26/04/2024

Adaptação no 5G pode aumentar vida útil das baterias dos celulares, diz estudo

Segundo o estudo essa mudança na infraestrutura da rede 5G pode ser muito efetiva, porém não surte efeito se for feita no 4G.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego descobriram que a construção de várias estações pequenas para distribuir o sinal 5G, em vez de uma única torre de grande potência, pode aumentar a vida útil da bateria dos celulares em até 50%. Essa descoberta foi relatada pela revista New Scientist.

xr:d:DAFM9cUtXWQ:3877,j:4203408829580296913,t:24041023

Cientistas recentemente publicaram um estudo destacando os benefícios de reavaliar a cobertura das novas redes de internet móvel. Esta abordagem não só melhora a autonomia dos dispositivos, mas também pode triplicar a economia de energia ao eliminar a necessidade de torres.

Sugere-se um sistema alternativo para distribuir o 5G, composto por várias pequenas estações instaladas em postes ou edifícios, substituindo as torres de grande alcance. Essas estações, embora tenham sinais mais fracos, formariam uma rede densa para cobrir toda a área.

No método convencional de transmissão de sinais para smartphones, sinais fracos são enviados para todas as unidades, o que requer que cada smartphone envie grandes quantidades de dados para a torre, muitas vezes distante, resultando em maior consumo de energia. Em contraste, no novo método, a perda de sinal é reduzida, pois os dispositivos estão mais próximos das estações, o que leva a uma menor utilização de energia.

O modelo que adota o uso de múltiplas torres 5G de menor potência em lugar de uma única torre de grande potência tem mostrado eficiência em prolongar a vida útil da bateria de dispositivos celulares, mas essa eficácia é observada principalmente quando aplicada em infraestruturas de redes mais recentes. Este conceito foi investigado por meio de estudos nos quais os pesquisadores empregaram simulações das comunicações entre estações base e dispositivos móveis utilizando modelos tridimensionais de ambientes urbanos reais.

Os resultados revelaram que a abordagem das células pequenas não é eficaz no contexto do 4G, devido aos atrasos na transmissão de dados característicos dessa tecnologia mais antiga. Nessas circunstâncias, as torres de grande potência se mostram mais adequadas para assegurar a cobertura necessária.

No entanto, no contexto do 5G, a capacidade de realizar transições contínuas entre múltiplas torres, formando uma rede mais densa, está em sintonia com a proposta desse modelo alternativo de infraestrutura, tornando-o mais apropriado para as exigências dessa tecnologia de comunicação de próxima geração.

O sistema desenvolvido pela UC San Diego não só aprimora a cobertura do 5G em ambientes urbanos, mas também promove a sustentabilidade ao reduzir a necessidade de grandes torres, resultando em economia para as operadoras de telecomunicações, conforme ressaltado no artigo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários