10/04/2024

10 dicas para criar vídeos mais inclusivos e atingir públicos variados

A pandemia da Covid-19 nos trouxe uma profusão de webinars e lives, uma vez que estávamos em isolamento social. E, nestes produtos, uma figura se destacou: a dos intérpretes de Libras. Tanto no contexto pandêmico quanto no próprio mundo digital em que vivemos, os vídeos são uma ferramenta poderosa de comunicação e expressão. Mas, como deixá-los mais inclusivos?

De fato, para que todos possam desfrutar igualmente do conteúdo audiovisual, é essencial que os criadores de conteúdo se comprometam com a inclusão. Afinal, a acessibilidade não é apenas uma questão de empatia, mas um direito garantido por lei. No Brasil, por exemplo, temos a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

O texto, criado em 2015, tem o objetivo de assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência. Isso só reforça a necessidade de conteúdos acessíveis, garantindo que as deficiências visuais, auditivas ou outras não sejam um obstáculo para o acesso à informação e entretenimento.

Isso inclui, é claro, os vídeos. A boa notícia é que softwares de edição de vídeo, como o Filmora, facilitam a criação de produtos que atinjam público variado. Com recursos como adição de legendas, audiodescrição e para converter texto em voz natural, as ferramentas democratizam a inclusão, permitindo que criadores de todos os níveis técnicos produzam conteúdo verdadeiramente acessível.

A importância dos vídeos para a inclusão

Os vídeos têm um papel fundamental na inclusão social, especialmente nas redes sociais e outras plataformas digitais. Para pessoas com deficiência visual, os vídeos podem ser enriquecidos com descrições de áudio detalhadas, conhecidas como audiodescrição, que fornecem um relato do que está acontecendo na tela. Isso permite que indivíduos cegos ou com baixa visão compreendam o conteúdo visual e participem de experiências culturais e educacionais.

Para a comunidade surda ou com deficiência auditiva, a inclusão vem na forma de legendas fechadas e interpretação em língua de sinais. As legendas permitem que pessoas com dificuldades auditivas leiam o que está sendo dito, enquanto a interpretação em língua de sinais transforma a fala em um formato visual-manual que pode ser compreendido por usuários fluentes dessa linguagem.

Além disso, a presença de vídeos acessíveis incentiva a conscientização e a sensibilização para as questões de acessibilidade. Quando criadores de conteúdo e plataformas adotam práticas inclusivas, eles não apenas expandem seu alcance, mas também promovem uma cultura de inclusão onde a diversidade é valorizada e as necessidades de todos são consideradas.

Por fim, a tecnologia de vídeos inclusivos tem o potencial de fomentar comunidades mais integradas. Ao facilitar o acesso a informações e entretenimento, essas ferramentas digitais podem ajudar a quebrar barreiras, promover a igualdade e fortalecer os laços sociais entre pessoas de todas as habilidades.

Essa inclusão é lei

Lembra da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência? Ela também trata da acessibilidade para sites e plataformas. Afinal, esse é um tema essencial, portanto, sua falta pode levar a processos judiciais e multas, embora o valor da penalidade seja determinado caso a caso. 

A inacessibilidade afeta gravemente a comunidade surda, que enfrenta barreiras significativas devido à dependência da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e à dificuldade de compreensão do português falado. No Brasil, a alfabetização de surdos é desafiadora devido à natureza fonética do idioma e à escassez de escolas bilíngues. 

Isso resulta em altas taxas de evasão escolar. A maioria do conteúdo online, composto por texto e vídeo, permanece inacessível para milhões, limitando severamente sua participação na sociedade digital. É como se a internet estivesse fechada para eles, apesar de estar aberta para outros.

10 dicas para criar vídeos mais inclusivos

Veja, a seguir, dicas importantes para que seus vídeos, seja qual for a plataforma, fiquem mais inclusivos:

Audiodescrição

De modo geral, trata-se de uma narração adicional que descreve elementos visuais importantes, como expressões faciais, gestos e cenas de ação, que podem não ser evidentes apenas pelo áudio. Para implementá-la, você pode usar softwares de edição de vídeo que permitem adicionar uma faixa de áudio extra.

Legendas fechadas

Em resumo, são transcrições do áudio do vídeo que ficam sincronizadas com a fala. Para adicioná-las, você pode usar ferramentas automáticas de legendagem, por exemplo, o Filmora. Certifique-se, entretanto, de que as legendas sejam claras e legíveis.

Interpretação em Língua de Sinais

Incluir um intérprete de língua de sinais no canto do vídeo pode ajudar, de forma significativa, a alcançar espectadores surdos. Você pode gravar o intérprete separadamente e sobrepor a imagem no vídeo durante a edição. Lembre-se de que ferramentas, como o Filmora, facilitam o processo ao ajustar os elementos na linha do tempo. 

Uso de cores contrastantes

Ao editar e tratar o vídeo, preferencialmente, escolha cores para texto e fundo que se destaquem entre si para melhorar a legibilidade. Trata-se de um recurso fundamental para pessoas cegas ou com baixa visão. Neste sentido, ferramentas de design gráfico podem ajudar a testar e selecionar combinações de cores adequadas.

Evite usar conteúdo apenas de áudio

Sempre que possível, ofereça alternativas visuais para informações importantes transmitidas por áudio. Isso pode incluir texto na tela ou infográficos que acompanham a narração. Este cuidado também é fundamental para pessoas surdas. 

Conversão de texto em voz

Softwares para converter texto em voz podem ler legendas em voz alta, o que é útil para pessoas com dificuldades de leitura ou deficiência visual. Como vamos tratar logo mais, editores de vídeo já vêm com essa funcionalidade integrada.

Design limpo

Outra forma de deixar seus vídeos mais inclusivos é manter o layout simples e descomplicado. Sendo assim, evite usar muitos elementos gráficos simultaneamente. Ademais, opte por uma apresentação clara e direta.

Teste de acessibilidade

Ainda que tente todas as alternativas acima, utilize ferramentas online que simulam diferentes tipos de deficiências visuais e auditivas. Isso é fundamental para testar se o seu vídeo é acessível. A prática pode incluir a verificação de cores distinguíveis para pessoas com daltonismo. Ainda, se o áudio é claro sem as imagens.

Transcrições

Forneça, também, uma cópia escrita do áudio do vídeo sempre que possível. Isso não só ajuda na acessibilidade, como também permite que os motores de busca indexem mais conteúdo do seu vídeo, melhorando o SEO.

Conscientização sobre acessibilidade

Por fim, use seus vídeos para informar sobre a importância da acessibilidade. Isso pode ser feito através de mensagens no próprio vídeo ou em campanhas de marketing associadas. 

Como converter texto em voz usando o Filmora

Como vimos, uma das formas de deixar o vídeo mais inclusivo é usando a ferramenta para conversão do texto em voz. Mesmo que você não tenha habilidades avançadas para edição de vídeos, softwares como o Filmora possibilitam essa adaptação, graças à interface amigável.

A ferramenta de Conversão de Texto em Voz do Filmora transforma escrita em locução, adicionando profundidade ao conteúdo audiovisual. Com este recurso, vocalizar os vídeos torna-se um processo simples: um clique é suficiente para que o software transmute texto em fala.

Utilizando avançados algoritmos, a função gera locuções precisas. Só para ilustrar, disponibiliza dez timbres distintos, tanto masculinos quanto femininos, adaptáveis às suas necessidades. Ademais, é compatível com 16 línguas, incluindo português, espanhol, inglês, japonês, francês e alemão. Assim, fica muito mais fácil adaptar suas palavras à locução.

Sendo assim, esta funcionalidade é ideal para criadores de conteúdo como vloggers, educadores, podcasters e cineastas. Ao mesmo tempo, o recurso de Transcrição de Fala em Texto do Filmora facilita a criação de legendas diretamente da fala com um simples toque. Afinal, este, também, é um recurso importante de acessibilidade. 

Por isso, otimize a transcrição de legendas e a eficiência na edição com este recurso. Ao ativá-lo, o Filmora identifica e converte automaticamente o áudio do vídeo em texto escrito. O resultado é editável ao seu gosto, garantindo uma transcrição vocal precisa e rápida. 

Por fim, o software também aceita a importação de arquivos externos, como SRT, e oferece uma linha do tempo para edição ágil de legendas.

Mais recursos do Filmora

O Filmora é um software de edição de vídeo que oferece uma interface simples e intuitiva, tornando-o acessível para usuários de todos os níveis técnicos, desde iniciantes a experientes. O programa se destaca por suas funcionalidades de inteligência artificial (IA), que auxiliam na parte criativa e gerenciam aspectos complexos da edição.

Isso inclui edição assistida por IA, edição textual orientada por IA, criação de miniaturas e composição de músicas personalizadas. Além disso, o Filmora possui uma biblioteca de modelos pré-definidos que facilitam e agilizam o processo de edição.

O suporte para edição remota é compatível com diversos sistemas operacionais, permitindo compartilhamento imediato do trabalho concluído. Para usuários focados em redes sociais, o Filmora oferece ferramentas para otimizar vídeos para plataformas como TikTok e YouTube Shorts, integração com redes sociais para compartilhamento rápido e estratégias de marketing de vídeo.

Assim, as pessoas podem manter a identidade visual da marca, colaborar e integrar feedbacks. Ainda, automatizar a criação de conteúdo e usar adesivos de chamada para ação para impulsionar interações comerciais. Por fim, o Filmora também fornece recursos básicos de edição, como:

  • tratamento de texto e áudio
  • efeitos visuais dinâmicos
  • removedor de fundo inteligente
  • ferramenta para edição em lote

Estas funções simplificam ainda mais o processo de edição de vídeos. Para conhecer todas elas, basta fazer um teste grátis da ferramenta.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários