25/04/2024

Programa Celular Seguro já bloqueou mais de 20 mil aparelhos celulares

Plataforma tem mais de 1,4 milhão de usuários cadastrados e mais de 1,1 milhão de celulares, e serve como uma espécie de botão de emergência.

O Programa Celular Seguro lançado em dezembro do ano passado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) tem sido de grande utilidade para uma parcela da população. Até o momento, já foram registrados 20.055 mil alertas de bloqueios de usuários que já instalaram o aplicativo em seus celulares.

A plataforma já possui mais de 1,4 milhão de usuários cadastrados, com mais de 1,1 milhão de celulares, e serve como uma espécie de botão de emergência para que vítimas de furto e roubo possam bloquear seus aparelhos, a linha telefônica e aplicativos bancários em poucos cliques. Ou seja, tornando o dispositivo inútil para o criminoso.

O acesso ao Celular Seguro é realizado por meio do site gov.br, e os aparelhos podem ser via site ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

Os usuários da plataforma podem cadastrar quantos números de celular quiserem, desde que esteja sob o mesmo CPF do titular da linha. Além disso, ainda pode indicar pessoas de confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado.

É importante ter cuidado que o Celular Seguro se trata de uma ferramenta emergencial. Ou seja, é preciso ter cautela ao usá-lo, pois a plataforma não oferece a possibilidade de desbloqueio. Se a vítima recuperar o aparelho após o alerta de perda, furto ou roubo, somente a operadora e os bancos poderão liberar o acesso aos aplicativos e a linha. Lembrando que cada empresa segue suas próprias regras e normas para recuperação.

A plataforma foi desenhada pelo MJSP em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo é reduzir a “atratividade” da prática de roubos e furtos e desestimular a receptação de aparelhos roubados.

Confira os números atualizados até este domingo:

  • 1.498.846 usuários cadastrados
  • 1.162.353 telefones cadastrados
  • 1.067.097 pessoas de confiança cadastradas
  • 20.055 alertas de bloqueio
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários