23/05/2024

Recursos do Fust vai levar conectividade para áreas rurais de 24 municípios nordestinos

Um financiamento aprovado pelo BNDES vai possibilitar a construção de mais de mil quilômetros de rede de fibra óptica; saiba detalhes.

Por meio de recursos do Oriundo do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), 24 municípios do Nordeste terão sua rede de internet de banda larga e os serviços de telecomunicações após o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ter aprovado na última semana um financiamento de R$ 88,5 milhões para conectividade.

O recurso do Fust vai possibilitar a construção de mais de mil quilômetros de rede de fibra óptica em municípios prioritários da Paraíba e no Rio Grande do Norte, incluindo áreas rurais como parte das ações do Programa Rural+Conectado, projeto desenvolvido pelo Ministério e Pecuária (Mapa), em parceria com os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e das Comunicações (Mcom) e BNDES.

O Rural+Conectado é uma iniciativa do governo federal para ampliar a infraestrutura de conectividade nas zonas rurais, fomentando o desenvolvimento, a inclusão tecnológica e o aprimoramento da atividade agropecuária.

Gerido pela Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, o programa tem como objetivos melhorar o acesso à internet no campo, ofertar plataformas de conteúdos de qualidade para promover a inclusão tecnológica de produtores rurais e auxiliar no desenvolvimento de territórios com menor IDH, em todo o território nacional.

A secretária da SDI, Renata Miranda, conta: “Entendemos que esse investimento é de fundamental importância, pois vai possibilitar que os produtores rurais dos municípios atendidos tenham acesso à informação qualificada, à assistência técnica digital e a novas tecnologias, permitindo que a inovação chegue para quem mais precisa“.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon, mais de 340 mil habitantes serão beneficiados com acesso às redes que serão disponibilizadas pela infraestrutura em fibra óptica, promovendo o desenvolvimento econômico e social de municípios nordestinos.

O Fust foi criado pela Lei º 9.998, de 17 de agosto de 2000, e tem por finalidade proporcionar recursos destinados a cobrir a parcela de custo exclusivamente atribuível ao cumprimento das obrigações de universalização de serviços de telecomunicações, que não possa ser recuperada com a exploração eficiente do serviço, nos termos do disposto no inciso II do art. 81 da Lei no 9.472, de 16 de julho de 1997.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários