12/04/2024

Dia do Consumidor: dicas para não cair em golpes na internet

Sites fraudulentos e spam via e-mail estão entre os golpes mais comuns; profissionais explicam como evitar cair nesse tipo de fraude.

Hoje (15) é o Dia do Consumidor, e as pessoas aproveitam a data para comprar aquele produto que tanto deseja por um preço mais em conta. Com o crescimento das compras online, também cresceram os casos de golpes e fraudes. De acordo com relatório mais recente da ClearSale, empresa antifraude que atende os maiores e-commerces do país, o Brasil teve 2 milhões de tentativas de fraude em compras online somente no primeiro semestre de 2023.

Por isso, é sempre importante tomar cuidado para não cair em tais situações que se tornaram bastante comuns, especialmente em datas comemorativas como esta. Confira algumas dicas dos especialistas da Blaze Information Security, empresa especializada em segurança ofensiva com foco em pentest, BugHunt, para não ser vítima de golpes na internet.

Identificar sinais de autenticidade

Redobrar a atenção para os sites fraudulentos, que se passaram por empresas de renome e de credibilidade. Por isso, é importante identificar sinais de autenticidade, assim como explica Caio Telles, CEO da BugHunt. “É possível verificar se o site possui um protocolo HTTPS, uma camada extra de segurança obrigatória para sites que utilizam recursos como login, recebem pagamentos e trabalham com informações sigilosas”.

“É preciso conferir se o URL começa com “https://” e possui um ícone de cadeado na barra de endereços, que informa uma troca de informações segura entre o dispositivo e o servidor do site, garantindo que ele tenha sido emitido por uma autoridade confiável e corresponda a página correta”, completa.

No ícone de cadeado encontrado na barra de endereços, o consumidor poderá ver informações sobre o protocolo, como quem o emitiu e se ele é válido. Além disso, pode parecer besta, mas erros gramaticais também podem ser um sinal, uma vez que sites autênticos dificilmente terão inconsistências.

Julio Cesar Fort, Sócio e Diretor de Serviços Profissionais da Blaze Information Security, reforça que “Sites legítimos geralmente têm uma seção de Contato ou Sobre Nós com detalhes físicos, números de telefone e endereços de e-mail. Se essas informações não estiverem disponíveis, ou parecerem falsas, é um sinal de alerta. Além disso, outro sinal positivo é a possibilidade de múltiplas opções de pagamento seguras. É recomendado buscar por sinais de um provedor de pagamento seguro, como PagSeguro, PayPal ou Stripe”.

Outro detalhe para possíveis golpes é sites que solicitam transferências bancárias diretas ou pagamento em dinheiro. “Outra dica é conferir as políticas de privacidade, devolução e envio, elas devem ser facilmente acessíveis e claras. Elas ajudam a entender quais são os direitos como cliente”, completa.

Pesquisar a reputação da loja

Existem sites de reclamações de lojas que podem auxiliar na identificação de marcas fraudulentas, pois eles reúnem um compilado de reclamações de outros consumidores que já compraram do mesmo lugar. Um exemplo disso é o Reclame Aqui, lá é possível ver como a empresa age frente aos problemas apresentados pelos consumidores.

Golpes por e-mail também merecem atenção

Evite clicar em links que são enviados por e-mail, a não ser que você tenha plena certeza de que se trata de uma empresa autêntica a qual você solicitou o recebimento de ofertas. De acordo com um relatório feito pela Kaspersky, empresa russa de produção de softwares, o Brasil teve 134 milhões de tentativas de phishing entre 2022 e 2023.

Vale ressaltar que por esses e-mails, é possível instalar softwares maliciosos em seus dispositivos, o que compromete a segurança dos seus dados pessoais. Para os especialistas, checar o domínio do e-mail é o primeiro passo.

“Ao receber comunicações de uma empresa, é importante verificar se o domínio do e-mail, o que vem depois do ‘@’, corresponde ao domínio do site oficial. Se forem diferentes ou o domínio do e-mail for genérico, como gmail.com, yahoo.com, etc., pode ser motivo de preocupação”, explica Fort.

Oferta boas demais para ser verdade

Desconfie das ofertas que estão com preços extremamente abaixos dos praticados pelo mercado. Geralmente, são promoções muito surpreendentes, itens raros e de difícil acesso disponíveis com facilidade, em grandes quantidades, são cenários que parecem tentadores, mas merecem atenção.

“[…] Golpistas se aproveitam do desejo de economizar dinheiro e criam promoções falsas para atrair consumidores desavisados. Em caso de phishing, esse tipo de isca pode levar para sites onde as informações de login, senhas e detalhes financeiros são roubados. Essas informações podem ser usadas para acessar contas bancárias, de e-mail e outras informações pessoais”, complementa Riviello.

Usar anti-virus e softwares de proteção

Muitas pessoas não dão muita importância para os antivírus, e acabam negligenciando esse processo importante para a proteção do dispositivo. Telles explica que esses programas são fundamentais “para bloquear sites maliciosos e proteger dados pessoais”.

“Ao adotar essas medidas, os consumidores podem se proteger de golpes online e armadilhas de phishing, garantindo uma experiência de compra mais protegida e confiável”, alerta.

Os extensores de navegadores também são uma boa ferramenta que podem auxiliar na identificação de sites maliciosos. “As extensões são plugins que complementam as funcionalidades do navegador. Elas têm o intuito de bloquear anúncios em páginas da web, fazer anotações, verificar a ortografia e muito mais para garantir segurança. Vale a pena pesquisar sobre os plugins mais recomendados para o tipo de browser usado e instalá-los”, comenta Riviello.

Dessa forma, fique atento ao fazer uma compra pela internet. Aproveite as ofertas de sites e empresas conhecidas e tome todos os cuidados necessários para não ser vitima de golpes e fraudes.

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