27/04/2024

Aprender Conectado inicia contratação para fornecimento de internet em escolas

Iniciativa atenderá unidades incluídas nas fases 2 e 3 do projeto, onde beneficiará aproximadamente 34.200 alunos de todas as idades.

O Aprender Conectado, projeto de conectividade de escolas em implantação pela Entidade Administradora da Conectividade de Escolas – Eace, está iniciando uma cotação para contratação de fornecedores de internet, rede interna e sistema fotovoltaico para as escolas que serão atendidas nas fases 2 e 3 do projeto em seis estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão e Pará.

Ao todo, serão atendidas 5.107 escolas, em 51 municípios, em sete estados das regiões Norte e Nordeste do País (AC, AM, AP, BA, MA, PA e RR). Em 99% das escolas já foi realizada a vistoria técnica, que é a primeira etapa para inclusão das unidades no Aprender Conectado. As unidades receberão internet banda larga e rede Wi-Fi em todo o ambiente escolar.

No Acre, serão 592 escolas, em sete municípios, beneficiando 34.284 alunos. No Amapá, serão 72 escolas, em um município, beneficiando 5.736 alunos. No Amazonas, serão 1.693 escolas, em 16 municípios, beneficiando 158.788 alunos. Na Bahia, serão 169 escolas, em 2 municípios, beneficiando 6.556 alunos.

Já no Maranhão, serão 217 escolas, em dois municípios, beneficiando 9.183 alunos. Enquanto que no Pará, serão 2.137 escolas, em 21 municípios, beneficiando 239.153 alunos. Lembrando que o município de Pau D’Arco (PA) já havia sido contemplado na fase piloto do Aprender Conectado. Todas as 11 escolas do município receberam internet banda larga, rede wi-fi em todo o ambiente escolar e kits de informática.

A cotação ou RFP (Request for Proposal) foi lançada na última quarta-feira, 28, e é dirigida para provedores de conectividade terrestre, fornecedores de rede interna Wi-Fi e fornecedores de sistema fotovoltaico para atender escolas que não dispõem de rede elétrica. Os fornecedores interessados podem obter mais informações e participar no site.

A iniciativa foi aprovada pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), que acompanha os trabalhos realizados pela Eace e pelo Conselho Diretor da Anatel.

Iniciado em novembro de 2022, o projeto piloto do Aprender Conectado teve como principal objetivo mapear as dificuldades e entender o melhor caminho para levar a conectividade às escolas. O projeto piloto foi finalizado em agosto do último ano em 177 escolas públicas de ensino básico em dez municípios nas cinco regiões do País (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-oeste).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários