29/04/2024

Vivo leva conectividade para produção agrícola do Grupo Bom Jesus

Projeto consiste em amplo ecossistema digital com conectividade para habilitação de soluções IoT, IA e Machine Learning; saiba mais.

Por meio de um acordo com o Grupo Bom Jesus, no estado do Mato Grosso, a Vivo vai levar conectividade para uma área com 28 mil hectares que engloba algumas fazendas do grupo, que também mantém operação nos estados da Bahia e Piauí. O contrato é parte da iniciativa de digitalização do campo da operadora em um projeto para levar 4G para essas áreas.

A infraestrutura de conexão, além da rede 4G, inclui as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M), específicas para suportar aplicações digitais no campo. A Vivo ainda será responsável por toda a infraestrutura e equipamentos de telecom, como a construção de torres e backhaul, cobrindo toda a operação.

Com o acordo, o Grupo Bom Jesus tornará sua operação no Mato Grosso mais digitalizada e ainda mais eficiente. Com a conectividade cobrindo toda a área de cultivo, a companhia amplia os controles da operação e acompanhamento em tempo real, com destaque à automação de todo o seu maquinário agrícola, caminhões e estações climáticas.

Laerte Marroni, gerente de TI do Grupo Bom Jesus, destaca que “A transformação digital no campo, impulsionada pela conectividade 4G, oferece oportunidades significativas para aumentar a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade nas atividades agrícolas, com benefícios como informação em tempo real, monitoramento remoto, automatização e controle, gestão de recursos eficiente, rastreabilidade e segurança”.

Já Diego Aguiar, diretor de IoT e Big Data da Vivo, diz que “A conectividade é a base de tudo, mas vamos além e evoluímos nossa proposta de orquestrador deste poderoso ambiente digital de soluções, reunindo conhecimento técnico, experiência e aportando inovação aos projetos”.

“A parceria com o Grupo Bom Jesus tem potencial para alavancar a utilização das tecnologias disponíveis e criar um ambiente dinâmico e veloz, através da captação de dados da operação no campo em tempo real, trazendo eficiência e produtividade para o processo produtivo”, finaliza Aguiar.

De acordo com a Vivo, sua estratégia para o agronegócio se baseia na orquestração de um amplo ecossistema digital ao agronegócio, além da cocriação dos casos de uso com o próprio produtor rural.

Além de conectividade, o Vivo Agro conta com soluções de dados detalhados de microclima, dados da operação de todos e quaisquer maquinários, dados conjuntos e individualizados de atividades pecuárias, além de parcerias com universidades e startups com foco na pesquisa e desenvolvimento de soluções.

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