26/04/2024

MCom e UNICEF celebram união para conectividade em escolas públicas

Parceria entre MCom e UNICEF visa promover melhorias na qualidade da internet das escolas públicas pelo Brasil.

O MCom e a UNICEF celebram união para melhorar conectividade nas escolas públicas. Foi assinado nesta segunda-feira, 10, em Brasília, DF, um acordo entre o Ministério das Comunicações (MCom) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o objetivo de promover iniciativas conjuntas para ampliar o acesso à internet em escolas públicas dos municípios brasileiros mais vulneráveis. 

MCom UNICEF
Youssouf Abdel-Jelil e Juscelino Filho.

A ação busca aumentar a inclusão digital de crianças e adolescentes, de acordo com a determinação do presidente Lula de levar a inclusão digital para todo o país como forma de promover inclusão social, gerar emprego, renda e fazer a diferença na vida das pessoas. 

Essa parceria com o UNICEF é de grande importância e contribuirá para o MCom alcançar esse objetivo, afirmou o ministro.

“Uma das determinações do presidente Lula é levar inclusão digital para todo o país. Levando inclusão digital, levaremos inclusão social, vamos gerar emprego, renda e, principalmente, fazer a diferença na vida das pessoas. Essa parceria com o UNICEF é muito importante e vai ajudar o Ministério das Comunicações a alcançar esse objetivo”.

Como será a parceria MCom UNICEF

A parceria com a UNICEF irá fortalecer as iniciativas já em andamento pelo Ministério das Comunicações para melhorar a conectividade nas escolas. 

Isso inclui o Programa Wi-Fi Brasil, a priorização dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, o Fust, para a área e a implementação dos compromissos do leilão do 5G, que são gerenciados pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) e têm R$ 3,1 bilhões destinados ao setor. Essas são algumas das oportunidades para compartilhar experiências.

Além disso, o acordo também permitirá o início de um plano de trabalho com o Projeto GIGA no Brasil, visando à geolocalização das escolas e ao monitoramento em tempo real da qualidade do acesso à internet, possibilitando uma estimativa precisa das lacunas e custos de conectividade, o que contribui para o planejamento governamental na área.

“É direito de cada criança e adolescente ter acesso às tecnologias e à conectividade, pois a exclusão digital aumenta as exclusões a que meninas e meninos de comunidades vulneráveis e de difícil acesso estão expostos. A assinatura do memorando com o Ministério das Comunicações é um passo importante para avançarmos na inclusão digital”, afirma Youssouf Abdel-Jelil.

No Brasil, uma das principais estratégias do organismo internacional é a aplicação do Selo Unicef, presente em mais de 2 mil municípios localizados na Amazônia e no Semiárido. Através do Selo, o UNICEF irá identificar líderes na gestão pública municipal que receberão apoio e formação para acelerar a implementação das políticas de conectividade nas escolas.

Projeto GIGA 

O GIGA é uma iniciativa lançada pelo UNICEF em parceria com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), em setembro de 2019, com o objetivo de prover acesso à internet em todas as escolas e disponibilizar informações, oportunidades e escolhas para os jovens até 2030. Com 14 parceiros corporativos e sem fins lucrativos, o GIGA mapeia em tempo real o acesso à internet nas escolas, desenvolve modelos de financiamento inovadores e oferece suporte para contratos governamentais relacionados à conectividade.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) atua em algumas das regiões mais desafiadoras do mundo, buscando alcançar as crianças mais vulneráveis do planeta. Presente em mais de 190 países e territórios, a organização trabalha para cada criança, em todos os lugares, visando construir um mundo melhor para todos.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários