05/04/2024

Caixa doa mais de 20 mil computadores para escolas públicas

Doação da Caixa para escolas públicas foi feita por intermédio do Ministério das Comunicações para melhorar conectividade na educação.

Nesta quinta-feira (21/12), o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Caixa Econômica Federal. Esse acordo tem como objetivo viabilizar a distribuição de 23 mil computadores para escolas públicas em todo o país. Essa ação faz parte do Programa Computadores para Inclusão, que visa beneficiar as instituições de ensino público no contexto do Programa Educação Conectada.

MCom Caixa

Esses computadores serão prioritariamente destinados às escolas públicas, mas também passarão por recondicionamento para serem utilizados nos Pontos de Inclusão Digital (PID). Nesses pontos, serão oferecidos cursos profissionalizantes, utilizando novas abordagens de ensino e recursos pedagógicos divertidos. Do total de 23 mil equipamentos disponíveis, 12 mil serão entregues nos próximos dois meses. Essa iniciativa busca fortalecer a infraestrutura tecnológica nas escolas públicas e promover a inclusão digital, facilitando o acesso à educação de qualidade.

De acordo com o ministro Juscelino Filho, a Caixa fez a maior doação ao programa, sendo um exemplo para outras empresas estatais e órgãos públicos. Ele expressou profundo agradecimento à Caixa por essa colaboração significativa, que contribuirá para uma inclusão digital melhor e mais ampla da população. Em 2023, o programa recebeu 5.808 computadores, realizou 12.384 capacitações e tratou adequadamente 695 toneladas de resíduos.

O presidente da Caixa, Carlos Vieira, destacou que essa é apenas a primeira de várias iniciativas que buscam otimizar o uso de equipamentos de maneira eficaz. Equipamentos que não puderem ser reutilizados serão reciclados de forma adequada. Ele assegurou o compromisso contínuo da Caixa em colaborar com o Ministério, proporcionando oportunidades de integração.

A Caixa também tem a possibilidade de indicar instituições para receber os equipamentos, desde que atendam aos requisitos de um Ponto de Inclusão Digital (PID). Isso significa que essas instituições devem ter acesso público e infraestrutura básica, incluindo energia e mobiliário.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários