Jovens entre 18 e 30 anos são os que mais utilizam o PIX no Brasil

Pesquisa divulgada pelo Nubank também mostra que 38% das operações são realizadas fora do horário comercial.

Logomarca do Pix

Uma pesquisa divulgada na última quinta-feira, 4, pelo Nubank mostra como os brasileiros utilizam o PIX, o novo sistema de pagamentos instantâneos, lançado pelo Banco Central em novembro de 2020.

A pesquisa, chamada “PIX pra que te quero”, ainda revela que o novo sistema de pagamentos é mais popular entre os homens. De acordo com os números, 18% dos clientes do sexo masculino já fizeram alguma transação pelo PIX, enquanto entre as mulheres a porcentagem é de 13%.

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O levantamento ainda mostrou mais um dado interessante. É que o PIX é mais utilizado entre pessoas que ganham entre R$ 5 mil e R$ 10 mil (19,1%). Já entre aqueles que ganham acima de R$ 10 mil, apenas 5,6% foram responsáveis pelas operações realizadas pelo sistema de pagamentos durante o período da pesquisa.

O relatório também aponta que as transações feitas por pessoas acima de 80 anos ficaram na casa de 2,7%. Entre os jovens de 18 a 30 anos, o percentual salta para 20,2%. Isso mostra que a penetração do PIX diminui à medida que a idade aumenta, mostrando que o sistema de pagamentos é mais popular entre os mais jovens.

Sobre os horários em que as transações são realizadas, a pesquisa mostra que nos dias úteis, 38% delas são realizadas fora do horário comercial. Considerando todos os dias da semana, 50% das movimentações são realizadas antes das 9h e depois das 18h.

A conclusão da pesquisa é de que o PIX ainda tem muito espaço e potencial para crescer entre os brasileiros — tanto entre usuários pessoa física quanto usuários pessoa jurídica. Os resultados ainda apontam que o novo meio de pagamentos demonstra mais vantagens em relação aos outros, surgindo como uma alternativa mais democrática, vantajosa e segura para os usuários, levando em consideração o contexto de pandemia.

Além disso, consta no documento que as funcionalidades do PIX devem ser ampliadas ao longo deste ano, assim como o entendimento e compreensão por parte dos usuários.

Com informações de Nubank.

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