18/06/2024

Comunidade indígena recebe computadores do Governo Federal

Ministério das Comunicações, por meio de programa de incentivo à educação, levou computadores para comunidade em Pernambuco.

Nesta quinta-feira (16), o Ministério das Comunicações doou 25 computadores para aldeias indígenas em Pesqueira, Pernambuco, através do programa Computadores para Inclusão. A comunidade Xukuru, localizada na Serra do Ororubá, recebeu as máquinas para instalação em um espaço usado como associação de moradores.

Dividida em cerca de 20 aldeias, a população vive a uma altitude de aproximadamente 1,1 mil metros. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou a importância da inclusão digital para conectar pessoas e acessar conhecimento.

“O sentimento dessa entrega na aldeia Xukuru é único e nos motiva cada vez mais a conectar quem ainda não faz parte do mundo digital. Sem um ambiente inclusivo digitalmente, a maior parte da população fica privada de se comunicar e de acessar o conhecimento”.

Equipamentos serão fornecidos para promover inclusão digital e interação social entre crianças, jovens e adultos na aldeia. O cacique Marcos Xukuru ressaltou a necessidade de salas digitais para atender às mais de 3 mil crianças Xukuru e 37 escolas na região, visando garantir acesso a computadores, pesquisa e aprendizado.

“Hoje são mais de 3 mil alunos Xukuru e 37 escolas no território. Nem todos têm acesso (ao computador). Precisamos de salas digitais para atender nossa região, nossas escolas, para termos inclusão, pesquisar e aprender”.

As máquinas serão utilizadas para auxiliar os indígenas em questões burocráticas como trâmites com o INSS e obtenção de documentos como a carteira de identidade, além de contribuir para sua formação e aprendizado.

Máquinas ociosas de instituições como Caixa Econômica Federal, IBGE e Tribunal Regional Eleitoral foram doadas ao Centro de Recondicionamento de Computadores de Recife, um dos 23 CRCs no Brasil. O centro oferece cursos gratuitos para capacitar pessoas de todas as idades na recuperação de máquinas, abrindo oportunidades de nova profissão e inserção no mercado de trabalho.

O MCom destaca que o programa “Computadores para Inclusão” revitaliza equipamentos obsoletos ou danificados de instituições públicas e empresas, encaminhando-os para Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs).

Estes são preparados para uso por estudantes, principalmente jovens em situação de vulnerabilidade social, durante aulas de formação profissional. Até agora, o programa doou 40 mil equipamentos para 2,6 mil Pontos de Inclusão Digital em 805 municípios no Brasil, oferecendo mais de 150 cursos e capacitando mais de 36,4 mil alunos para a era digital.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários