13/06/2024

Sensores da TIM são testados em projeto de iluminação inteligente

Sensores Nox da operadora fazem parte dos testes de produtos inovadores no âmbito do Programa Sandbox InovaTerê; saiba detalhes.

O Programa SandBox InovaTerê, um projeto piloto de iluminação pública inteligente, passou a contar com a participação da TIM, que instalou sensores Nox em ambiente regular do município de Teresópolis (RJ). A tecnologia foi instalada em locais estratégicos e permite a gestão remota da iluminação pública por meio de um aplicativo, utilizando Internet das Coisas (IoT).

Foto: Bruno Nepomuceno/Divulgação

Os sensores Nox da TIM fazem parte dos testes de produtos inovadores no âmbito do programa e estão sendo supervisionados e monitorados pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Secretaria de Serviços Públicos e acompanhados pelo Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia. Os testes visam avaliar a eficácia e aplicabilidade dos sensores Nox em diversos contextos urbanos.

Acoplados nas luminárias de led, com a tecnologia instalada pela operadora é possível realizar o acendimento e desligamento da solução “Smart Lighting”, assim como a intensidade da luz. Além de medirem em tempo real o consumo e informação sobre o funcionamento das lâmpadas 24 horas por dia.

Outras vantagens trazidas pelas lâmpadas de autogestão são a capacidade de identificar e avisar sobre problemas de iluminação e o uso de GPS. Com isso, a administração pública pode controlar e monitorar a iluminação de forma mais responsiva.

SandBox InovaTerê

É um projeto da Prefeitura de Teresópolis lançado em 2023 com o objetivo de fomentar soluções inovadoras para os problemas urbanos. Teresópolis está entre as 28 cidades brasileiras que regulamentaram o SandBox. O Prefeito Vinicius Claussen e os representantes das empresas homologadas para o projeto Sandbox InovaTerê assinaram, no final de janeiro, o Termo de Autorização para implementação das soluções aprovadas.

Seis soluções estão sendo testadas no programa até novembro deste ano, quando será feita avaliação sobre a relevância e a contribuição dos projetos para a sociedade. A partir daí, o município poderá contratar a solução que apresentar resultados efetivos e práticos, de acordo com o Marco Regulatório das Startups, que viabiliza a implementação do Sandbox nos municípios.

A TIM é a única operadora, mas que também tem participado de outros projetos de iluminação inteligente pelo país. A tele foi contratada pela Engie, em 2022, para implementar uma solução de gestão de iluminação pública para a cidade de Petrolina.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários