10/04/2024

Anatel abre tomada de subsídios sobre inteligência artificial e conectividade

Após realizar evento sobre inteligência artificial e conectividade a agência lançou uma tomada de subsídios sobre o tema.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou uma tomada de subsídios para coletar informações e percepções da sociedade sobre o papel da conectividade como plataforma para o pleno desenvolvimento de tecnologias emergentes, especialmente a Inteligência Artificial (IA).

xr:d:DAFM9cUtXWQ:3871,j:2942400920572634260,t:24041020

As contribuições podem ser enviadas até 9 de junho de 2024 por meio do sistema Participa, onde também está disponível o relatório da Anatel sobre o assunto. Essa iniciativa faz parte do Plano Estratégico para o período de 2023 a 2027, com o objetivo de impulsionar a transformação digital na sociedade.

Durante o evento “Inteligência Artificial e o Futuro da Conectividade: uma Visão Coletiva”, realizado pela Anatel em Brasília, o superintendente executivo da agência, Abraão Balbino, anunciou a abertura da tomada de subsídios.

Ele destacou que nos últimos anos a Anatel tem ampliado seu escopo além das telecomunicações tradicionais em seu planejamento estratégico, devido à demanda do ambiente digital. A iniciativa visa coletar contribuições da sociedade sobre o papel da conectividade como plataforma para o desenvolvimento de tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial.

“A Agência tem buscado nos últimos anos, dentro do seu planejamento estratégico, a ampliação dos seus horizontes para além das telecomunicações stricto sensu, até porque esse ambiente digital está exigindo este reposicionamento da Agência”.

O documento “IA – Inteligência Artificial: Visão Institucional de Futuro” da Anatel destaca os benefícios econômicos e sociais da IA em áreas como saúde, educação, segurança alimentar, agricultura, gestão de infraestruturas e indústria, energia, eficiência energética, meio ambiente, adaptação às mudanças climáticas e setor financeiro.

No entanto, a rápida evolução da IA levanta preocupações sobre seu impacto na sociedade e sua adoção ética. É essencial orientar o desenvolvimento e uso responsáveis dessa tecnologia.

O evento “Inteligência Artificial e o Futuro da Conectividade: uma Visão Coletiva” pode ser assistido no canal da Anatel no YouTube ou você pode conferir a matéria sobre o assunto aqui.

Durante a abertura do evento, foi assinado um acordo de cooperação entre a Anatel, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre conectividade significativa e inteligência artificial.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários