06/04/2024

TIM vai ampliar cobertura de internet nas áreas rurais do Paraná

Operadora recebeu autorização para adquirir créditos acumulados de ICMS disponíveis no Siscred da Receita Estadual do Paraná.

Nesta quinta-feira (1º), o Governo do Estado firmou um protocolo com a TIM para ampliar a cobertura de telefonia móvel e internet nas áreas rurais do Paraná. Para isso, a operadora vai investir R$ 22 milhões até 2026 na construção de 116 antenas de telecomunicações em 83 municípios, que deverá beneficiar aproximadamente 40 mil pessoas de forma direta e outras 2 milhões indiretamente.

Governador Carlos Massa Ratinho Jr Assina anúncio de investimentos para ampliação da conectividade rural.
Foto: Ari Dias/AEN

O documento foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pela diretoria da TIM, que recebeu autorização da Secretaria de Estado da Fazenda para adquirir créditos acumulados de ICMS disponíveis no Sistema de Controle da Transferência e Utilização de Créditos Acumulados (Siscred) da Receita Estadual do Paraná. No caso, a operadora poderá adquirir créditos de ICMS acumulados e habilitados em duas etapas, sendo que a primeira parcela após a instalação de mentada das antenas previstas neste investimento.

Ratinho Junior, conta que “O Paraná já é considerado o estado mais inovador do Brasil e, agora, queremos levar toda essa inovação, a conectividade e o acesso à internet também para a zona rural”.

“Uma boa parte do Paraná já é atendida com a rede de internet, mas a ideia é poder chegar na universalização, ou seja, em todas as áreas do Estado, em especial na zona rural”, completa.

O governador destaca que a importância de levar internet de fácil acesso e fácil para os produtores rurais, uma vez que há tecnologias que demandam conectividade para serem usadas no setor. “O acesso à internet é fundamental para os agricultores, para a compra de equipamentos, implementos agrícolas, acesso a novas tecnologias. Muitos maquinários e tratores atuais estão saindo das indústrias com essa tecnologia embarcada, o que ajuda a melhorar a produtividade”, salientou.

Já o CEO da TIM no Brasil, Alberto Griselli, explica que “Escolhemos o agronegócio como um vetor importante de atuação, é uma missão nossa de bastante tempo ampliar a cobertura para atender esse setor”.

“Temos um compromisso muito grande com o Paraná. Nós cobrimos todos os municípios, vários distritos rurais, mas ainda há muito o que fazer. Por isso, a TIM tem sido uma parceira de primeira hora do Governo do Estado para alavancar a conectividade no campo”.

Atualmente, a TIM possui cobertura móvel 4G nos 399 municípios do Paraná, além de cobrir 18 cidades com seu serviço 5G. O uso de créditos acumulados de ICMS é uma alternativa do Governo do Estado para fomentar a ampliação da conectividade no Paraná, em especial nas áreas rurais.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários