05/04/2024

MCom preside Comissão de Estudo na União Internacional de Telecomunicações

Após eleição na reunião em 2023, Ministério das Comunicações do Brasil liderou encontro internacional sobre telecomunicações.

Thiago Aguiar Soares, o Coordenador-Geral da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica (Secoe) do Ministério das Comunicações (MCom), liderou a Comissão de Estudos 6 (CE6) da União Internacional de Telecomunicações – Radiocomunicações (UIT-R) durante o período de 4 a 15 de março, em Genebra, na Suíça.

Wilson Wellisch, o Secretário de Comunicação Social Eletrônica (Secoe), ressaltou a importância da presença da delegação brasileira na arena internacional. Ele destacou que o papel do Brasil no cenário global da radiodifusão tem sido fundamental, especialmente na expansão do sistema nipo-brasileiro de TV Digital para diversos países ao redor do mundo.

“A atuação internacional do Brasil no setor de radiodifusão foi essencial para a expansão do sistema nipo-brasileiro de TV Digital para vários países no mundo. Com a TV 3.0, o Brasil novamente pode ser protagonista no desenvolvimento de novas tecnologias para o setor.”

Na última Assembleia Mundial de Radiocomunicações (RA-23) em novembro de 2023 em Dubai, Thiago Aguiar Soares, representante do Ministério das Comunicações, tornou-se o primeiro brasileiro a presidir uma comissão de estudos da UIT-R.

Durante o evento, a delegação brasileira, liderada pelo coordenador do MCom, destacou as contribuições do Brasil para o desenvolvimento da TV digital, incluindo a TV 3.0 e o acesso à TV aberta por meio de aplicativos interativos (App-Based TV), além do processo de desligamento dos sinais analógicos de TV.

A Comissão de Estudos abordou diversos temas, como o futuro da radiodifusão, proteção dos serviços de radiodifusão, sistemas de segunda geração de TV Digital, avanços em tecnologias para qualidade de áudio e vídeo, incluindo Advanced Sound Systems e HDR-TV, acessibilidade e integração entre radiodifusão e banda larga.

Seus trabalhos resultam em recomendações e relatórios da União Internacional de Telecomunicações, amplamente utilizados globalmente por governos, indústrias e empresas de telecomunicações para orientar políticas públicas no setor.

A Segundo o MCom, a Comissão desempenha um papel importante na harmonização das normas internacionais da radiodifusão, promovendo sua constante evolução. A próxima reunião está agendada para novembro de 2024 em Genebra, Suíça.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários