26/04/2024

Operadora inaugura a primeira base de telefonia móvel na Antártida

Infraestrutura deve conectar cientistas e pesquisadores à rede 4G melhorando as velocidades de transferência de arquivos.

A Telenor, operadora de telecomunicações com sede na Noruega, inaugurou na última segunda-feira (5), a primeira base de telefonia móvel na região mais extrema da Antártida, continente conhecido pelas frias temperaturas e pouca infraestrutura de telecom em solo, com predominância da rede via satélite — entre elas, o serviço Starlink, da SpaceX — e comunicação via rádio.

A nova estação entrega cobertura 4G — considerando às restrições territoriais da Antártida, a quarta geração de redes móveis deve ser mais do que o suficiente para uma boa experiência de uso. A novidade cobre a estação de pesquisa Troll, do Instituto Polar Norueguês, e seus arredores. Assim, os cientistas que trabalham no local terão mais segurança e estabilidade no uso da Internet.

A Estação Troll é responsável por pesquisas de diferentes categorias, como estudo de geleiras, clima, temperatura e radiação, por exemplo. A ampliação é um passo importante para a ciência na região, pois aumenta as velocidades de download e upload, dessa forma facilitando o compartilhamento de arquivos entre os institutos.

“Isso [a instalação de novas ERBs] abre novas possibilidades para a coleta de dados de sensores em um ambiente de clima severo”, disse Christian Skottun, executivo da Telenor, em entrevista à agência de notícias Reuters.

No começo do ano passado, a Starlink expandiu seu serviço de internet via satélite abrangendo a Estação McMurdo, localizada em uma zona remota. Segundo informações, atualmente a malha de satélites da SpaceX supera 5 mil equipamentos lançados pela norte-americano rumo à órbita baixa da Terra.

A Starlink chegou no Brasil há alguns meses focando nos usuários que residem em zonas rurais e áreas que não possuem internet banda larga fixa. Com planos residenciais a partir de R$ 184 mensais, a modalidade é uma opção interessante para quem busca altas velocidades, baixa latência e alcance onde outras empresas não vão.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários