05/04/2024

MCom libera sinal de TV Digital para cidade do Pará; confira

Após a liberação do sinal de TV Digital no interior de Minas Gerais, o Ministério das Comunicações fez a autorização para cidade do Pará.

O Ministério das Comunicações anunciou a autorização para a implementação do serviço de Retransmissão de Televisão (RTV) em tecnologia digital em três municípios de Minas Gerais, como você pode ver detalhes aqui, e também em uma cidade do Pará. As medidas foram oficializadas através da publicação de portarias no Diário Oficial da União (DOU) datado desta quinta-feira, 14, e sexta,15.

De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o objetivo central é assegurar a disponibilidade do serviço de TV Digital em todas as regiões do país, desde áreas urbanas até comunidades remotas. Ele enfatizou que a missão do Ministério é garantir que todos os cidadãos tenham acesso a transmissões de alta qualidade, sem exceção.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que aproximadamente 359,1 mil habitantes dos municípios de Pará de Minas, Ipatinga e Araçuiá serão beneficiados com essa iniciativa, proporcionando-lhes acesso à televisão com padrões de qualidade digital, segundo MCom.

JA liberação desta sexta, 15, foi para sinal de TV Digital na cidade de Breves, no interior do Pará. Serão beneficiados 106,9 mil moradores no total.

Para garantir a eficácia do serviço, é crucial cumprir os prazos estipulados pela Anatel para a obtenção da autorização de uso de radiofrequência e solicitar o licenciamento da estação, conforme especificado na Portaria de Consolidação GM/MCOM nº 1, de 2 de junho de 2023.

O secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch, lembrou que a atualização do sinal de TV para digital é muito importante para a modernização da comunicação como um todo.

“A consignação de canais de TV digital é de suma importância para a modernização desse serviço no país, proporcionando maior qualidade de som e imagem para a população brasileira. O Ministério das Comunicações tem trabalhado incessantemente para acelerar a digitalização da televisão, sem perder de vista a necessidade de garantir o serviço à sociedade, tanto assim que prorrogou o desligamento do sinal analógico para 2025 nas localidades que apresentavam baixo índice de digitalização”.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários