam outras violações de direitos. Ela enfatiza a importância de garantir integralmente os direitos de aprender e se desenvolver na idade adequada.

“Por trás dos números, está a naturalização do fracasso escolar que acaba por excluir sempre os estudantes em situação de maior vulnerabilidade, que já sofrem outras violações de direitos dentro e fora da escola. É fundamental assegurar de forma integral os direitos de aprender e de se desenvolver na idade certa”.

Trajetórias de Sucesso Escolar

Durante o Seminário Nacional Trajetórias de Sucesso Escolar, realizado em parceria com o Instituto Claro nesta terça-feira em São Paulo, foram apresentados dados relevantes sobre a educação.

O evento contou com a presença de estudantes, educadores e gestores de sete estados participantes do projeto (Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Sergipe), além de representantes do UNICEF, MEC, Undime Nacional e estaduais, CONSED, Instituto Claro e outras organizações parceiras. O objetivo foi discutir desafios e compartilhar boas práticas para enfrentar o fracasso escolar.

Monica destacou a importância do esforço conjunto entre governo, sociedade e comunidade escolar para entender as dificuldades dos estudantes e garantir que a escola ofereça oportunidades a todos.

“Enfrentar esse desafio requer um esforço em conjunto de governo, sociedade e comunidade escolar, para identificar quais as dificuldades vividas pelos estudantes, conhecer sua realidade e seus desafios para aprender. A escola deve ser um lugar de oportunidades para todos, sem deixar nenhum aluno para trás”.

Daniely Gomiero, da Claro, enfatizou que a educação é crucial para a transformação social e que a parceria com o UNICEF no projeto Trajetórias de Sucesso Escolar é vital para combater o abandono escolar e promover a inclusão produtiva dos jovens.

“A Claro acredita que a educação pode ser a chave para a transformação social e a parceria com o Unicef para o Trajetórias de Sucesso Escolar é fundamental para esse objetivo. Ao estabelecer uma ampla visão do cenário atual, o projeto oferece uma nova perspectiva para milhões de estudantes, contribuindo para combater o abandono escolar. A importância dessa iniciativa fica ainda mais evidente quando relacionamos a trajetória escolar a outro desafio da atualidade, a inclusão produtiva desses jovens na sociedade”.

A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE) visa apoiar estados e municípios na criação, implementação e monitoramento de políticas para combater a cultura de fracasso escolar. Seu objetivo é diagnosticar amplamente a distorção idade-série e o fracasso escolar no Brasil, além de oferecer recomendações para políticas educacionais que promovam o acesso, a permanência na escola e a aprendizagem dos estudantes.

O site da TSE disponibiliza materiais pedagógicos, experiências didáticas, textos, vídeos e dados sobre taxas de distorção, abandono escolar e reprovação, segmentados por gênero, raça e localidade, destacando a relação entre atraso escolar e desigualdades no país. A estratégia conta com o apoio do UNICEF, Instituto Claro e Porticus.

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