21/05/2024

Disney faz acordo com o homem mais rico da Ásia para criar gigante de mídia

Em parceria com a Reliance Industries, do bilionário Mukesh Ambani, a empresa vai criar uma joint venture no valor de US$ 8,5 bilhões.

A Walt Disney Company fechou um acordo com o homem mais rico da Ásia para criar um novo gigante de mídia na Índia. Em parceria com a Reliance Industries, do bilionário Mukesh Ambani, a empresa vai criar uma joint venture no valor de US$ 8,5 bilhões que irá combinar seus respectivos ativos de streaming digital e 100 canais de televisão no país indiano.

Como parte da transação anunciada nesta quarta-feira (28), a Viacom18, empresa de mídia com sede em Mumbai, será fundida na Star India, de acordo com um comunicado das empresas. O acordo deverá ser concluído no quarto trimestre de 2024 ou nos primeiros três meses de 2025.

O presidente-executivo da Disney, Bob Iger, explica que “A Índia é o mercado mais populoso do mundo e estamos entusiasmados com as oportunidades que esta joint venture proporcionará para criar valor no longo prazo para a empresa”.

“A Reliance tem um profundo entendimento do mercado e do consumidor indiano, e juntos criaremos uma das principais empresas de mídia do país”, afirma Bob Iger.

No acordo ficou estabelecido que a Reliance deterá 16% das ações da nova entidade, 47% serão da Viacom18 e 37% da Disney. A Disney também pode contribuir com outros ativos de mídia para a joint venture. “Este é um acordo histórico que anuncia uma nova era na indústria do entretenimento indiana”, disse Mukesh Ambani, cujo vasto império empresarial vale mais de 236 milhões de dólares e abrange retalho, tecnologia e energia renovável.

O acordo criará uma das principais plataformas de streaming de TV e conteúdo digital para entretenimento e esportes na Índia, segundo as empresas, combinando ativos de mídia e esportes icônicos, incluindo acesso a eventos por meio do JioCinema e Hotstar.

A esposa de Ambani, Nita M. Ambani, será a presidente da joint venture, que combina os “filmes e programas aclamados” da Disney com as “produções e ofertas esportivas renomadas” da Viacom18, disseram as empresas. Segundo a Walt Disney, a JV terá mais de 750 milhões de telespectadores em toda a Índia e atenderá à diáspora indiana em todo o mundo.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários