26/04/2024

WhatsApp libera recurso de bloqueio de contato direto pelas notificações

Recurso vai permitir aos usuários bloquear mensagens suspeitas e denunciar o remetente, poupando o esforço de ter que abrir o aplicativo.

O WhatsApp recentemente adicionou uma nova funcionalidade que será de muita utilidade para os seus usuários, especialmente para evitar tentativas de phishing, que é um problema comum enfrentado no aplicativo. O novo recurso vai permitir o bloqueio de mensagens de contato de desconhecidos diretamente pelas notificações das mensagens.

O novo recurso do WhatsApp permite aos usuários bloquear mensagens suspeitas e denunciar o remetente, poupando o esforço de ter que abrir o aplicativo e bater um papo. Dessa forma, ao receber a mensagem, será necessário apenas tocar e segurar ela na notificação. Aparecerá a opção “Bloquear” abaixo da opção “Responder”, que é a ação padrão antes da atualização.

Ao bloquear a mensagem, o aplicativo vai exibir uma tela de confirmação, deixando claro que não poderá haver mais interação com os contatos bloqueados e que as últimas cinco mensagens recebidas serão encaminhadas ao aplicativo.

O recurso também é uma maneira mais simples de bloquear um contato sem a necessidade de emitir um recibo de leitura, o conhecido check duplo azul. Lembrando que essa funcionalidade pode ser desativada pelo próprio usuário nas configurações do WhatsApp.

Assim como já mencionamos, a funcionalidade será útil para as tentativas de phishing, que são uma ocorrência diária porque são uma das maneiras mais fáceis para os malfeitores extorquirem dinheiro ou roubarem os dados pessoais dos usuários discretamente.

O WhatsApp pode não estar à frente em sua guerra contra o spam, mas um novo recurso facilita o gerenciamento de spam diretamente na tela de bloqueio. A novidade já foi liberada tanto para usuários de iPhones quanto para smartphones Android.

A ferramenta é muito importante, especialmente para o Brasil, onde o WhatsApp é o aplicativo de mensagem mais usado pelos brasileiros. Como as contas estão vinculadas a números de telefone, qualquer pessoa com esse número pode entrar em contato com você no aplicativo, tornando bastante fácil para pessoas mal-intencionadas entrarem em contato, e tentarem aplicar golpes.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários