23/04/2024

Governo lançará programa para levar internet para todas as escolas do país

De acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, todas as escolas terão acesso à internet até o final do mandato do presidente Lula.

Nesta quinta-feira (15), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que o governo prepara um “novo PAC”, Programa de Aceleração do Crescimento, incluindo o lançamento de um programa até o fim do ano para disponibilizar internet em 100% das escolas públicas do país.

Em coletiva de imprensa, após reunião ministerial, o chefe da pasta afirmou: “[Vamos anunciar] Ações na área da educação, para levar banda larga para 100% das escolas no país, inclusive as escolas rurais. Todas as escolas terão [internet] até o final do mandato do presidente“.

As novidades foram reveladas após reunião com o presidente Lula e os ministros, que apresentaram um balanço das realizações nos últimos seis meses, e apresentaram ações para o próximo semestre.

Estão envolvidos no projeto os ministérios da Educação e de Comunicações, além do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Os recursos que irão custear a banda larga para as escolas devem vir do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), cujo fundo tem a finalidade de proporcionar recursos destinados ao cumprimento das obrigações de universalização de serviços de telecomunicações.

Rui Costa explica que “Tudo o que havíamos programado para lançar de programas fundamentais e importantes, entre eles o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família, na área de educação e infraestrutura, foram lançados, ou seja, cumprimos nossa meta e anunciamos coletivamente aquilo que cada um vai fazer“.

Conectividade das escolas no Brasil

De acordo com dados do Gape (Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas), da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em 2022, 94% das escolas públicas de ensino básico possuíam acesso à internet.

Nas áreas urbanas estão o maior número de unidades conectadas (98,8%), enquanto que nas escolas localizadas em área rural para 86% de escolas conectadas com o mundo digital. O número é maior entre as escolas em áreas urbanas. Das 82.233, 98,8% têm acesso à internet. Em área rural, o acesso se restringe a 86% das 52.122 escolas.

Em relação aos estados, Acre (45,4%), Amazonas (36,8%) e Roraima (32%) são os que menos contam com conectividade nas escolas, enquanto o número de escolas conectadas a internet chega a quase 100% nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul com 99,9% das escolas do ensino básico conectadas, seguidas por Goiás (99,7%) e Rio Grande do Sul (99,6%).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários