05/04/2024

Conectividade 4G da TIM eleva indicadores ESG em setor agrícola

São Martinho colhe os frutos de investimentos em conectividade após três anos de parceria com a tele, destacando a Unidade Iracema (UIR).

Em parceria com a TIM, a São Martinho tem contribuído para a melhoria no setor agrícola e levado indicadores ESG para com o 4G da operadora para a Unidade Iracema (UIR), localizada em Iracemápolis, interior de São Paulo. A conectividade em 300 equipamentos agrícolas tem gerado efeitos positivos.

Por meio do monitoramento realizado pelo Centro de Operações Agrícolas (COA), todos os equipamentos conectados com o 4G e computadores de bordo são acompanhados durante a colheita da cana. O controle de bordo dos tratores e colhedoras conectadas contribuem para menor emissão de CO2.

A cobertura 4G da TIM tem contribuído para o trabalho na colheita, no monitoramento de incêndios e na melhoria das condições de trabalho dos cerca de 2 mil colaboradores diretos.

Inclusive, a UIR afirmou que houve uma redução no tempo de resposta de 20% em relação ao monitoramento das equipes brigadistas que combatem os focos de incêndios acidentais e/ou criminosos que atingem os seus canaviais. A tecnologia busca promover uma comunicação em tempo real com o COA, assim que qualquer sinal de fumaça é detectado pelas câmeras instaladas nos canaviais.

A conectividade com 4G ajudou na gestão do consumo de diesel e desde 2020, o tempo médio ocioso dos motores dos equipamentos agrícolas da empresa de sucroenergético caiu 18%. É importante destacar que a São Martinho não promove ou utiliza queimadas para colheita da cana-de-açúcar em suas unidades, sendo realizada de forma 100% mecanizada, e adota todas as medidas de prevenção e combate a incêndios, prezando pela segurança de seus colaboradores e comunidade.

“A sustentabilidade está presente em toda a cadeia produtiva da São Martinho e em nossa cultura. É um pilar estratégico na forma de gerir e operar nosso negócio, que tem como missão produzir o carbono renovável mais barato do planeta. Por isso, investimos constantemente em melhorias de processos, no desenvolvimento dos nossos colaboradores e em inovação. O 4G implantado em parceria com a TIM na Unidade Iracema é um bom exemplo de como a conectividade, aliada às boas práticas operacionais e de gestão, pode contribuir para a melhoria de índices de sustentabilidade e eficiência operacional”, destaca Oscar Paulino, Gerente de Sustentabilidade da São Martinho.

A Unidade Iracema foi fundada em 1937 e recebeu conectividade da TIM em 2020, com 4G em frequência de 700MHz. Em uma área de mais de 30 mil hectares, tem capacidade de processamento de 3,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, trabalhando principalmente com açúcar, etanol e bioeletricidade. A TIM também está presente na Unidade São Martinho, em Pradópolis (SP), com um projeto 4G e o Centro de Inovação em 5G, e na Unidade Boa Vista, em Quirinópolis (GO).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários