05/12/2025

MCom preside Comissão de Estudo na União Internacional de Telecomunicações

Após eleição na reunião em 2023, Ministério das Comunicações do Brasil liderou encontro internacional sobre telecomunicações.

Salvar post

Thiago Aguiar Soares, o Coordenador-Geral da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica (Secoe) do Ministério das Comunicações (MCom), liderou a Comissão de Estudos 6 (CE6) da União Internacional de Telecomunicações – Radiocomunicações (UIT-R) durante o período de 4 a 15 de março, em Genebra, na Suíça.

Wilson Wellisch, o Secretário de Comunicação Social Eletrônica (Secoe), ressaltou a importância da presença da delegação brasileira na arena internacional. Ele destacou que o papel do Brasil no cenário global da radiodifusão tem sido fundamental, especialmente na expansão do sistema nipo-brasileiro de TV Digital para diversos países ao redor do mundo.

“A atuação internacional do Brasil no setor de radiodifusão foi essencial para a expansão do sistema nipo-brasileiro de TV Digital para vários países no mundo. Com a TV 3.0, o Brasil novamente pode ser protagonista no desenvolvimento de novas tecnologias para o setor.”

Na última Assembleia Mundial de Radiocomunicações (RA-23) em novembro de 2023 em Dubai, Thiago Aguiar Soares, representante do Ministério das Comunicações, tornou-se o primeiro brasileiro a presidir uma comissão de estudos da UIT-R.

Durante o evento, a delegação brasileira, liderada pelo coordenador do MCom, destacou as contribuições do Brasil para o desenvolvimento da TV digital, incluindo a TV 3.0 e o acesso à TV aberta por meio de aplicativos interativos (App-Based TV), além do processo de desligamento dos sinais analógicos de TV.

A Comissão de Estudos abordou diversos temas, como o futuro da radiodifusão, proteção dos serviços de radiodifusão, sistemas de segunda geração de TV Digital, avanços em tecnologias para qualidade de áudio e vídeo, incluindo Advanced Sound Systems e HDR-TV, acessibilidade e integração entre radiodifusão e banda larga.

Seus trabalhos resultam em recomendações e relatórios da União Internacional de Telecomunicações, amplamente utilizados globalmente por governos, indústrias e empresas de telecomunicações para orientar políticas públicas no setor.

A Segundo o MCom, a Comissão desempenha um papel importante na harmonização das normas internacionais da radiodifusão, promovendo sua constante evolução. A próxima reunião está agendada para novembro de 2024 em Genebra, Suíça.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários