19/04/2024

Celular Seguro ultrapassa a marca de 30 mil alertas de bloqueio de aparelhos

Lançado em dezembro de 2023, a iniciativa do MJSP já conta com mais de 1,7 milhão de usuários cadastrados em todo o país.

Nesta terça-feira (12), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou novos números do Programa Celular Seguro, que até então já ultrapassou a marca de 30 mil alertas de bloqueio referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos. Lançado em dezembro de 2023, a iniciativa já conta com mais de 1,7 milhão de usuários cadastrados em todo o país.

O serviço pode ser solicitado por meio do site gov.br, ou pelo aplicativo disponível nas lojas de apps para Android (Play Store) e iOS (App Store). Até o momento, já foram registrados 1,3 milhão de celulares.

De acordo com a pasta, o objetivo do Programa Celular Seguro é frustrar as operações de ladrões e diminuir o número de crimes no país. Isto porque, as vítimas de furto e roubo de celulares podem bloquear o aparelho logo após o crime, impedindo que o criminoso tenha acesso às informações que estão no smartphone, como linha telefônica e aplicativos bancários.

“A ação garante o bloqueio ágil do aparelho, mas, por questões de segurança, não permite a reversão do processo. Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, deverá solicitar os acessos através do contato com a operadora, bancos e outros. Cada empresa segue um rito diferente para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos. Os detalhes estão descritos nos termos de uso do Celular Seguro”, explica o MJSP.

Ao se cadastrar, seja no site ou no aplicativo, os usuários podem acionar um “botão de emergência” quando for vítima de tais crimes, além de poder indicar pessoas de confiança, que também serão autorizadas a efetuar os bloqueios.

Importante ressaltar que após a solicitação de bloqueio, os bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto farão o bloqueio das contas, e não há como converter o processo pelo site ou aplicativo. Ou seja, o ministério orienta aos usuários que não façam testes ou ativem o bloqueio sem necessidade.

Se o usuário conseguir recuperar o aparelho após o bloqueio, a reativação dos serviços deve ser solicitada diretamente com as operadoras, bancos e outros aplicativos. O procedimento e o tempo para a operação de cada empresa estão disponíveis nos termos de uso do site e do aplicativo.

Confira os dados atualizados até 12 de março de 2024:

ViaMJSP
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